segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Carreiras e Marcelo no domingo nos States
Os cavaleiros portugueses Tiago Carreiras e Marcelo Mendes toureiam no próximo domingo, 6 de Outubro, em Stevinson, na Califórnia (Estados Unidos da América) numa corrida mista. Completam o cartel o matador César Castañeda e os grupos de forcados locais do Aposento de Turlock e de Merced. Os toiros são da ganadaria de Santo Antão.
20 de Outubro: Rui Fernandes em Évora depois de se casar
Mesmo depois de se casar (próximo dia 12 em Campo Maior) e antes de partir em lua-de-mel, Rui Fernandes (foto de cima) actuará na Arena D'Évora na corrida promovida pela empresa "Campo e Praça", no próximo dia 20, em homenagem aos Bombeiros Voluntários da cidade-museu.
Lidam-se toiros da ganadaria espanhola de José Luis Pereda e o cartel é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Vitor Ribeiro, Rui Fernandes, Gilberto Filipe e João R. Telles. Pegam os forcados de Évora e Alcochete.
Foto D.R.
Caetano festeja ano de triunfos com convidado especial...
Paulo Caetano, João Caetano, João P. Bolota e um convidado muito especial: Albino Caçoete, o senhor das "exclusivas" |
A pé, como a cavalo: arte, sentimento e temple |
João com os Avós: João e Marília Caetano e Maria Guiomar Cortes de Moura |
O cavaleiro João Moura Caetano festejou o final de mais uma temporada de grandes êxitos - o último dos quais na Corrida de Gala em Elvas - com a sua Família, a sua equipa e um convidado muito especial - Albino Caçoete, da empresa "Campo e Praça", cuja presença na Herdade das Esquilas, em Monforte, pode anunciar a assinatura de uma "exclusiva" com o toureiro para a próxima temporada.
Fotos Sérgio Batista
Forcados da Ilha Terceira conquistam troféu ontem no México
O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (Ilha Terceira, Açores), iniciou ontem de forma triunfal a sua digressão pelo México conquistando o troféu "Barrete de Prata" que premiava a melhor pega na corrida realizada em Zacatecas e onde competiram com os Forcados Mexicanos e os Forcados Mazatlecos. O honroso troféu premiou a grande pega de José Vicente ao quarto toiro da corrida, de nome "Buenalluvia", pertencente à ganadaria de Chinampas.
O grande triunfador desta corrida de rejoneio foi Jorge Hernández Gárate, que cortou uma orelha no seu primeiro toiro e duas orelhas e rabo no segundo, apesar de ter sofrido uma aparatosa colhida (foto de baixo) de que resultaram ferimentos no cavalo "Mano Negra", atingido com uma cornada de duas trajectórias na anca direita. Foi operado na praça e encontra-se livre de perigo.
Fotos Manolo Briones/suertematador.com e D.R.
David Gomes tem nova estrela na quadra
O destacado cavaleiro praticante David Gomes acaba de reforçar a sua quadra com um novo cavalo de quatro anos, com o ferro de José João Dinis, irmão pleno do famoso "Zamorino" de João Salgueiro e do "Ojeda" de Sérgio Galán. "Pela sua ascendência, espero que venha a fazer a experiência já na próxima temporada", afirma o jovem ginete, que baptizou o novo cavalo com o nome de "Campo Pequeno" - em homenagem à primeira praça de toiros do país e provavelmente ao triunfo que David ali obteve na recente novilhada.
Foto D.R.
Três toiros imponentes para a Corrida de Gala no próximo domingo nas Caldas
Três dos exemplares das ganadarias, respectivamente, Casa Avó (foto de cima), Nuno Casquinha (foto do meio) e António Lampreia (foto de baixo) a lidar no próximo domingo, 6 de Outubro, na praça de toiros das Caldas da Rainha na III Corrida da Pêra Rocha do Oeste, que será antecedida de cortejo de Gala à Antiga Portuguesa evocativo das Touradas Reais.
O cartel é formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista, Filipe Gonçalves, António M. Brito Paes, Paulo Jorge Santos e Tomás Pinto e pegam em solitário os Forcados Amadores das Caldas da Rainha.
Fotos D.R.
5ª feira: Campo Pequeno encerra temporada com Corrida de Gala
O Campo Pequeno encerra a sua temporada na próxima quinta-feira, dia 3 de Outubro (22 horas) com a tradicional Corrida de Gala à Antiga Portuguesa antecedida de cortejo histórico evocativo das Touradas Reais.
Bem rematado e altamente atractivo, o cartel conta com a presença dos veteranos João Moura (que assinala 35 anos de alternativa), Joaquim Bastinhas (que encerra aqui as comemorações do 30º aniversário da sua alternativa) e Rui Salvador e dos jovens Vitor Ribeiro (que regressou este ano às arenas e tem marcado por triunfos todas as suas actuações), Marcos Bastinhas (um dos grandes triunfadores da temporada) e Jacobo Botero (o jovem colombiano que repete em Lisboa depois de ter triunfado em Agosto). Pegam os eternos rivais grupos de forcados de Santarém e Montemor e lidam-se seis toiros da prestigiada ganadaria de Fernandes de Castro.
Ao final da tarde, no Salão Nobre da praça de toiros decorre a cerimónia de entrega dos Galardões/2012 aos triunfadores da temporada passada na arena lisboeta, seguido da apresentação oficial do novo cd do grupo "Marialvas".
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
Academia do C. Pequeno: triunfal debute de Sérgio Nunes em Espanha
Apesar de ter pinchado na hora de matar e por isso ter perdido a hipótese de cortar pelo menos um (merecido) troféu, o jovem bezerrista Sérgio Nunes, da Academia do Campo Pequeno, foi ovacionado no final da sua lide, na passada sexta-feira, na localidade de Pedrezuela (Madrid), onde fazia o seu debute em Espanha.
O jovem diestro português (na foto de cima, com Américo Manadas e Rui Bento) mostrou-se desembaraçado com o capote, solvente com as bandarilhas e profundo com a muleta.
Lidaram-se novilhos de António Sánchez e foram seus alternantes Luis Pasero (silêncio), David Adame (orelha), Juan Manjarrez (orelha), Jesus Mejías (orelha) e Carlos Ochoa (orelha).
Fotos Ricardo Relvas
Pablo Hermoso: Momentos de Glória ontem em Pozoblanco
Os melhores momentos da tarde triunfal de Pablo Hermoso de Mendoza ontem na praça de Pozoblanco (Córdoba), a arena onde morreu "Paquirri".
Com três quartos das bancadas bem preenchidos, lidaram-se toiros de Torrealta, que deram excelente jogo.
Pablo Hermoso cortou uma orelha em cada toiro e saíu em ombros com Diego Ventura, que obteve uma orelha no primeiro e duas no segundo. Manuel Manzanares escutou palmas nos dois do seu lote.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas
domingo, 29 de setembro de 2013
Pablo Hermoso: 3 orelhas ontem em Navalmoral de la Mata
Meia casa ontem em Navalmoral de la Mata (Cáceres, Espanha) para a corrida de rejoneio. Pablo Hermoso de Mendoza cortou duas orelhas no primeiro e uma no segundo; Leonardo Hernández obteve uma orelha no seu primeiro e os máximos troféus (duas orelhas e rabo) no segundo; Manuel Manzanares cortou uma orelha no primeiro e duas no segundo. Os toiros eram da ganadaria de Luis Terrón. Os três rejoneadores sairam em ombros.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas
30 mil euros de lucro para Bombeiros ontem em Elvas
O Coliseu de Elvas registou ontem uma louvável entrada de público (mais de três quartos das bancadas preenchidos) numa noite em que se pretendia ajudar os Bombeiros Voluntários da cidade - que conseguiram angariar 30 mil euros.
Perante toiros de Branco Núncio de diferente comportamento, o triunfador da corrida foi, segundo Hugo Teixeira no seu blog "diário taurino", o cavaleiro Filipe Gonçalves (foto ao lado), muito embora o director de corrida Manuel Gama lhe tenha recusado música, o que deu azo a estrondosa bronca.
Exibições de bom nível de Rui Salvador, Luis Rouxinol (cujo toiro se inutilizou no final da lide), Sónia Matias, Tiago Carreiras e o praticante Rui Guerra.
Pegas sem dificuldades de maior pelos forcados de S. Manços, Académicos de Elvas (que pegaram só um toiro por se ter inutilizado o segundo da noite) e Beja.
Polémica à hora do sorteio, com o aparecimento no acto dos Forcados de Portalegre, que alegaram ao director de corrida estarem anunciados nos bilhetes para a corrida e também nos cartéis iniciais...
Fotos Hugo Teixeita/cortesia diariotaurino.blogspot.com
Bom tempo regressa no próximo fim-de-semana
Depois da tempestade, a bonança. Segundo os vários serviços metereológicos que consultámos, a chuva vai continuar até à próxima quinta-feira e o bom tempo regressa a partir desse dia. O próximo fim-de-semana vai ser de sol e temperatura amena acima dos 20 graus, o que assegura a realização das corridas da Feira de Vila Franca (cartaz à esquerda), de Zafra, Espanha (cartaz à direita), bem como os outros espectáculos anunciados para dias 5 e 6 em Portugal - em que sobressaem a corrida de seis toiros de João Moura em Elvas no sábado (onde é indiferente o tempo, dado que o Coliseu é coberto) e a de Gala à Antiga Portuguesa de dia 6 nas Caldas da Rainha. Indiferente também às condições climatéricas, está igualmente assegurada a corrida de Gala à Antiga Portuguesa com que se encerra na próxima quinta-feira a temporada do Campo Pequeno.
Vêm aí melhores dias!
Foto D.R.
Subscrever:
Mensagens (Atom)