quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Personalidade do Ano: "O Mirante" distingue GFA de Tomar




O Grupo de Forcados Amadores de Tomar foi eleito, pela redacção e administração do prestigiado jorna regional “O Mirante”, Personalidade do Ano na área da Tauromaquia.
O Grupo de Forcados Amadores de Tomar completou 60 anos de existência em 2016 e mostrou à cidade, à região e aos aficionados em geral que está bem vivo. Em termos de actividade taurina o ano foi bem preenchido e teve como ponto alto o regresso do grupo, agora liderado pelo cabo Marco Fernando, a Lisboa, para pegar na praça do Campo Pequeno.
As seis décadas de actividade do Grupo de Forcados Amadores de Tomar foram recordadas através de uma exposição na Casa Vieira Guimarães, em Tomar, onde foi possível ver largas dezenas de artigos que falam da história do grupo, troféus, fotografias, cartazes, e outras recordações cedidas por forcados e amigos ao grupo. Foi também realizada uma exposição de pintura sobre a Festa Brava.
Num ano em que a tauromaquia esteve particularmente debaixo de fogo com algumas iniciativas, nomeadamente a nível parlamentar, que tinham como objectivo limitar aquela actividade, foi importante para o sector poder mostrar, através do Grupo de Forcados Amadores de Tomar, que a tradição das touradas não está confinada à zona da Lezíria do Ribatejo.
Recorde-se que Tomar integra a Associação de Municípios com Actividade Taurina e a cidade tem uma praça de toiros fundada em 1908. Figuras ilustres de várias gerações de tomarenses, algumas das quais integram os corpos sociais do Grupo de Forcados Amadores de Tomar, fizeram questão de participar nas iniciativas públicas levadas a cabo durante as celebrações do 60º aniversário.

Foto Fernando José/Farpas