terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Empresa Toiros com Arte deverá assumir gestão da praça de Coruche

Última Hora - As três instituições de solidariedade social proprietárias da praça de toiros de Coruche estão neste momento reunidas e anunciarão ainda hoje a sua decisão quanto ao vencedor do concurso para adjudicação da praça de toiros pelas próximas três temporadas - a que concorreram apenas a anterior gestora Associação Nossa Praça e a nova empresa Toiros com Arte, que, segundo fonte segura, deverá ser a eleita.

Foto M. Alvarenga

Primeiras figuras negam-se a tourear o festival e ProToiro pode desistir de fazer o Dia da Tauromaquia

O descontentamento de toureiros e apoderados quanto ao que consideram "alguma ineficácia" da ProToiro face a problemas a que não fez verdadeiramente frente - nomeadamente e entre outros, o fim das praças de toiros de Viana do Castelo e da Póvoa de Varzim - estará a motivar a "nega" que algumas primeiras figuras deram à Federação Nacional de Tauromaquia, como hoje adianta o site touroeouro.com, para actuarem no programado festival taurino do Dia da Tauromaquia, que estava agendado para 25 do próximo mês de Fevereiro na praça da Moita.

Face à "nega" das figuras, segundo o mesmo site, a ProToiro chegou a equacionar a possibilidade de reunir um elenco de novos valores, mas terá desistido por considerar que um cartel desse tipo poderia não atrair muitos aficionados ao festejo.

Assim sendo e a não ser que a situação se inverta, não haverá este ano o Dia da Tauromaquia.

"Juanito" em Agosto na Feira de Abiul

"Juanito", a nova estrela do toureio a pé nacional, actuará em Agosto na corrida mista da tradicional Feira Taurina do Bodo na praça de Abiul.

João Silva "Juanito" (foto de cima) será o único espada na segunda corrida da Feira de Abiul, no domingo 6 de Agosto, um festejo em que se homenageia a Dinastia Rouxinol, actuando como cavaleiros Luis Rouxinol e seu filho Luis Rouxinol Júnior (fotos de baixo).

Os toiros serão da ganadaria Falé Filipe, faltando designar os forcados.

Fotos M. Alvarenga



Temporada Nacional arranca amanhã em Mourão

Como é tradicional, a temporada tauromáquica em Portugal abre com dois festivais taurinos solidários em Mourão (Alentejo) nos dias 1 (amanhã) e 4 de Fevereiro, depois de uma temporada de 2022 que registou um grande crescimento de touradas e espectadores.

Arranca amanhã a temporada tauromáquica portuguesa em Mourão com o primeiro dos dois festivais taurinos que constituem a Feira Taurina em honra de Nossa Senhora das Candeias.


"Uma Feira Taurina de alta qualidade organizada pelo ganadeiro Dr. Joaquim Grave, com os lucros a reverterem, como habitualmente, a favor do Abrigo Infantil local", sublinha a Federação ProToiro num comunicado enviado hoje às Redacções.


A praça de toiros de Mourão tem o nome de Libânio Esquível (1886-1931), ganadeiro e grande mecenas de Mourão, que foi o grande incentivador da sua construção e que morreu prematuramente num acidente de automóvel em 1931. Hoje a praça pertence ao Abrigo Infantil, instituição criada por Libânio Esquível.


Espera-se, uma vez mais, duas praças cheias nesta “romaria” que todos os anos leva milhares de aficionados portugueses e espanhóis a este município situado nas margens da barragem de Alqueva.


Amanhã, quarta-feira, 1 de Fevereiro (feriado local) a partir das 15h00 vão lidar-se seis novilhos da ganadaria de António Brito Paes e em praça vão estar os cavaleiros praticantes Diogo OliveiraTristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, o novilheiro luso Diogo Peseiro, o espanhol Erik Oliveira e o novilheiro praticante Gonçalo Alves, que no ano passado triunfou em Bilbao. As primeiras pegas desta temporada caberão aos forcados Amadores de Monsaraz.


No próximo sábado, dia 4, realiza-se um segundo festival com grandes nomes portugueses e espanhóis. Também a partir das 15h00, lidam-se seis novilhos de Murteira Grave para Luís Rouxinol Jr. e António Telles filho (praticante). Na lide a pé vão actuar os matadores de toiros Domingo López Chavez, Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (um dos triunfadores de Madrid em 2022, que faz a sua estreia em arenas portuguesas) e Manuel Caballero (novilheiro). Pegam os forcados Amadores de Santarém.


Segundo Hélder Milheiro, secretário-geral da Protoiro,“depois dos grandes resultados da temporada de 2022, que registou um aumento significativo de touradas e espectadores, a expectativa para esta temporada é grande. Esperamos que seja um ano cheio de grandes performances artísticas e de muito público. Estão todos convidados a irem às praças de toiros e a desfrutarem da mais genuína cultura e arte portuguesas”.


Recorde-se que em 2022 realizaram-se 191 espectáculos tauromáquicos (face aos 121 em 2021), com a presença de 375.200 espectadores (face aos 182.600 em 2021) mais que duplicando o público em relação a 2021.


A temporada tauromáquica abre a 1 de Fevereiro em Mourão e termina habitualmente a 1 de Novembro no Cartaxo.


Fotos José Canhoto e D.R.


"Cuqui" debuta esta semana no Peru


O matador de toiros Joaquim Ribeiro "Cuqui" estreia-se em terras incas actuando esta semana, na quinta-feira e na sexta, dias 2 e 3 de Fevereiro, em Socota (Peru) em duas das três corridas que compõem a Feira Taurina Internacional em honra da Santíssima Virgem Candelária, um dos mais importantes ciclos daquele país (cartaz em baixo).

O valoroso diestro moitense toureia na Monumental Plaza de Toros "Teodomiro Pedraza", uma das mais emblemáticas praças de toiros peruanas (foto de cima), repartindo cartel com o matador espanhol Miguel Tendero e o colombiano Rafael Orellana e com o peruano César Maldonado, que toma a alternativa.

Nas três corridas lidam-se doze toiros da ganadaria peruana Los Bustamante.

Fotos M. Alvarenga e D.R.


GFA Académicos de Coimbra têm primeiro treino no sábado na praça de Abiul

O grupo de forcados Académicos de Coimbra realiza no próximo sábado 4 de Fevereiro o seu primeiro treino da pré-temporada na praça de toiros de Abiul, onde em Agosto do ano passado triunfou, sendo galardoado com o troféu da Tertúlia "Berço da Tauromaquia".

O treino é aberto a todos os que se queiram iniciar nas lides de pegar toiros e o grupo convida todos os amigos a estarem presentes, assistindo ao treino (às 10h30) e participando depois no almoço convívio às 14h00.

Ilha Terceira: GFA do Ramo Grande realizou primeiro treino do ano

O grupo de forcados Amadores do Ramo Grande, da Praia da Vitória (Ilha Terceira), realizou no passado domingo o seu primeiro treino da temporada.

O grupo capitaneado por Manuel Pires fez a sua estreia em 2023 num treino realizado no Tentadero de São Bento, na ganadaria de Gil Rocha e Bruno Rocha.

Fotos Paulo Pires

O cabo Manuel Pires lidando de capote e, em baixo, duas
pegas deste primeiro treino



Festival dos 90 anos do GFA de Vila Franca a 26 de Março na "Palha Blanco"

Vai realizar-se no próximo dia 26 de Março (domingo, 16h30) na praça "Palha Blanco" o festival comemorativo do 90º aniversário do GFA de Vila Franca de Xira, que esteve programado para 30 de Setembro do ano passado e acabou por ficar adiado devido ao alegado mau estado do piso da arena provocado pela chuva.

Com receita a favor da obra "Casa-Museu dos Forcados de Vila Franca", estavam anunciados os cavaleiros João Moura, António Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, João Salgueiro e Marcos Bastinhas, esperando agora a organização que os mesmos estejam disponíveis nesta nova data para que o festival se realize sem alterações no elenco.

Nas pegas estarão os antigos e actuais elementos do GFA de Vila Franca de Xira.

Foto D.R.

Évora: Dia do Forcado a 25 de Março

A empresa de Évora apresentou o cartaz do seu primeiro espectáculo da temporada, a 25 de Março (15h00), o tradicional Dia do Forcado, jornada de demonstração da arte do Moço de Forcado.

Haverá o habitual Concurso de Cernelhas disputado pelos grupos da Associação Nacional de Grupos de Forcados, sendo o vencedor premiado com o troféu que tem os nomes de dois dos maiores cernelheiros de sempre, António José Zuzarte e o saudoso Simão Comenda.

E, como também manda a tradição, teremos oportunidade de rever algumas das antigas sortes hoje caídas em desuso, a pega de cadeira (executada pelo GFA de Montemor), a sorte de gaiola (GFA de Évora), a casa da guarda (GFA do Aposento do Barrete Verde de Alcochete) e a pega de costas (GFA de Coruche).

O programa anuncia ainda a presença de campinos do Alentejo e do Ribatejo e os bilhetes estão à venda, em Évora, na Tasquinha Dona Bárbara e também na Ticketline.

A empresa da Arena D'Évora anunciou também já as datas das quatro corridas de toiros que realizará em 2023: o 63º Concurso de Ganadarias a 21 de Maio; a corrida de São Pedro a 1 de Julho; a corrida de Verão a 30 de Setembro; e a corrida ide Outono a 28 de Outubro.

Foto M. Alvarenga

Ontem, 2ª feira: 11.081 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
3 399
Visualizações 
de página de ontem
11 081
Visualizações de páginas 
no último mês
258 480
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
38 936 441

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

4ª feira e sábado: temporada arranca em Mourão

Andrés Caballero de luto por morte de sua Mãe

Andrés Caballero, antigo matador de toiros, apoderado de Diego Ventura e Rui Fernandes, nosso querido amigo, está de luto por morte de sua Mãe.

Dª Maria del Campo Benito morreu aos 92 anos. Era natural de San Sebastián de los Reyes (Madrid) e pertenceu a uma família de agricultores e ganadeiros daquele município.

O funeral terá lugar amanhã em San Sebastián de los Reyes.

A Andrés Caballero e a toda a Família enlutada, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Batista Duarte projecta temporada para se despedir das arenas

O cavaleiro tomarense Batista Duarte, que tem toureado pouco nos últimos anos, vai regressar esta temporada para actuar em algumas corridas em Portugal e em Espanha (onde desfrutou de bom cartel nos seus tempos) e despedir-se em definitivo das arenas.

Já teve contactos com empresários nacionais e no país vizinho vai ser apoderado por Mário Hidalgo nesta última campanha.

Batista Duarte recebeu a alternativa em 11 de Agosto de 1989 na praça de toiros de Tomar, apadrinhado pelo saudoso Joaquim Bastinhas (foto de baixo), com o testemunho de Rui Salvador e Frederico Carolino.

"Posso não ter sido uma primeira figura, mas andei cá com paixão e dignidade e gostava de me despedir da mesma forma, fazendo alarde dos valores de antigamente, do romantismo, da aficion e da entrega, que eram apanágio dos toureiros de outros tempos" - disse em 2017 numa entrevista ao "Farpas".

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.

Safara: Tertúlia "Os Saltimbancos" distinguiu figuras do mundo tauromáquico

A nova Tertúlia "Os Saltimbancos", de Safara, realizou no sábado, no restaurante local "O Arcada", com a sala cheia, o seu primeiro jantar de entrega de troféus aos triunfadores da última temporada no Concelho de Moura, distinguindo também outras personalidades do mundo tauromáquico.

Os premiados como triunfadores foram o cavaleiro Miguel Moura, o Real GFA de Moura e a ganadaria Veiga Teixeira (cujo proprietário, António Francisco da Veiga Teixeira, não pôde marcar presença por motivos de saúde).

Ao Prof. Marco Gomes (proprietário e grande dinamizador do Museu Taurino de Alter do Chão Ramagens, Ouro e Prata), ao cavaleiro Gilberto Filipe (Bicampeão Mundial de Equitação de Trabalho) e ao ganadeiro Paulo Tomé (novo proprietário da afamada ganadaria Oliveira Irmãos) foram outorgados os prémios Aficion.

Com os prémios Carreira foram homenageados três grandes forcados que em 2022 se despediram das arenas: Pedro Coelho dos Reis (ex-cabo do GFA do Aposento da Chamusca), João Rei (o grande primeiro ajuda do GFA de Alcochete) e Carlos Silva (o emblemático rabejador do GFA de Vila Franca de Xira). Os três forcados distinguidos ofereceram à Tertúlia, cada um deles, uma fotografia dos seus tempos nas arenas (foto de cima).

Foi ainda outorgado ao rejoneador mexicano Emiliano Gamero o prémio Top Mundial. Tanto este, por se encontrar a cumprir a temporada no seu país, como o ganadeiro António Francisco da Veiga Teixeira, receberão os seus prémios em próxima oportunidade.

Fotos D.R.

Rui Gato Rodrigues foi o orador da noite
Miguel Moura: melhor cavaleiro de 2022 no Concelho de Moura
Valter Rico, cabo do Real GFA de Moura, recebeu o prémio das
mãos de Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura

Pedro Coelho dos Reis, ex-cabo do GFA do Apos. da Chamusca
João Rei (à direita), o célebre primeiro ajuda do GFA de Alcochete
Gilberto Filipe recebeu o prémio das mãos de Carlos Silva
(à direita), antigo forcado e equitador, também ele distinguido
Paulo Tomé, o novo proprietário da ganadaria Oliveira Irmãos
Rui Gato Rodrigues, Lisa Tereno, Ana Meira, Marcos Gomes e
António Tereno
Luis Isidro (Tertúlia "Os Saltimbancos") e Pedro C. Reis
Luis Gato Rodrigues, presidente da Tertúlia, o
aficionado eborense Edalberto Figueiredo e Rui
Gato Rodrigues

Luis Mira, secretário-geral da CAP: "Em Portugal não existe nenhum toureiro que seja figura pública"

Frontal e trazendo mesmo alguma polémica para a praça pública, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luis Mira, abordou o tema da tauromaquia numa extensa entrevista à jornalista Sandra Peres Pinto no semanário "Nascer do Sol", pondo o dedo em algumas feridas, considerando que "as cidades perderam a cultura das corridas de toiros muito por culpa dos toureiros, porque para se defender uma determinada coisa é preciso o protagonista dar a cara" e nos dias de hoje em Portugal, afirma, "não existe nenhum toureiro que seja figura pública".

"Vamos a Espanha e existem sete, dez toureiros que são figuras públicas. São reconhecidos em qualquer parte do país e fazem anúncios das mais prestigiadas marcas espanholas. Como é conhecido um cantor ou um chef", acrescenta Luis Mira, afirmando ainda que "hoje tem mais estatuto ser chef em Portugal do que ser toureiro".

O secretário-geral da CAP recorda ainda que "há uns anos, o Mestre Batista fez o anúncio da Gillette" (corrigimos, era um anúncio do creme Palmolive e não da Gillette, mas o engano não tem qualquer relevância), "acho que isso diz tudo".

"Na altura, quem fazia o anúncio cii da Gillette não era o Cristiano Ronaldo, isto demonstra a importância que tinham as corridas de toiros", acrescenta, considerando que "há uma necessidade de existirem protagonistas dos próprios toureiros".

Luis Mira afirma ainda na entrevista que a tauromaquia "em Espanha ´ºe mais puritana do que cá, porque o toiro não tem os cornos protegidos porque não há pegas. São coisas distintas".

Foto M. Alvarenga

México: Ventura único e implacável corta um rabo em Villa Hidalgo

Único e implacável, Diego Ventura cortou ontem quatro orelhas e um rabo (duas ao primeiro toiro e os máximos troféus no segundo) na corrida mista celebrada na localidade mexicana de Villa Hidalgo.

Lidaram-se toiros de Rosas Viejas, de jogo variado, destacando-se o primeiro e o quarto, ambos lidados por Ventura, premiados com arraste lento.

Com Diego Ventura, máximo triunfador da tardem alternaram ontem os matadores Fermín Espinosa "Armillita IV" (orelha e ovação) e Diego Sánchez (também orelha e ovação) e os forcados Amadores de México, que executaram duas grandes pegas por intermédio de René Tirado e Luis Montes Ocas.

Fotos Manolo Briones/NTR Toros 



Mais fotos da grande festa de aniversário de José Luis Cochicho

Maris Inês Cochicho e, em baixo, José Luis e sua
Mulher com os cunhados, Antónia e João Serrano

Fique agora com mais algumas fotos dos muitos amigos de José Luis Cochicho que no sábado estiveram a seu lado em Vila Viçosa na grande festa de celebração do seu 60º aniversário natalício.

Fotos D.R.

Luis Filipe Cochicho
José L. Cochicho com Sandra Strecht e Rui Salvador

Dr. Jorge Silva com seu filho e nora e Luis Filipe Cochicho

Mariana e António Manuel Alves, proprietários do Hotel Marmoris
Manuela e Maria Inês Cochicho com amigas
Vitor Costa, proprietário do Hotel Mar Bravo da Nazaré, com
sua Mulher, filha e genro
José Luis Cochicho, João Simões e José Peseiro
Dr. Carlos Franco e Joana Barata Silvério
Manuela e José Luis com o Dr. Gorjão Henriques, Mulher e filhos
Manuel Telles Bastos, José L. Cochicho e Manuel Jorge de Oliveira
Vitor Mendes, Débora Godinho e Manuel Telles Bastos
Antónia Serrano e Mariana Alves (Hotel Marmoris)
Fatucha Pinto Bessa e Miguel Alvarenga
Maria Cornacho e Joana Barata Silvério