terça-feira, 27 de abril de 2021

Jornalista Rafael Peralta reage às acusações da rejoneadora Lea Vicens

Miguel AlvarengaA guerra da rejoneadora francesa Lea Vicens (na foto de baixo) contra o jornalista e crítico tauromáquico Rafael Peralta Revuelta (na foto de cima, com o matador Morante de la Puebla), comentador do Canal Toros de Movistar e filho do antigo rejoneador Rafael Peralta, está a agitar o meio taurino espanhol e ultrapassa as raias da decência, quase parecendo que a Tauromaquia é um reality show de fraca e duvidosa qualidade. Lamentável a todos os títulos.

Lea Vicens insurgiu-se contra o jornalista, também cronista semanal do jornal "La Razón", aos microfones do referido canal, em directo, no final da corrida em que participou no passado domingo em Villanueva del Arzobispo, acusando Rafael Peralta Revuelta de "misógino", isto é, pessoa que tem "aversão ou desprezo pelos indivíduos do sexo feminino" (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

A toureira francesa denunciou "um comportamento misógino por parte do vosso apresentador" e disse mais: "Levo muitos anos sofrendo um comportamento misógino por parte do vosso apresentador, hoje é o dia de o dizer em público (...) quero pedir a este homem que me deixe em paz e que me deixe viver a minha liberdade como toureira e como mulher".

Quem assistiu à transmissão televisiva da corrida pelo Canal Toros não ouviu, em momento algum, qualquer comentário depreciativo do jornalista em questão sobre a jovem cavaleira. E as reacções dos companheiros de Rafael Peralta Revuelta já se fizeram sentir em forma de solidariedade para com o jornalista.

O famoso Zabala de la Serna escreveu ontem no diário "El Mundo": "Peralta Revuelta é um senhor, um cavalheiro, um indivíduo recheado de valores, educado entre três irmãs no mais elevado respeito pela mulher. Na sua faceta profissional, digamos, do toiro - porque é um homem pluridisciplinar e culto -, Rafael é um sábio da história do toureio e, por suposto e dada a dinastia de que provém, um sábio do rejoneio. Um conhecedor do mundo do cavalo como poucos. As suas transmissões das corridas de rejoneio são didácticas e elegantes".

E acrescenta:

"Sabe o que vê, sabe o que diz e sabe o que cala. E quando, por exemplo, comenta as actuações da señorita Lea Vicens, sabe o que vê, sabe o que diz e, sobretudo, sabe o que cala. Mas, apesar de tudo, a amazona francesa tentou tirar-lhe o posto de comentador com variadas pressões".

Desde domingo que Rafael Peralta Revuelta se remeteu ao silêncio, sem comentar as difamatórias declarações da toureira. Esta tarde, porém, o jornalista falou ao "Farpas":

"Lamento muito esta atitude da rejoneadora em causa. Tenho a consciência tranquila. Já no ano passado, no último festejo de rejoneio transmitido pelo Canal Toros, ela tentou, através de todas as pressões e mais algumas, afastar-me. Mas nunca imaginei que descesse tão baixo agora e me viesse acusar de 'aversão ao sexo feminino', acusação grave e que atinge o meu bom nome e reputação".

Desde Portugal, o "Farpas" expressa a sua total e incondicional solidariedade para com o jornalista Rafael Peralta Revuelta, companheiro de profissão acima de qualquer suspeita. Nós, por cá, já sofremos idênticas pressões. Mas os cães ladraram e a caravana seguiu sempre em frente.

Força, Rafael!

Fotos D.R.