quinta-feira, 22 de abril de 2021

Políticos de todos os quadrantes no Campo Pequeno contra "discriminação" do Governo à Tauromaquia

Apesar da escassa participação de grandes figuras do mundo tauromáquico - o dia e a hora escolhidos não eram, de facto, os mais propícios para chamar a Lisboa muitos dos profissionais das arenas - foi deveras significativa a presença de políticos de todos os quadrantes na concentração tauromáquica que esta manhã teve lugar frente à praça do Campo Pequeno e cujo objectivo era manifestar o protesto do sector contra a "discriminação" do Governo em reabrir muitas actividades culturais e manter ainda encerradas as praças de toiros.

O facto de esta noite se realizar na praça de toiros de Lisboa o primeiro de vários concertos que para ali estão agendados - da cantora Aurea - e ainda não serem permitidas corridas de toiros no mesmo recinto terá reforçado a realização deste protesto no dia de hoje.

Como esta manhã aqui referimos, o Chega esteve em força na concentração dos toureiros com uma delegação liderada pelo candidato à presidência da Câmara de Lisboa, o antigo apresentador televisivo Nuno Graciano (que fez questão de se fotografar com um barrete de forcado na mão - na foto de cima, com Ricardo Regalia Dias Pinto, Pedro Pessanha (presidente da Distrital de Lisboa do partido de André Ventura), Pedro Pinto, antigo crítico tauromáquico e secretário-geral do Chega e também Rodrigo Alves Taxa, assessor jurídico do Chega, entre outros membros do partido.

Marcaram também presença, entre outros, a deputada Fernanda Velez, do PSD; o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, bem como Francisco Camacho, presidente da Juventude Popular; e vários autarcas do PS e alguns do PCP. A presença de João Ferreira, ex-candidato comunista à Presidência da República, que nos chegou a ser referida esta manhã, não se confirma afinal.

João Gonçalves, director da actual empresa concessionária da praça de toiros, marcou também discreta presença durante alguns minutos na concentração. 

Numa altura em que "as coisas se estão a resolver para que reabra a actividade tauromáquica" e depois de ontem mesmo vários representantes do sector terem estado de novo reunidos por videoconferência com o Ministério da Cultura, foi importante e significativo o apoio que os políticos de vários partidos prestaram esta manhã à arte tauromáquica e as suas presenças reforçaram, de alguma forma, a revolta contra a "discriminação" que um ano mais se está a verificar por parte do Executivo de António Costa à tauromaquia.

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas na concentração desta manhã. Mesmo assim e sobretudo pelo apoio que receberam dos políticos, os agentes do mundo tauromáquico consideram que o acto de protesto "foi positivo".

Fotos Ricardo Dias-Pinto e Duarte Justino/Facebook