quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Paco Ureña evolui favoravelmente e Padilla tem sido incansável a apoiá-lo



O matador espanhol Paco Ureña, vítima de grave acidente quando toureava no último fim-de-semana em Albacete (foto ao lado) e que continua em risco de perder a visão do olho esquerdo (sofreu uma grave lesão ocular), está a evoluir "bem e sem complicações, dentro da gravidade", informa Juan Diego, seu apoderado, também ex-matador (que foi apoderado no seu tempo por Rui Bento).
Paco Ureña foi esta semana transferido para o Hospital Perpectuo Socorro, em Albacete, depois de ter estado inicialmente internado numa outra unidade hospitalar da cidade.
"A transferência teve a ver apenas com o facto de aqui se encontrar a unidade de oftalmologia do Complexo Hospitalar onde tinha sido inicialmente internado", explica Juan Diego.
Paco Ureña evolui favoravelmente, mas os médicos continuam muito cautelosos e evitam adiantar prognósticos quanto às possíveis sequelas que podem resultar do acidente. Numa primeira fase, o médico que operou Ureña disse que "muito dificilmente recuperaria a visão do olho esquerdo".
Neste momento, Juan José Padilla (que amanhã toureia no Campo Pequeno, fazendo a sua despedida do público português) tem sido o grande apoio de Paco Ureña. Também ele vítima de grave cornada de que resultou a perda de visão de um olho, Padilla (foto de cima) tem sido incansável a apoiar e a dar ânimo a Paco Ureña.
"O seu apoio tem sido muito importante e Paco agradece muitíssimo que Padilla esteja tão pendente da situação. É reconfortante ter alguém como o maestro Padilla tão preocuapdo com ele", afirma Juan Diego.
Ganha agora consistência a possibilidade de Paco Ureña vir a ser transferido para o Instituto Oftalmológico Fernández-Vega, em Oviedo, onde também foi tratado Padilla, mas Juan Diego afirma que essa hipótese ainda não foi considerada:
"Recomendaram-nos a máxima precaução para que o estado do olho não corre nenhum risco. Vamos esperar para ver como reage, respeitando o repouso absoluto recomendado pelos médicos".


Fotos D.R.