sábado, 10 de abril de 2021

Matador mexicano: morreu Curro Cruz, um valente das arenas

"Sempre sorridente, inclusivé perante as adversidades que sempre lhe apresentou a vida, sobretudo na sua carreira taurina, Pablo 'Curro' Cruz será recordado como um toureiro que rompeu na Plaza México como um turbilhão graças ao seu valor e à sua variedade a tourear" - escreve hoje o site altoromexico.com, a propósito da morte do antigo matador mexicano, que recorda como "um valente das arenas".

Curro Cruz morreu ontem, aos 57 anos de idade, vítima de insuficiência renal e de outros problemas de saúde que o mantinham há vários dias internado no hospital.

Filho de Pablo Cruz "Curro", bandarilheiro da velha guarda, Curro Cruz debutou em meados dos anos 80 na Monumental Plaza México, cenário que pisou com grande êxito em várias ocasiões e onde sofreu também algumas graves cornadas.

Foi também na Monumental do México que tomou a alternativa em 26 de Abril de 1987, das mãos de Manolo Martínez, com o testemunho de Jorge Gutiérrez, frente a toiros de  Begoña, sofrendo nessa tarde uma grave cornada.

Em 12 de Fevereiro de 1989 sofreu outra gravíssima cornada em Texcoco, que praticamente ditou a sua retirada. Reapareceria um ano depois, em 1990, na Monumental do México, mas essa foi a sua última corrida.

Que em paz descanse.

Foto altoromexico.com