domingo, 30 de setembro de 2012

Próximo fim-de-semana: 2 super-cartéis em Zafra!


Moura ovacionado: Manuel Escribano foi o triunfador hoje em Olmedo



O matador sevilhano Manuel Escribano (foto de cima) foi o triunfador da corrida que esta tarde se realizou em Olmedo (Valladolid), cortando uma orelha no primeiro toiro e duas no segundo. Esaú Fernández foi ovacionado em ambos. João Moura Jr. (foto ao lado), que actuava como único cavaleiro, foi também ovacionado no final das suas duas lides, não obtendo troféus. Lidaram-se toiros de várias ganadarias.

Fotos "Toros Oriente" e António Santos/Tobrantes/Arquivo

"Palha Blanco" fez hoje 111 anos!


Sem cerimónias de maior, em vésperas de mais uma Feira de Outubro (próximo fim-de-semana), a praça "Palha Blanco", de Vila Franca de Xira, assinala hoje, 30 de Setembro, o seu 111º aniversário. E efeméride é recordada na rede social "Facebook" pelo Clube Taurino Vilafranquense, que frisa "não esquecer" a sua praça... ao contrário de muitos...

Foto D.R.

9 orelhas hoje na corrida de rejoneio em Pozoblanco

Grande triunfo de Ventura, que cortou quatro orelhas
Foto Carlos Nuñez
Três momentos da triunfal actuação de Pablo Hermoso hoje em Pozoblanco:
a saída em ombros, o "telefone" com o "Pirata" e um ferro curto com o "Manolete"
e na foto de baixo com as duas orelhas do seu primeiro toiro

Fotos Juan Andrés Hermoso de Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas

Três quartos de entrada e uma tarde apoteótica de toureio a cavalo hoje em Pozoblanco (Córdoba), uma praça gerida pelo conhecido empresário José Cutiño (na foto ao lado, na trincheira).
Lidaram-se bons toiros de Bohórquez e actuaram Pablo Hermoso de Mendoza (duas orelhas no primeiro e uma no segundo), Andy Cartagena (ovação e duas orelhas) e Diego Ventura (duas orelhas em cada toiro). Os três rejoneadores sairam triunfalmente em ombros.

Fotos D.R.

Paulo Caetano autor do prefácio: romance tem por estrela o cavalo Lusitano


O Maestro Paulo Caetano é o autor do prefácio e fará no próximo dia 11 a apresentação, no Salão Nobre do Campo Pequeno, do livro "Soberano Lusitano", romance de estreia de Rui Esteves da Costa, que homenageia um dos maiores patrimónios nacionais: o cavalo Lusitano.


Próximo sábado em Beja: Ajude a Ajudar!


Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Ontem na Moita: acção para ajudar Nuno Carvalho foi um êxito



Foi um sucesso absoluto - e ainda bem! - a acção promovida ontem junto à Câmara Municipal da Moita do Ribatejo para recolher tampas de plástico e desta forma ajudar a adquirir os equipamentos necessários para a recuperação do forcado Nuno Carvalho "Mata", do Aposento da Moita, ainda internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em consequência das graves lesões sofridas durante a Corrida TV de 30 de Agosto no Campo Pequeno.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo

Vila Franca: última grande Feira Taurina da temporada!


Caetanos com final brilhante de temporada!

Quinta-feira no Campo Pequeno, triunfo ganadeiro de Paulo Caetano
foi premiado com aplaudida volta à arena no quinto da ordem
com o jovem cavaleiro David Oliveira.
Antes, Caetano fora por três vezes chamado à arena, mas recusou

O memorável triunfo de João Moura Caetano ontem em Elvas (foto ao lado), encerrando com "chave de ouro" uma temporada de total e absoluta consagração, aconteceu 48 horas depois de também seu Pai, o Maestro Paulo Caetano, ter alcançado notável sucesso, desta vez como ganadeiro, na novilhada do Campo Pequeno - praça onde esta época se despediu das arenas depois de uma inolvidável lição de bom toureio a cavalo.
Caso para assinalar que a época 2012 não poderia ter terminado de melhor forma para os Caetano. O êxito de João, ontem, sucede também depois dos dois triunfos finais da sua temporada em Espanha (duas saídas em ombros) e da sua lembrada "encerrona" em Monforte, um dos grandes momentos deste ano tauromáquico em arenas nacionais.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com e Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.com

5ª feira no Campo Pequeno: o fausto das Touradas Reais do Século XVIII




A corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que já ganhou raízes na programação da temporada tauromáquica do Campo Pequeno, pelo repositório de tradição e história que contém, realiza-se na próxima quinta-feira, dia 4 de Outubro.
São dois espectáculos num só pois, para além da corrida de toiros propriamente dita, assiste-se a um faustoso cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça devidamente engalanada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbalerio, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, Sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.
Os jovens cavaleiros revelações da temporada de 2012 constituem o cartaz desta corrida.
Para lidar um curro da divisa Branco Núncio, estarão em praça os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Ribeiro Telles Jr., Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e os praticantes João Salgueiro da Costa e João Maria Branco.
Trata-se de um naipe de jovens cavaleiros dos que mais se destacaram ao longo desta temporada e que prometem uma acesa competição, aproveitando assim o facto de, pela primeira vez, actuarem no mesmo cartel.
As pegas estarão a cargo dos dois mais antigos e prestigiados grupos de forcados amadores, numa noite em que serão publicamente homenageados dois dos seus mais distintos forcados, simultaneamente duas glórias maiores da arte tão portuguesa de pegar toiros: Simão Comenda (Montemor) e Nuno Megre (Santarém).
Lida-se um imponente curro da ganadaria Branco Núncio, fundada em 1926 por João Branco Núncio, o "Califa de Alcácer", sendo na actualidade administrada pelos seus herdeiros. Tem como procedência Soler e Urquijo, e o seu encaste actual é Murube-Urquijo.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo

Corrida de rejoneio hoje em Pozoblanco



Depois de ontem e devido ao mau tempo, ter ficado suspensa a Corrida Goyesca em Pozoblanco (Córdoba), onde actuariam Padilla, Morante e "El Juli", o tempo hoje melhorou e deverá realizar-se a corrida de rejoneio em que estão anunciados Pablo Hermoso de Mendoza, Andy Cartagena e Diego Ventura.
Na foto de cima, o empresário José Cutiño, gerente da praça, com Roberto Domínguez e Morante de la Puebla ontem, na hora de decidir a suspensão da corrida.

Foto Arjona/aplausos.es

Moura Jr. hoje em Olmedo (Valladolid)



Depois de ontem ter ficado suspensa devido ao mau tempo a corrida em que actuava em Corella (Navarra), João Moura Jr. actuará esta tarde em Olmedo (Valladolid), como único cavaleiro, numa corrida mista/concurso de ganadarias, ao lado dos matadores de toiros Manuel Escribano e Esaú Fernández.
No próximo sábado, 6 de Outubro, João Moura Jr. regressa a arenas portuguesas para tourear no Coliseu de Elvas a sua terceira e última corrida da época entre nós, ao lado de seu Pai e de seu irmão Miguel.

Foto António Santos/Tobrantes/@João Moura Jr.

5ª feira, Campo Pequeno: Gala à Antiga Portuguesa


Próximo sábado: Dinastia Moura no Coliseu de Elvas


Momentos de glória: a apoteose de Moura Caetano ontem em Elvas



A cada ferro, o público levantou-se das bancadas como que impelido por uma mola. Não podia ter sido mais memorável, ontem no Coliseu de Elvas, o encerramento da temporada do Triunfador João Moura Caetano.
Inicialmente com o "Zidane" em dois compridos a aguentar até ao limite, depois em espectaculares curtos com o fantástico "Temperamento" e por fim com o "Xispa" e o "Sete", Caetano repartiu a glória com estes quatro craques da sua extensa quadra, com os quais nos brindou ao longo da temporada e em diferentes ocasiões, momentos que marcam o ano de 2012 e o consagram em definitivo como o grande e indiscutível triunfador da "nova vaga". Há um facto que importa registar: em seis corridas e com seis directores distintos, escutou música logo aos ferros compridos! Ontem, no Coliseu "José Rondão de Almeida", João Moura Caetano "acabou com o quadro", "bordou o toureio" e pôs um ponto final apoteótico numa temporada que fica na História. Brindou a sua última lide de 2012 à sua eficiente equipa (foto de cima): ao "braço-direito" Sérgio Batista, ao apoderado Rodrigo Tendeiro e aos bandarilheiros Pedro Paulino e Diogo Fera. A seguir, brindou ao público uma das grandes actuações desta temporada - melhor "chave de ouro" para fechar a época era impossível!

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Famosos ontem na nocturna de Elvas

A autoridade também tem direito a aparecer no "Farpas Blogue"!
Marco Gomes entrevistando o Maestro Bastinhas para a FER-TV
A "turma" das festas de Vila Boim (próxima semana) desfilou ontem em Elvas
Contagiante alegria: Bastinhas no seu melhor!
Maestro Bastinhas com seu filho Iván Nabeiro e António Patrício
Maestro António Ribeiro Telles
O nosso Hugo Teixeira
A direcção da corrida, presidida por Ricardo Pereira
Maestro Paulo Caetano entrevistado pela Rádio Elvas
Moura Caetano e a sua Equipa de Sucesso: Sérgio Batista, Rodrigo Tendeiro
e os bandarilheiros João Diogo Fera e Pedro Paulino "China"
Bárbara Roquette, Mulher do empresário Carlos Pegado,
promotor da corrida de ontem no Coliseu de Elvas
Comendador Rui Azinhais Nabeiro e sua filha Helena,
Mulher do Maestro Joaquim Bastinhas

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Momentos de triunfo na nocturna de ontem em Elvas

Bastinhas pai e filho empolgaram na lide a duo
Reconhecida experiência do Maestro Joaquim Bastinhas
"deu a volta" a um toiro mansote
Maestro António Ribeiro Telles conseguiu grandes ferros
num toiro que não ajudou ao êxito
Grande noite de Manuel Telles Bastos ontem em Elvas:
sobriedade, madurez e uma classe tremenda!
Lide emotiva de Marcos Bastinhas no seu toiro a sós

Como atrás referimos, a nocturna de ontem no Coliseu "José Rondão de Almeida", em Elvas, segunda e última corrida da Feira de S. Mateus - no próximo sábado realiza-se uma terceira corrida com os Mouras, extra-feira - registou meia casa (depois da lotação esgotada na semana anterior) e um triunfo apoteótico de João Moura Caetano. Muito bem apresentados e a deixarem-se lidar, os toiros de Dª Maria Guiomar Cortes de Moura pecaram apenas pela escassa transmissão. Há ainda a destacar uma actuação verdadeiramente "poderosa" do clássico Manuel Ribeiro Telles Bastos, jovem cavaleiro que está a marcar de forma notável esta recta final da temporada, uma lide correctíssima em que se evidenciou a sobriedade, a madurez e a tremenda classe deste cavaleiro. Marcos Bastinhas esteve emotivo na lide a sós, mas brilhou sobretudo no toiro a duo, lide repartida com seu Pai, que motivou o alvoroço nas bancadas. No toiro a sós, sem qualidade e manso, o Maestro Joaquim Bastinhas fez o que pôde e deu a volta por cima com a sua reconhecida experiência. Também mansote foi o toiro de António Ribeiro Telles, que não deixou em Elvas os seus créditos por mãos alheias, rubricando uma excelente actuação, ao seu melhor nível.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com