sexta-feira, 9 de abril de 2021

Morreu o antigo toureiro e empresário Pepe Teruel

Vítima de prolongada doença, morreu esta madrugada em sua casa em Corella (Navarra, Espanha) o antigo matador de toiros, bandarilheiro, empresário e apoderado José Luis Teruel Peñalver, que no seu tempo se anunciava nos cartéis como "El Pepe" - apodo que lhe foi dado pelo seu apoderado, o também antigo matador de toiros Octavio Martínez "Nacional". Tinha 80 anos e era irmão do famoso matador Ángel Teruel, às ordens do qual toureou muitos anos como bandarilheiro depois de trocar o ouro pela prata.

Nascido no bairro de Embajadores em Madrid a 21 de Janeiro de 1941, vivia há largos anos em Navarra. "Morreu um homem de bem, de trato bondoso, educado e que foi uma personagem castiça como poucos", recorda o site aplausos.es.

Pepe Teruel, como era conhecido no meio tauromáquico, vestiu-se pela primeira vez de luces em Ávila e depois de cerca de vinte espectáculos debutou com picadores a 3 de Julho de 1962 na praça La Tercera, em San Sebastián de los Reyes. Tomou a alternativa de matador de toiros a 5 de Junho de 1965 na antiga praça de toiros madrilena de Vistalegre, em Carabanchel, apadrinhado por Miguel Mateo "Miguelín", com o testemunho de Andrés Hernando. O toiro da alternativa tinha o nome de "Japoneso" e pertencia à ganadaria Cerroalto, dos irmãos Cembrano.

Acabou depois por trocar o ouro pela prata e tornou-se bandarilheiro, actuando às ordens de seu irmão Ángel Teruel, toureiro importante das décadas de 60 e 70, com o qual correu o mundo.

Depois de se retirar das arenas, foi apoderado de diversos toureiros, entre os quais os matadores Roberto Domínguez, Joaquín Bernardó e Raúl Aranda e o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza; e foi também destacado empresário e gestor de várias praças de toiros, como as de Corella, Cintruénigo, Alfaro, El Burgo de Osmo, Tafalla e Almazán, entre outras.

Na foto de baixo, Pepe Teruel (à direita) com seu irmão Ángel Teruel na Monumental de Madrid.

Que em paz descanse.

Fotos D.R./aplausos.es