quarta-feira, 28 de abril de 2021

Uma foto com história: Galvão de Melo entrega troféu aos Amadores do Montijo na Monumental de Cascais

Publicámos no passado domingo, 25 de Abril, uma carta inédita escrita em 1977 pelo General Carlos Galvão de Melo, que há 47 anos integrava a Junta de Salvação Nacional presidida pelo General António de Spínola, a Nuno Salvação Barreto, agradecendo o brinde de uma pega que os Forcados Amadores de Lisboa lhe haviam dedicado dias antes na praça de toiros do Campo Pequeno.

Hoje, voltamos a homenagear a memória do General Galvão de Melo, recordando a sua ida à arena da desaparecida Monumental de Cascais, também no ano de 1977, na tarde de 21 de Agosto, para fazer a entrega ao Grupo de Forcados Amadores do Montijo do troféu que acabara de conquistar no concurso de pegas, disputado com os grupos do Barrete Verde de Alcochete e do Aposento da Moita - uma foto do recordado e saudoso repórter Duarte Chaparreiro.

A pega vencedora foi executada pelo saudoso José Luis Figueiredo, que não figura nesta foto por se ter lesionado e ter sido transportado do hospital. O prémio foi entregue pelo General Galvão de Melo ao cabo do grupo, Rogério Amaro, vendo-se também na foto Luis Branquinho e Fernando Fernandes, todos eles já desaparecidos.

Felizmente entre nós, o sobrevivente desta imagem (no canto superior esquerdo) é o também valente forcado António Manuel Barata Gomes, hoje proprietário do afamado Restaurante "Casa das Enguias".

Este foto foi cedida ao "Farpas" por António Sécio, também antigo cabo dos Amadores do Montijo - a quem desde já agradecemos.

Nesta corrida de 21 de Agosto de 1977 na Monumental de Cascais (cartaz em baixo), que tinha, curiosamente, o patrocínio da Philips, actuaram ainda os saudosos cavaleiros José Mestre Batista, Gustavo Zenkl e José João Zoio e lidaram-se toiros da ganadaria de António José Teixeira (Veiga Teixeira).

Foto Duarte Chaparreiro