Esta manhã na Avenida de Roma |
"100 Montaditos" reabriu a esplanada ontem |
Campo Pequeno: reabriu o "Rubro". "Volapié" continua fechado |
A super-magistrada Maria José Morgado, símbolo exemplar da luta anti-corrupção, passeando com sua Mãe na Avenida de Roma |
O antigo ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, que ao contrário da actual titular da pasta, nunca foi contra as touradas |
Vincent Van Gogh: uma exposição adiada pela pandemia |
Um avião a sobrevoar Lisboa. Casos raro nestes tempos |
Bandeiras à janela, a lembrar os tempos do futebol... |
Lisboetas de máscara, previdentes e conscientes |
Avenida de Roma: momentos de uma vida citadina que parece ter regressado à normalidade. Em baixo, Paulo Portas, o melhor e mais claro analista destes tempos de pandemia (TVI) |
Imagens de uma Lisboa desconfinada mas, à cautela, mascarada. Esplanadas reabriram e já se respira uma nova sensação de liberdade. Oxalá a consciência das pessoas evite que tudo volte atrás...
Miguel Alvarenga - Paulo Portas, e é essa a razão da foto que aqui publico ao lado, continua genial, claro e contundente nas suas intervenções televisivas (TVI). Com serenidade, sem dramatismo, a analisar a situação que vivemos com prudência e uma determinante clareza. Dizem nos corredores da política que está a relançar a sua trajectória política rumo a Belém. Se assim for, tem o meu inteiro apoio.
E agora, Lisboa. Menos confinada, parece mesmo que a vida voltou ao normal. As esplanadas reabriram ontem e os portugueses conquistaram de novo a liberdade. Já fazia falta beber uma imperial sentado numa esplanada. Ontem bebi um gin no "Rubro" com amigos muitos especiais para comemorar o 14º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno.
E hoje andei por aí a fotografar pessoas. De máscara. E até encontrei alguns famosos.
Aqui pela "nossa casa" já estão a desmontar o Hospital de Campanha. Que afinal, serviu... para nada. Ainda bem que não foi preciso ser utilizado. Servia de apoio ao Hospital Curry Cabral, foi conseguido através de uma louvável campanha levada a cabo pela Cruz de Malta com o apoio da RTP. Esteve montado na arena da nossa primeira praça durante apenas um mês. E agora já o estão a retirar.
Quanto a corridas, cada vez cheira mais a esturro todo este processo. Álvaro Covões adiou para depois de terminar o Estado de Calamidade o concurso para adjudicação das seis corridas que estavam previstas para a arena lisboeta. Mas o mais natural é que este ano já não se realizem. Haja ou não haja concurso para que se encontre um vencedor, se ganhe tempo e se comece a preparar uma temporada para 2021.
Em termos gerais, diz-se que o Governo, através do Ministério da Cultura, anunciará ainda hoje, provavelmente, a reabertura das praças de toiros no mês de Junho, mas com medidas tão restritivas, nomeadamente no que diz respeito à lotação dos recinto, substancialmente reduzidos, que podem tornar inviável a realização de espectáculos.
Há quem insista na possibilidade de se realizarem corridas de toiros, duas pelo menos, à porta fechada e sem público. E fala-se na possível transmissão pela RTP. Aguardemos.
Fiquem bem.
Fotos M. Alvarenga