quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Ventura máximo triunfador da Feira de Cali
Diego Ventura foi galardoado com o troféu "Señor de los Cristales" que o reconhece como grande triunfador da 57ª Feira de Cali, na Colômbia - onde cortou quatro orelhas na corrida de 27 de Dezembro.
Foram ainda premiados o matador Luis Bolívar, a ganadaria de Ernesto Caicedo, o novilheiro Andrés Roca Rey e o toiro "Bujon" da ganadaria de Paispamba.
Foto D. Caballero/@Diego Ventura
Expectativa: cartel de Mourão anunciado amanhã
O cartel do primeiro festejo da próxima temporada - o festival de 1 de Fevereiro em Mourão - vai ser oficialmente divulgado amanhã, primeiro dia do ano, pelo Dr. Joaquim Grave, que o organiza pelo segundo ano consecutivo. A expectativa é enorme. É já conhecida a presença dos Forcados de S. Manços e da ganadaria Murteira Grave. Os sites avançam vários nomes - mas a verdade chega amanhã! Aguardemos.
Foto D.R.
"El Pipo do Rejoneio" apodera novilheiro Jairo Pavón
O conhecido apoderado espanhol Paco Cáceres (à direita, na foto), conhecido como "El Pipo do Rejoneio" (numa clara alusão ao famoso apoderado que descobriu "El Cordobés"), vai também gerir a carreira do novilheiro Jairo Pavón, aluno da Escola de Toureio de Badajoz - que assim se junta ao vasto plantel de artistas (rejoneadores) que representa e que são Curro Bedoya, Ferrer Martín, Alejandro Rodríguez e ainda os portugueses Ana Rita e David Gomes.
Foto D.R.
Sérgio Nunes recupera em casa: final de ano acidentado
Sérgio Nunes já se encontra em casa, depois de ter sido operado no Hospital de Santarém na sequência de uma cornada sofrida terça-feira quando tentava na ganadaria de António Silva (Herdeiros), próximo de Coruche.
O jovem aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno sofreu uma cornada de 10 centímetros, de trajectória ascendente, no terço superior da face interna da coxa direita. O acidente ocorreu quando lidava a última vaca, grande e astifina, já na fase final da faena.
Sérgio Nunes foi transportado ao Hospital de Santarém, onde foi operado de urgência. Já depois da cirurgia, o jovem toureiro foi observado pelo reputado cirurgião espanhol Luis Carlos Franco (foto de cima), responsável pela enfermaria da Monumental de Badajoz e grande amigo dos toureiros portugueses, que fez questão de observar e confortar o promissor aluno da Academia do Campo Pequeno.
Fotos D.R./cortesia Campo Pequeno
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Funcionário da Monumental do México recupera no hospital: toiro destroçou-lhe a cara
"O toiro destroçou-lhe metade da cara... sofreu fracturas do nariz, da boca e do osso dos olhos" - palavras de Leonardo Sánchez, funcionário (monossábio) da Monumental do México e pai de César Sánchez, igualmente empregado da empresa e que domingo foi violentamente atingido por um toiro que saltou as tábuas e o apanhou desprevenido na trincheira (na foto de cima, no hospital).
"Graças a Deus está vivo, porque depois de o atingir, o toiro caíu-lhe em cima e não o golpeou mais", acrescenta. César Sánchez foi, como noticiámos ontem, um dos sete feridos assistidos na enfermaria da Monumental do México durante a acidentada corrida do passado domingo.
Fotos Diário Cancha/@mundotoro.com e aplausos.es
2014 chega ao fim: os CASOS que marcaram o ano
Fotos Emílio de Jesus, M. Alvarenga, Estevão Nunes e D.R.
Levesinho sobre V. Franca: "Hei-de voltar um dia!"
Ricardo Levesinho (empresa "Tauroleve") mantém inalterável a sua decisão de não voltar a gerir a praça "Palha Blanco" (Vila Franca de Xira). Questionado pelo "Farpas", disse: "Tudo aquilo que passei em Vila Franca foi um sonho de criança que, graças a Deus, consegui realizar. Hei-de voltar um dia. Esse momento surgirá quando eu conseguir ter condições pessoais e profissionais que me permitam ter a capacidade para fazer um trabalho bonito e positivo. Para ter essa capacidade, preciso de ter mais tempo disponível, que agora não consigo ter".
Foto Maria João Mil-Homens
Ana Rita já contratada para Agosto em Vinhais
Depois de este ano ali ter obtido um grande triunfo, actuando a substituir a francesa Lea Vicens, a cavaleira Ana Rita já está contratada pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho para voltar a tourear em Vinhais na corrida das festas tradicionais em 8 de Agosto do próximo ano - informa o seu apoderado, Maurício Vale.
A jovem cavaleira classificou-se este ano na terceira posição entre 83 artistas no escalafón espanhol, somando 31 corridas em que cortou 47 orelhas e 4 rabos.
Foto Vitor Neno Photografia
Pablo não confirma nem desmente ruptura com a Casa Chopera
Cauteloso, Pablo Hermoso de Mendoza "não confirma, nem desmente" a cisão com a Casa Chopera - uma notícia avançada ontem em exclusivo mundial pelo "Farpas". Entrevistado ontem pelo programa radiofónico "Clarín Taurino" enquanto decorria a corrida em que obteve duas orelhas em Cali (Colômbia), Pablo Hermoso afirmou que "em Espanha seguirei com a Casa Chopera e no México serei dirigido pela ETMSA", o grupo mexicano que, segundo fontes fidedignas, o poderia passar a apoderar a nível mundial. Nas suas declarações, o Nº1 do rejoneio não deixou claro se a ligação de apoderamento aos Chopera está sólida ou se poderá haver mudança.
Já Juan Andrés Hermoso de Mendoza, seu irmão e braço-direito, afirmou ao "Farpas" que "Pablo, no dia de hoje, não tem nenhuma intenção de deixar os Chopera. Não sei se mais adiante as coisas darão alguma volta, que hoje, todavia, não existe...".
Não há fumo sem fogo, lá diz o ditado.
Foto Juan Andrés H. Mendoza
Antigo forcado de Santarém: morreu o Marquês da Graciosa
Luto no mundo tauromáquico pela morte, hoje, do Engº Fernando de Figueiredo, Marquês da Graciosa, que nos anos 40 foi destacado elemento do Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Coudeleiro e ganadeiro de renome, era Pai e Avô de vários elementos do mesmo grupo de forcados.
O funeral realiza-se amanhã, 31 de Dezembro, às 15 horas, precedido de missa na Quinta da Graciosa (Anadia).
A toda a Ilustre Família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Foto D.R./@Grupo de Forcados Amadores de Santarém
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Forcados de S. Manços e toiros Grave no festival de Mourão
O site "toureio.pt" adianta que será o Grupo de Forcados de S. Manços a pegar os dois toiros da lide equestre no primeiro festejo da próxima temporada, a 1 de Fevereiro em Mourão, acrescentando ainda que os toiros serão da ganadaria Murteira Grave. O elenco completo do festival - dois cavaleiros e quatro espadas - será oficialmente divulgado pela organização (a cargo do Dr. Joaquim Grave) no próximo dia 1 de Janeiro. Como revelámos, estará pela primeira vez em disputa um troféu para a melhor faena a pé.
Foto D.R.
Os casos da temporada: amanhã, aqui, em destaque
Apesar da boa disposição patente na foto de cima, onde João Ribeiro Telles, a Drª Paula Mattamouros e Rui Bento riem a bandeiras despregadas na trincheira do Campo Pequeno, a verdade é que o cavaleiro da Torrinha não chegou este ano a acordo com a empresa e não toureou na primeira arena do país - o mesmo aconteceu com Duarte Pinto e João Moura Caetano (foto ao lado) e também com o (eterno) praticante Salgueiro da Costa.
Estes e outros casos que marcaram a temporada de 2014 - amanhã em grande destaque aqui no "Farpas" . Não perca!
Fotos Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot-com e Emílio de Jesus
Exclusivo mundial: Pablo Hermoso termina apoderamento com a Casa Chopera
Pablo Hermoso em Maio no Campo Pequeno, na corrida de abertura da temporada lisboeta, com Óscar Chopera e Rui Bento |
Exclusivo "Farpas" - A bomba pode estoirar no início do ano e apesar de ainda não haver confirmação oficial, o "Farpas" está em condições de adiantar, em rigoroso exclusivo mundial, que Pablo Hermoso de Mendoza se pode separar da poderosa Casa Chopera, que o apodera há vários anos, passando a ser apoderado pela empresa mexicana Espectáculos Taurinos de México (ETMSA) - que lhe fez uma exclusiva de 30 corridas para a temporada no México e que pode vir a gerir a carreira do rejoneador navarro a nível mundial.
Esta empresa é gerido pelo multimilionário Alberto Baillères González, presidente do Grupo Bal e que, com 81 anos (foto ao lado), é detentor da terceira maior fortuna do México.
A empresa já apodera o matador Morante de la Puebla e tem como representante em Espanha o antigo matador António Barrera (ambos na foto ao lado) e promete vir a ter grande influência e poder em Espanha. Comprou a ganadaria de Zalduendo, tornou-se empresa na praça de Córdoba e tudo indica que passará também a gerir a carreira do matador de toiros Alejandro Talavante, com quem assinou uma exclusiva de 25 corridas para o próximo ano. No México, detém a gestão das importantes praças de Aguascalientes e Guadalajara e também de outras, como as de Ciudad Juárez, Mérida, León e Monterrey, sendo igualmente proprietária de duas das mais importantes ganadarias mexicanas, as de Begoña e Mimihuapan.
Pablo Hermoso de Mendoza encontra-se na Colômbia e, segundo fontes espanholas, pode anunciar no princípio do ano a sua separação dos apoderados Chopera, passando a ser gerido pelo grupo mexicano.
Fotos D.R.
Espanha: Talavante e "Capea" mudam de apoderados
Mais novidades em Espanha do que em Portugal, no que à dança de apoderados diz respeito: Alejandro Talavante (foto da esquerda) e Curro Vásquez separam-se, após um ano de união profissional - revela o site da revista "Aplausos". O matador firmou recentemente uma exclusiva de 25 corridas para a próxima temporada com a empresa mexicana Espectáculos Taurinos de México, tudo levando a crer que ficará por aqui no que respeita ao seu apoderamento e num momento em que este poderoso grupo mexicano reforça a sua presença em Espanha depois de também apoderar Morante de la Puebla, de ter comprado a ganadaria de Zalduendo e de ser a nova gestora da praça de Córdoba.
Também Pedro Gutiérrez "El Capea" (foto da direita) se desligou da empresa "Eventauro", dos irmãos Hebrero, depois de a eles ter estado ligado nas últimas duas temporadas, desconhecendo-se ainda quem vai gerir a carreira do diestro de Salamanca.
Fotos M. Alvarenga e D.R.
Subscrever:
Mensagens (Atom)