quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Classe e solenidade em mais uma entrega de Troféus "Farpas"/"Volapié"

Joaquín Moreno e Miguel Alvarenga: uma parceria de sucesso que teve ontem
mais uma noite de êxito no Campo Pequeno
Casa cheia, uma vez mais, em mais uma entrega de Troféus "Farpas"/"Volapié"
Com o sentimento que lhe é peculiar, Maurício do Vale falou da brilhante carreira
do matador de toiros Manuel Dias Gomes
Tomás Campuzano, Rui Bento e Manuel Dias Gomes escutando as palavras de
Maurício do Vale
Manuel Dias Gomes, o novo matador de Portugal,
premiado ontem no Campo Pequeno
Tomás Campuzano entregou o troféu que consagra Manuel Dias Gomes como a
grande revelação do toureio a pé em 2016 no Campo Pequeno
Tancredo Pedroso usou da palavra para lembrar todo o historial da ganadaria
de Manuel Veiga, premiada pelo melhor toiro do ano em Lisboa
Público de pé aplaudiu distinção outorgada ao ilustre ganadeiro Manuel Veiga
Coube a Joaquim Tapada enaltecer os méritos do bandarilheiro João Ferreira
Rui Bento entregou a João Ferreira o troféu de melhor bandarilheiro
Alfonso "El Moreno", o bailarino espanhol galvanizou ontem os presentes no
jantar do Campo Pequeno, com o Grupo de Flamenco de Joaquín Moreno


Noite grande, a quarta, para entrega dos Troféus "Farpas"/"Volapié" aos Triunfadores dsa Temporada 2016 no Campo Pequeno, ontem, nos corredores da porta grande da primeira praça do país. Mais uma jornada de alto nível, classe e glamour, com presenças de peso bem significativas, entre as quais as do antigo secretário de Estado Dr. Elísio Summavielle e sua Mulher, das antigas glórias da forcadagem Carlos Empis, Joaquim Pedro Torres e Tancredo Pedroso, dos ganadeiros João Andrade (presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide) e José Infante de Câmara, dos matadores Ricardo Chibanga e António João Ferreira, do cabo dos Forcados de Lisboa, Pedro Maria Gomes e do ex-cabo José Luis Gomes, do também antigo cabo do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes, dos presidente e ex-presidente da Real Tertúlia D. Miguel I, Francisco Cabral e Manuel Andrade Guerra, do Maestro Tomás Campuzano, do Dr. Luis Capucha e sua Mulher e de Rui Bento e do Dr. Paulo Pereira em representação da empresa do Campo Pequeno, a anfitriã, entre muitos mais. Casa cheia, outra vez, em ambiente de solenidade e imensa aficion.
A noite começou com as significativas e sentidas palavras de Maurício do Vale sobre a trajectória brilhante de Manuel Dias Gomes, emocionando a plateia com a recordação da figura de seu avô, primeiro entre or primeiros, o saudoso Augusto Gomes Júnior, primeiro novilheiro luso que nos anos 40 toureou de luces em Espanha.
Findo o jantar usou da palavra Joaquim Tapada para enaltecer os méritos do jovem e já consagrado João Ferreira, galardoado como melhor bandarilheiro do ano passado no Campo Pequeno e que, depois, sem esconder a emoção, agradeceu este prémio, que considerou como "um importante incentivo".
O antigo forcado Tancredo Manuel Pedroso foi a seguir o orador responsável pelo elogio à ganadaria de Manuel Veiga e ao seu proprietário, galardoado pelo melhor toiro da última temporada em Lisboa. Numa breve intervenção, Tancredo Pedroso traçou o historial da famosa ganadaria e o empenho com que o ilustre ganadeiro Manuel Veiga e seus filhos a vêm dirigindo nos últimos anos. Uma intervenção carregada de história e de emoção, que os presentes aplaudiram com entusiasmo.
A fechar a festa, recebeu o matador Manuel Dias Gomes, das mãos do Maestro Tomás Campuzano, seu apoderado, o galardão que o consagra como revelação da temporada 2016 em Lisboa no que respeita ao toureio a pé. Tomás Campuzano louvou as qualidades do artístico diestro nacional, antevendo que "se lhe calha triunfar numa praça importante de Espanha, como certamente acontecerá, vai ser um toureiro de muita importância". O famoso matador espanhol salientou que "mais do que de revelação, este é um prémio de consagração para Manuel Dias Gomes", referindo a urgente necessidade de "haver em Portugal matadores como o Manuel para competirem com as Figuras que vêm de Espanha, num momento em que o toureio a pé está de novo a engrandecer a Festa de Toiros neste país".
Manuel Dias Gomes teve depois palavras de agradecimento para Miguel Alvarenga, Joaquín Moreno e a empresa do Campo Pequeno pela atribuição deste troféu, prometendo seguir na linha de êxitos que vêm marcando a sua carreira.
A festa de ontem na praça do Campo Pequeno foi abrilhantada pelo Grupo de Flamenco de Joaquín Moreno, com grande destaque para a vos de oiro deste, para a actuação super aplaudida do bailarino Alfonso "El Moreno" e para a excelente intervenção dos músicos Ramon Barrera e Paulo Crost.

Fotos Maria Mil-Homens