quinta-feira, 15 de abril de 2021

Touradas podem recomeçar, mas...

À partida e apesar de o primeiro-ministro ter sido pouco claro sobre o tema, as praças de toiros (salas de espectáculos) poderão reabrir a partir da próxima segunda-feira, dia 19, muito embora alguns concelhos estejam ainda "em perigo" e por isso não desconfinem de imediato - como é o caso da Moura, o que pode inviabilizar a realização do festival taurino anunciado para o próximo dia 24 na praça de Reguengos de Monsaraz.

O primeiro-ministro António Costa revelou esta quinta-feira as novas medidas do plano de desconfinamento aprovadas em Conselho de Ministros.


Numa altura em que o país pode avançar para uma nova fase de desconfinamento, o chefe do Governo anunciou as medidas que entrarão em vigor na próxima fase do plano.


Os alunos do ensino secundário e do ensino superior vão poder voltar às aulas presenciais. No que toca à cultura, as salas de espectáculos (onde se incluem, à partida, as praças de toiros), de teatro e cinemas têm luz verde para reabrirem segunda as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). 


No caso concreto das praças de toiros, os empresários preferem esperar pela publicação, amanhã, do decreto que regulamenta esta nova fase de desconfinamento, sendo no entanto certo que as medidas impostas no ano anterior se vão manter, ou seja, algumas praças com 50% da utilização permitida e outras com 30 e 20%.


Relativamente à restauração, os restaurantes e cafés podem abrir, não ultrapassando as quatro pessoas por mesa. No comércio, as lojas dos centros comerciais poderão reabrir. Os eventos exteriores poderão decorrer, salvo indicação particular da DGS.


Em causa estão as medidas da terceira fase do plano de desconfinamento. Segundo o mesmo plano apresentado pelo primeiro-ministro a 11 de Março, Portugal entrará na nova do desconfinamento na próxima segunda-feira, dia 19 de Abril.


O dever de recolhimento geral está ainda em vigor, assim como o encerramento das fronteiras terrestres com Espanha durante os próximos 15 dias.


Os concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior recuaram nas medidas de desconfinamento e ficaram agora sujeitas às regras impostas na fase anterior. Em causa está a incidência de 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes.


Os concelhos de Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela permanecem com as medidas, uma vez que apresentam 120 casos por 100 mil.


Foto D.R.