sábado, 18 de fevereiro de 2017

Campo Pequeno em festa desde a manhã com o Bullfest

Hoje a festa começou bem cedo na praça do Campo Pequeno. O Bullfest está
em marcha e tudo indica para um dia em cheio e de enorme sucesso
Maurício do Vale, Rui Bento e Dr. João Santos Andrade, presidente da
Associação Nacional de Criadores de Toiros de Lide
Francisco Mendonça Mira, director do novo site Tauronews e Pedro Maria Gomes,
cabo dos Forcados Amadores de Lisboa
Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, com a nossa
repórter Maria João Mil-Homens, a trabalhar deste manhãzinha cedo!
Arena insuflável instalada no exterior da praça é a delícia da pequenada
João Cortes, antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor, um ícone
da nobre arte de pegar toiros
O presidente da Protoiro, Paulo Pessoa de Carvalho, com Francisco Penedo
e José Luis Gomes
João Cortesão com seu filho Jaime e o neto
Manuel e Miguel Alvarenga


O Campo Pequeno já está em festa desde o início desta manhã com o Bullfest - Festival da Cultura Portuguesa, um evento com inúmeras actividades marcadas para o longo do dia e que, segundo Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, "tem tudo para ser um enorme sucesso e vai repetir-se nos próximos anos".
No exterior da praça está montada uma arena insuflável onde os mais pequenos já brincam e nas imediações da Catedral do Toureio Nacional já são inúmeras as figuras do mundo tauromáquico.
Durante a manhã vai haver uma exibição de toureio a cavalo por Luis Rouxinol Júnior e outra da nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, ambas comentadas por Maurício do Vale.
Pelo meio-dia, no Salão Nobre será apresentado o documentário "Torrinha", sobre a grande Universidade do Toureio a Cavalo, onde se homenageia a figura ímpar do saudoso Mestre David Ribeiro Telles.
Entre outros eventos, haverá ainda uma aula de toureio de salão a cargo de alunos de várias escolas de toureio, Fados com José da Câmara e Matilde Cid às três da tarde no Salão Nobre e também, às três e meia, Cante Alentejano no átrio principal da praça.
Pelas 17 horas terá lugar o Festival Taurino com os cavaleiros Rui Salvador e Manuel Manzanares, Luis Rouxinol e Filipe Gonçalves, António Brito Paes e Francisco Palha em lides a duo de três toiros, os matadores "El Fandi", António João Ferreira e Manuel Dias Gomes e uma Selecção de Forcados comandada por João Grave e composta pelos 36 cabos dos grupos pertencentes à Associação Nacional de Grupos de Forcados. Lidam-se toiros de distintas ganadarias.
E até de Espanha vêm alguns conhecidos taurinos e até toureiros, como é o caso do matador Alejandro Talavante, que hoje assistirá ao Festival.
A noite deste dia em cheio prosseguirá mais logo na discoteca Lust in Rio, aos Cais do Sodré, o antigo espaço denominado "Meninos do Rio".
O Bullfest é uma louvável organização da Federação Protoiro, presidida pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho e que engloba as várias associações representativas dos intervenientes da Festa.

Fotos M. Alvarenga