Em tempo de (des)confinamento (termina hoje o Estado de Emergência, arranca o de Calamidade) e porque recordar é viver, tempo para lembrar mais duas actuações como cavaleiro amador do empresário eborense José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) nos seus tempos de juventude.
Estes dois cartazes foram ontem dados à estampa no Facebok pela página do futuro museu tauromáquico de Alter do Chão, Ramagens Ouro e Prata - Tauromaquia, uma iniciativa próxima do aficionadíssimo Marco Gomes, director de corrida e antigo crítico taurino.
Em Agosto de 1978, Ferreira Paulo actuou no dia 5 num festival em Alter do Chão ao lado de José Luis Sommer de Andrade e Manuel Jorge de Oliveira, completando o cartel os grupos de forcados de Lisboa e Portalegre. Lidaram-se seis toiros da ganadaria Cabral Ascenção.
No dia imediato, 6 de Agosto, toureou numa novilhada na mesma praça, alternando com Joaquim Tenório (o eterno Bastinhas, que viria a ser uma das maiores figuras do toureio equestre) e com João Namorado, um jovem cavaleiro de Sousel, completando o elenco os forcados de Portalegre e de Salvaterra de Magos.
Fotos D.R./Acervo Ramagens Ouro e Prata-Tauromaquia/Facebook