segunda-feira, 12 de abril de 2021

CART/México: novilheiros lusos resistem às eliminatórias e "mantêm-se em jogo"

Prosseguem no México as tentas eliminatórias do Centro de Alto Rendimento Taurino (CART), certame internacional de novilhadas em que participam 60 jovens toureiros de todo o mundo, dirigidos por Juan José Padilla e pelo quarteto de matadores que integram a Equipa de Coordenação, entre os quais o nosso Manuel Dias Gomes.

O novilheiro luso Diogo Peseiro e os novilheiros praticantes Sérgio Nunes e Duarte Silva, que compõem a equipa de Portugal neste certame, "mantêm-se em jogo" e a fazer cada vez mais progressos, enquanto alguns dos participantes já foram eliminados.

Este última semana, desenrolaram-se mais actividades com vista à formação dos jovens toureiros. Houve uma conferência do ganadero Victorino Martín, por video, e estiveram presentes nas instalações do CART os matadores de toiros Jorge de Jesus "El Glison"Joselito Adame, que transmitiram aos novilheiros toda a sua experiência e contaram muitas das suas vivências nas arenas.

O ganadero Victoriano Martín falou sobre o legado de seu pai no mundo dos toiros, a importância da sua ganadaria e também sobre a grande responsabilidade que tem a Fundación de Toro de Lídia, a que preside, frisando a urgência de reactivação da Tauromaquia em todo o mundo. Seguiu-se um período de perguntas, tendo Victorino Martín elucidado os novilheiros sobre muitas das suas dúvidas.

O matador "El Glison", por seu turno, falou das muitas dificuldades que teve que superar ao longo da sua carreira, entre as quais uma gravíssima cornada, obstáculos que ultrapassou, procurando sacar sempre o lado positivo de todas as situações, mesmo das mais dramáticas e mais difíceis.

Joselito Adame, que, tal como "El Glison", lidou um toiro na praça de tentas, o que se converteu numa verdadeira aula prática para os jovens toureiros, teve depois oportunidade de falar pessoalmente e aconselhar cada um dos novilheiros, falando da sua experiência e do seu percurso.

Fotos Casa Toreros

Momento da videoconferência do ganadero Victorino Martín
O matador "El Glison" falou da sua experiência e dos
muitos obstáculos que superou na sua carreira
Joselito Adame com Juan José Padilla, director artístico
do Centro de Alto Rendimento Taurino (CART)
Joselito Adame com Padilla e a Equipa de Coordenação,
integrada pelo matador luso Manuel Dias Gomes
Jorge de Jesús "El Glison" num momento da sua actuação
Aula prática de Joselito Adame entusiasmou os novilheiros



Os três jovens toureiros portugueses Diogo Peseiro, Sérgio
 Nunes e Duarte Silva (fotos de cima) mantém-se a disputar
o CART, apesar de alguns novilheiros já terem sido eliminados