quarta-feira, 21 de abril de 2021

Recordando a 4ª Garraiada do Liceu Gil Vicente no Campo Pequeno, poucos dias depois da revolução de 25 de Abril

Recordação histórica encontrada por José Manuel Barroso, aficionado da Chamusca e que Maurício Vale amavelmente nos fez chegar: o cartaz da 4ª Garraiada do Liceu Gil Vicente na praça de toiros do Campo Pequeno, praticamente uma semana depois da revolução do 25 de Abril - na tarde de 5 de Maio de 1974, já lá vão 47 anos.

Organização do saudoso padre José Alcobia e do próprio Maurício Vale, a garraiada do Liceu Gil Vicente foi, a par de outros espectáculos de juventude que então se realizavam na Monumental de Lisboa, sempre acarinhados e apoiados pelo então empresário Manuel dos Santos, um dos festejos em que despontaram, quer a cavalo, quer a pé, muitos jovens toureiros que depois foram (e são) figuras de enorme destaque.

Nesta garraiada de 1974, apresentaram-se na primeira praça do país os cavaleiros José Manuel Correia Lopes, João Moura e Manuel Jorge de Oliveira. A pé, actuaram o já falecido José Pisco, o próprio Maurício Vale e João Guerreiro. Pegaram os Forcados Amadores do Liceu Gil Vicente, grupo que actuava exclusivamente nestes espectáculos e, na parte cómica, exibiram-se os Parodiantes de Lisboa.

Foto D.R.