A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia e a União das Misericórdias Portuguesas assinam este sábado, dia 2 de Junho, em Estremoz, um protocolo de cooperação, que tem como principal objectivo a dinamização e promoção de ações na área da tauromaquia enquanto património cultural de Portugal.
Esta é uma etapa que há muito se justificava, até porque as Misericórdias são proprietárias da maioria das praças de toiros em Portugal. Assim, a UMP passa a integrar a direção da Prótoiro, consolidando desta forma a centenária ligação das misericórdias à tauromaquia.
A assinatura deste protocolo vem reforçar a já de si forte relação da tauromaquia às grandes causas sociais, sendo para isso a UMP um parceiro fundamental.
Para Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Prótoiro, “este é um passo muito importante para a actuação da Prótoiro” e explica: “Permite ter à mesma mesa o representante da maioria dos proprietários de praças de toiros em Portugal, junto com todos os restantes stakeholders da tauromaquia portuguesa, podendo dessa forma pensar de modo mais abrangente e profundo o setor da cultura tauromáquica portuguesa, a estratégia de desenvolvimento do mesmo e o seu impacto social".
Já Manuel Lemos, presidente da UMP, considera que “o protocolo é uma mais valia, pois permite que todos estejam mais próximos na promoção dos valores e desenvolvimento da tauromaquia enquanto atividade cultural”. “Antes da criação do Estado Social, as receitas das praças de toiros eram a principal fonte de rendimento para as misericórdias poderem fazer o seu trabalho”, conclui.
A cerimónia de assinatura do protocolo será realizada na arena da praça de toiros de Estremoz, momentos antes do início da corrida promovida pela UMP.
A tradicional corrida da União das Misericórdias vai contar esta tarde com os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Francisco Palha, Luís Rouxinol Jr. e a praticante Verónica Cabaço. Os forcados são de Santarém e de Évora e lidam-se toiros de distintas ganadarias. Ao intervalo da corrida será prestada homenagem ao Maestro Joaquim Bastinhas, que esta semana anunciou que vai regressar às arenas de novo apoderado por Rogério Amaro, que regressa também à actividade taurina após dez anos de afastamento.
Foto M. Alvarenga