sábado, 24 de abril de 2021

21 de Abril de 1974: a última corrida no Campo Pequeno antes da revolução

Registo histórico da última corrida de toiros realizada na praça do Campo Pequeno ainda no tempo do Estado Novo, a poucos dias da revolução do 25 Abril, que aconteceu numa quinta-feira há 47 anos.

No domingo anterior, 21 de Abril de 1974, tinham toureado em Lisboa os cavaleiros Manuel Conde, José Mestre Batista, Luis Miguel da Veiga e o então promissor amador João Moura. Lidaram-se sete toiros da Sociedade Agrícola de Rio Frio e as pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, respectivamente capitaneados por José Manuel Souto Barreiros e António José Zuzarte. Foi a segunda corrida da temporada.

Oito dias antes, no Domingo de Páscoa, 14, a temporada nacional fora oficialmente inaugurada também no Campo Pequeno, praça então gerida por Manuel Jorge Diez dos Santos (filho do saudoso Manuel dos Santos, que morrera em Fevereiro do ano anterior num acidente de automóvel), por José Cardal, Américo Pena e o Dr. Paulo Rodrigues.

Actuaram nessa primeira corrida de 1974 os cavaleiros Manuel Conde e José Maldonado Cortes, os matadores Fernando dos Santos e Carnicerito de Úbeda (espanhol) e o grupo de forcados Amadores do Ribatejo, sob o comando de Rui Souto Barreiros. Lidaram-se oito toiros de D. Maria Ana Passanha.

Foto D.R.