quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Grande Corrida "Olé!": Marcos Bastinhas comemora 10 anos de alternativa este sábado em Elvas

Depois de amanhã, sábado, Marcos Bastinhas comemora os seus 10 anos
de alternativa na Grande Corrida do Jornal "Olé!" em Elvas - uma noite que
vai marcar esta temporada 
3 de Junho de 2000, na noite da sua estreia em público na praça
de toiros da Terrugem. Com seu pai, Joaquim Bastinhas, o
apoderado Rogério Amaro e o saudoso Sebastião Tenório, seu
recordado avô

Marcos Bastinhas comemora 10 anos de alternativa já este sábado em Elvas na grande corrida do jornal "Olé!", com o mesmo cartel do seu doutoramento em 2008 no Campo Pequeno, actuando ao lado de Paulo Caetano, de seu pai, Joaquim Bastinhas e de João Moura Caetano. Uma corrida que promete marcar esta temporada e que ninguém pode perder!

Nasceu a 1 de Junho de 1986, em Portalegre, no entanto pelas suas raízes familiares ancestrais, desde sempre considerou Elvas como sendo a cidade natal. Vivendo e crescendo no seio de uma família com grandes tradições taurinas - filho de Joaquim Manuel Carvalho Tenório, Bastinhas para o grande público e de Maria Helena Gonçalves Nabeiro Tenório, sendo também neto do saudoso Sebastião Tenorio, desde muito jovem Marcos teve uma vivência a diário com o campo, o cavalo e o toiro. Começou a montar por volta dos cinco anos de idade, sendo sua intenção, desde muito cedo, seguir as pisadas do seu pai no mundo da tauromaquia. Frequentou o Colégio Luso-Britânico de Elvas, ingressando mais tarde na Escola Secundária D. Sancho II até concluir o 12º Ano.
Pela convivência com o seu avô Sebastião Tenório herdou também a paixão pelos galgos e cavalos, daí ter entrado no ano seguinte, para o SMEFED, em Mafra, onde terminou o curso de Monitor de Equitação.
Marcos Bastinhas actuou pela primeira vez em público a 3 de Junho de 2000 na praça de toiros da Terrugem, num festival que também marcou o início do Grupo de Forcados Académicos de Elvas, do qual foi cabo fundador seu irmão Ivan Nabeiro. Prestou provas para cavaleiro praticante em Loures a 26 de Julho de 2005, ao lado de Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Cerejo, Sónia Matias e Gilberto Filipe, numa tarde em que se lidaram toiros com ferro e divisa de José Salvador. Marcos Bastinhas estreou-se ainda antes da alternativa, nas arenas espanholas a 17 de Agosto de 2007, na praça de toiros de Valverde de Leganés. A alternativa aconteceu a 10 de Julho de 2008, numa corrida integrada no abono do Campo Pequeno, tendo como padrinho seu pai e como testemunhas Paulo Caetano e João Moura Caetano. Lidou o toiro “Culebrón”, pertencente, como todos os restantes à ganadaria de Maria Guiomar Cortes Moura, numa noite em que a primeira praça do país teve lotação esgotada.
Prosseguiu de forma triunfal a temporada 2008 com especial destaque para a sua actuação a 27 de Julho em Salvaterra de Magos, pela qual venceu o troféu em disputa para a melhor lide, num espectáculo em que seu pai, foi também homenageado pelos 25 anos de alternativa.
Na tradicional corrida de Gala à Antiga Portuguesa de encerramento da temporada no Campo Pequeno repetiu um memorável triunfo a que todos os portugueses puderam assistir através das câmaras da RTP. Na temporada de 2009 voltou a rubricar destacadas actuações nas praças de Lisboa, Angra do Heroísmo, Elvas, Redondo, Moita, entre muitas outras.
Em 2010 fez o seu debute em arenas sul-americanas, mais precisamente em Mérida, Venezuela, na importante Feria del Sol, tendo cortado uma orelha, a única da noite, e que lhe valeu o troféu de "Mejor Rejoneador " da feira.
Temporada após temporada, Marcos foi conquistando públicos, granjeando adeptos e sendo também um dos cavaleiros com mais corridas toureadas por época. Marcos Bastinhas volta a tourear na Venezuela, onde fixou grande cartel, em mais duas edições da Feria del Sol de Mérida. Torna-se também conhecido junto do público francês, ao integrar diversos cartéis em praças gaulesas.
Com valor e raça qb leva a emoção a par da arte no seu toureio, sendo por isso mesmo reconhecido pelo público, a par da comunicação social, com a atribuição de diversos troféus, não só em Portugal continental, mas também nas ilhas, como na importante Feira Taurino do Atlântico ou Sanjoaninas, na Ilha Terceira, como também é assim designada, onde foi considerado triunfador absoluto, da edição 2016.
Cumprem-se esta temporada 10 anos que Marcos Tenório tomou alternativa e nada mais bonito e sentido para o toureiro, como fazer a comemoração do facto, no grande palco da sua cidade – o Coliseu "Rondão de Almeida", em Elvas, com a família, junto dos amigos e perante o “seu” publico. Será já este sábado,  dia 22 de Setembro, pelas 22 horas que Bastinhas e Caetanos reeditarão uma grande noite de êxitos, para o público, para a arte do toureio a cavalo…para a tauromaquia!

Fotos Emílio de Jesus e D.R.