quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Manuel Couto conta: por que se formou e que forcados compõem a Selecção de Jogadores do CRE que dia 28 vai pegar em Évora



O Clube de Rugby de Évora volta a formar um grupo de forcados para participar na segunda corrida que organiza em parceria com a empresa Toiros & Tauromaquia e que se vai realizar de amanhã a oito dias, na próxima sexta-feira, dia 28, na praça de toiros de Évora. Manuel Couto, presidente da direcção do CRE e antigo forcado do Grupo de Montemor, conta-nos os porquês da formação desse grupo e revela quem são os forcados que o vão integrar 

"Agradecendo, desde já, o interesse manifestado pelo 'Farpas' neste evento tauromáquico que, pelo segundo ano consecutivo, o CRE, em parceria com a Toiros & Tauromaquia, decidiu promover, apraz-me transmitir as razões subjacentes ao mesmo", começa por nos dizer Manuel Couto, para passar a explicar:
"Por alturas da fundação do Clube de Rugby de Évora, há precisamenet 24 anos, foi levado a cabo pelo Clube um Festival Tauromáquico em homenagem à memória de João Nuno Patinhas (filho do também saudoso João Patinhas, cabo fundador do Grupo de Forcados de Évora, que falecera num acidente de moto), ao qual, de forma trágica e precose, o destino tinha ceifado a vida muito recentemente. João Nuno tinha dois grandes 'amores': o Rugby, tendo sido e era à data, um extraordinário jogador do CRE; e os Forcados, sendo ao tempo distinto e mui valoroso elemento do GFA de Évora".
E acrescenta:
"Por estas razões, nós, CRE, grandes amigos, companheiros cúmplices, pesarosos com o seu trágico desaparecimento, decidimos homenageá-lo dessa forma. A homenagem passou também por termos deixado as pegas desse Festival a cargo do GFA de Évora, grupo do coração do João Nuno, e de uma Selecção de Forcados, todos eles jogadores do CRE mas, acima de tudo, grandes amigos e admiradores daquele carismático ser humano, o nosso muito querido João Nuno (saudades!)".
E explica Manuel Couto:
"Foi, e aqui vai a explicação, esta a razão primordial que levou o CRE, esta ano, a reeditar, desta vez numa corrida formal, uma Selecção de Forcados de antigos e actuais jogadores do CRE. Esta selecção repartirá as pegas, no próximo dia 28, tal como há 24 anos, com o Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneado por João Pedro Oliveira, também ele ex-jogador do CRE e filho de João Pedro Oliveira, outro antigo jogador e que era, à data do referido Festival, o cabo deste mesmo grupo. Ambiciona o CRE, com esta iniciativa, dar oportunidade a que forcados que honram diferentes jaquetas possam estar unidos pelos valores da amizade, entre-ajuda e espírito de sacrifício... valores que norteiam de igual forma o Rugby e os Forcados. Estes valores, que tantas vezes exibiram em grupo, na defesa do nosso CRE e que vão novamente poder fazê-lo em conjunto, no próximo dia 28, desta vez na Arena de Évora".
E aqui vão os nomes que compõem a Selecção de Forcados do CRE para a corrida do próximo dia 28 em Évora:
"Por saber que é um motivo de interesse e para que todos possam constatar o 'ecletismo das jaquetas' que sempre foi apanágio do Clube de Rugby de Évora, deixo de seguida aos aficionados a constituição desta Selecção de Forcados:
- GFA de Santarém - Pedro Cabral, Luis Assis, António Fernandes, João Torres Rosado, Filipe Almeida, Rui Cabral e Miguel Navalhinhas.
- GFA de Montemor - António Vacas de Carvalho, Nuno Raimundo, Francisco Borges, Manuel Ramalho, Joaquim Borges, Pedro Santos, João Pedro Pereira.
- GFA de Lisboa - Francisco Mendonça Mira, Gonçalo Souto Patrício e David Vaqueirinho.
- GFA de Évora - Luis Malanho, Armando Raimundo, Pedro Barradas, Vasco Costa, António Alfacinha, Nuno Lobo, Alexandre Lobo, Gonçalo Mira, João Rodrigues, Pedro Oliveira, Guilherme Oliveira, Diogo Cabral, Ricardo Cabral, Gonçalo Branquinho e Luis Engeitado.
- GFA de Vila Franca - João Maria Santos.
- GFA de São Manços - Diogo Rorigues.
- RGFA de Moura - José Marques.
- GFA do Aposento da Chamusca - Pedro Coelho dos Reis.
Cá vos esperamos a todos no dia 28 de Setembro!".

Fotos D.R./@Manuel Couto/Facebook