quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Borja Jiménez e Tiago Santos triunfam ontem em Barrancos

Toiros de morte em Portugal - só mesmo na vila de Barrancos!
Maestro Vitor Mendes assistiu ontem em Barrancos à corrida de morte ao lado de "Espartaco" Pai
O espanhol Borja Jiménez aponta futuro promissor
Um bom par de bandarilhas de Tiago Santos
O novilheiro de Vila Franca esteve artista e arrojado na faena de muleta
Estocada de Tiago Santos, que pela primeira vez matou um toiro em Portugal
Tiago Santos com o ex-matador, hoje bandarilheiro, Nuno Manuel "Velásquez"

Fernando Clemente - A tradição cumpriu-se ontem uma vez mais em Barrancos, no segundo dia das festas de toiros de morte, únicas em Portugal. Frente a dois bons toiros de Couto de Fornilhos, os novilheiros Borja Jiménez (espanhol) e Tiago Santos (o promissor pupilo do Maestro Vitor Mendes na Escola de Vila Franca) apontaram belíssimos detalhes quer de capote ou muleta, tendo o lusitano brilhado com as bandarilhas.
A última corrida de morte realiza-se hoje em Barrancos com a lide de um toiros da mesma ganadaria pelo Maestro Mendes - aguardado na vila alentejana, onde já ontem esteve, como enorme e justificada expectativa.

Fotos Fernando Clemente/parartemplarmandar.blogspot.com

João José diz adeus às arenas sábado na Aldeia da Luz


O consagrado bandarilheiro João José Vieira Pedro (na foto, em Las Ventas, com seu filho João Pedro "Juca") vai despedir-se das arenas no próximo sábado, 3 de Setembro, na corrida de toiros que se realiza na Aldeia da Luz, sua terra natal, a partir das 18 horas, com cartel formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas (a cuja quadrilha pertenceu durante muitos anos), José Manuel Duarte e Sónia Matias, bem como pelos grupos de Forcados de Cascais e da Póvoa de S. Miguel.
Cunhado do também bandarilheiro retirado Jacinto Fernandes e pai dos bandarilheiros Ricardo Pedro (ex-novilheiro) e João Pedro, João José reside há muitos anos em Vila Franca de Xira, embora sendo natural da alentejana Aldeia da Luz - onde agora dirá adeus às arenas.
Toureiro eficiente e profundo conhecedor do toiro, foi uma figura marcante de uma importante geração de bandarilheiros. Um olé bem alto na hora do adeus!

Foto Ricardo Relvas

Hoje no "Faenas": "Nené" faz antevisão da Feira da Moita



Depois de ontem ter apresentado oficialmente os cinco cartéis que compõem a próxima Feira da Moita, o empresário António Manuel Cardoso "Nené" faz hoje a antevisão do certame numa entrevista a Diogo Marcelino, a partir das 19 horas no programa "Faenas" da Rádio Ultra FM - que pode ser ouvido em 88.2 FM ou aqui na internet clicando em www.ultrafm.pt.
Diogo Marcelino apresenta ainda hoje uma reportagem da Corrida do Sporting no Campo Pequeno, com depoimentos dos matadores Vitor Mendes e António Ferrera, dos cavaleiros Rui Fernandes e Marcos Bastinhas e ainda de Rui Bento.
Também no "Faenas" de hoje, uma entrevista de vida à cavaleira Ana Batista - a não perder, logo, a partir das 19 horas.

Foto João Dinis

Namorada tranquiliza meio taurino: "O Pedro está estável e já só pensa em reaparecer nas arenas!"


Susana Dores, namorada do bandarilheiro Pedro Paulino "China" - membro da quadrilha do cavaleiro Moura Caetano, mas que na altura da colhida toureava às ordens do matador António João Ferreira -, vítima de cornada na perna quando actuava na segunda-feira na primeira corrida de toiros de morte em Barrancos, tranquilizou esta madrugada o meio taurino ao informar na página do "Facebook" do toureiro que "o Pedro está estável e já só pensa em recuperar. Estamos confiantes que dentro de pouco tempo estará de volta às arenas".
Susana visitou hoje o namorado no Hospital de Vila Franca, para onde foi transferido esta manhã depois de ontem ter sido operado no Hospital de Beja a uma cornada limpa, mas profunda, que graças a Deus atingiu apenas tecido muscular e não afectou nenhuma veia ou artéria.
"Em nome do Pedro e em meu também, quero agradecer a todos aqueles que nos têm apoiado" - escreve ainda Susana Dores.
Força, "China"! Rápido restabelecimento!

Foto D.R.

Manuel Manzanares colhido ontem em Ejea de los Caballeros


O rejoneador Manuel Manzanares, filho do antigo matador de toiros José Maria Manzanares e irmão do diestro do mesmo nome, sofreu ontem esta impressionante colhida na arena de Ejea de los Caballeros, Saragoça, quando montava o cavalo "Farruquito", que escorregou, foi alcançado pelo toiro e sofreu uma cornada na axila direita.
O cavaleiro prosseguiu a sua actuação montando o "Talismã" e o cavalo ferido foi socorrido na praça, não correndo perigo de vida e podendo estar de volta às arenas dentro de um mês.

Fotos José L. Mena/burladero.com

Pablo triunfa em Ejea de los Caballeros


No mesmo dia e à mesma hora em que a empresa "Toiros & Tauromaquia" anunciava a sua presença em Setembro na Feira da Moita, Pablo Hermoso de Mendoza sagrava-se triunfador da corrida de rejoneio realizada ontem em Ejea de los Caballeros, província de Saragoça, cortando no seu segundo toiro a única orelha da tarde. No primeiro foi silenciado.
Lidaram-se cinco toiros de Felipe Bartolomé e um sobrero, manso, da divisa portuguesa de Rosa Rodrigues. Hermoso de Mendoxa alternou com Noélia Mota (ovação num toiro e ovação no outro, após dois avisos) e Manuel Manzanares (silêncio e ovação), que sofreu aparatosa colhida, felizmente sem consequências - as fotos já a seguir!

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

Festejos em todo o mundo: ontem, 5.350 visitas ao "Farpas Blogue"!



Visualizações de páginas de hoje
78
Visualizações de página de ontem
5 350
Visualizações de páginas no último mês
122 940
Histórico total de visualizações de páginas
1 156 995



 
Fotos D.R.

Amanhã e dia 8: mais duas "Fabulosas de Verão" na Monumental de Albufeira


Feira de Montemor este fim-de-semana: "Espora de Prata" no sábado, corrida no domingo


Gráfico de visualizações da semana. Hoje já ultrapassámos as 5 MIL visitas!



Visualizações de páginas de hoje
5 191
Visualizações de página de ontem
5 059
Visualizações de páginas no último mês
128 366
Histórico total de visualizações de páginas
1 156 758

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Não perca amanhã!


Um dia mais, acabámos de ultrapassar as 5 mil visitas de aficionados ao "Farpas Blogue", confirmando a nossa liderança. Onde se mete, Alvarenga ganha!...
"Não fui feito para perder!" - diz o polémico jornalista, em entrevista "bombástica" que você não pode perder amanhã - por nada deste mundo!
Em directo do reino dos Algarves, Miguel Alvarenga faz o balanço de (quase) um mês sem jornal "Farpas", fala do sucesso do "blogui" e levanta a ponta do véu em relação ao próximo jornal.
Uma entrevista a não perder! - amanhã à tarde, aqui!

Foto Guilherme Alvarenga

Não há site, nem blog, nem coisa que se pareça com o "Farpas Blogue"! Hoje já ultrapassámos as 5 MIL visitas! E o resto são cantigas!...



Visualizações de páginas de hoje
5 017
Visualizações de página de ontem
5 059
Visualizações de páginas no último mês
128 192
Histórico total de visualizações de páginas
1 156 584

Cala-te boca! - se os outros calam, contamos nós!



O "divórcio" da dupla Maurício Vale/José Luis Gomes com a cavaleira Ana Rita estava "decretado" há mais de uma semana, mas só hoje foi tornado oficial pelos "manager's" da jovem toureira. Em causa estava a "interferência" do cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira no negócio que Maurício fechara com o empresário Bolota para a corrida de inauguração da nova praça da Azambuja...

Num dia, Bolota fechou o contrato com Maurício... no dia seguinte, Manuel Jorge desfez o negócio, alegando que quem mandava era ele e não os apoderados e que se não o contratavam para a Azambuja, Ana Rita também não iria...

Ou seja, Maurício fez o papel de "apoderado-faz-de-conta" e não perdoou. No entanto, só hoje oficializou a sua decisão em comunicado que assinou em parceria com José Luis Gomes.

Também hoje, Maurício e Gomes separaram-se do cavaleiro praticante Mateus Prieto. Passaram ao de leve a ruptura no referido comunicado, mas o toureiro, em declarações a Hugo Teixeira, manifestou já o seu descontentamento pelo facto de os dois apoderados não lhe terem arranjado corridas esta temporada...

Prieto toureou uma corrida televisionada pela TVI "contratado" pelo empresário João Duarte. E também foi ele que o colocou este ano na Monumental de Albufeira em duas corridas, tendo ainda por cumprir uma terceira no próximo dia 8 de Setembro.

Ou nos enganamos muitos, ou João Duarte perfila-se neste momento como "o senhor que se segue" no apoderamento de Mateus Prieto...

Mas também há quem assegure que Prieto "já fechou" contrato de apoderamento com António Morgado, o "manager" dos Bastinhas, ligado a Rui Bento e ao Campo Pequeno...

Assim sendo, a "dança dos apoderados" este ano começou mais cedo. Mas há muitas "bombas" p'ra rebentar! Esperem...

O famoso cartel da Azambuja deve sair nos próximos dias. Sem Oliveira, nem Ana Rita...

O cavaleiro amador David Gomes vai de vento em popa, com o apoio de Jorge D'Almeida... e a benção do Maestro Moura! Vai também marcar presença na Feira da Moita... e há futuro apoderado na costa...

Trocas & baldrocas: João Cerejo toureou este ano na Monumental de Albufeira "a troco" da ida de Tito Semedo ao Campo Pequeno. O "negócio" foi fechado pelo bandarilheiro e apoderado de Cerejo, Diogo Malafaia, com o empresário Fernando Santos - o que significa que há "alguma ligação" do apoderamento de Cerejo com a empresa do Campo Pequeno... ou não?

Diz-se, contudo, que no "pacote" negociado fazia ainda parte uma corrida na Nazaré para Semedo... e que a mesma nunca chegou a surgir. Razão pela qual Fernando Santos deu esta semana "tampa" a Malafaia quando este lhe pediu uma corrida para Carreiras em Albufeira... Enfim, as trapalhadas continuam a "reinar" neste Portugalzinho das Toiradas...

Os cartéis da Feira da Moita foram ao princípio da noite apresentados à Imprensa pelo empresário António Manuel Cardoso "Nené" na "Casa das Enguias"... apesar de já serem todos conhecidos do pessoal.

Duarte Pinto, Tiago Martins e um terceiro cavaleiro deverão compôr o cartel da corrida programada para Setembro, em dia a anunciar, em Alenquer. Pegam os forcados da terra e os mexicanos de Tezuatlán, que se estreiam em Portugal.

Os Forcados Académicos de Elvas e o cavaleiro Marcos Bastinhas deverão voltar à Feira de Mérida, na Venezuela.

O praticante Salgueiro da Costa a um passo de ser apoderado, directa ou indirectamente, pelo gerente do Campo Pequeno, Rui Bento...

José Brás e Pedro Pinto em rota de colisão, como já aqui referimos. A empresa "Toiros & Arena" pode vir a conhecer novos sócios...

Bolota e Caetano: há quem diga que a relação terminará no final da época e quem assegure que a dupla está de pedra e cal. Aproxima-se o fim da temporada, sobem de tom os boatos quanto à tradicional "dança de apoderados"...


Foto D.R. 


Empresários e Toureiros: 
aqui, os vossos anúncios têm OUTRA AUDIÊNCIA!
Por que esperam para anunciar aqui as vossas corridas?
Mais de 1 milhão de visitantes desde que começámos!
Mais de 100 mil seguidores só no último mês de Julho!
Mais de 25 mil aficionados lêem por semana 
o "Farpas Blogue"!
Lideramos a informação taurina na internet!

Lideramos a imprensa taurina na net! Hoje, já mais de 4 MIL visitas ao "Farpas Blogue"!



Visualizações de páginas de hoje
4 648
Visualizações de página de ontem
5 059
Visualizações de páginas no último mês
127 823
Histórico total de visualizações de páginas
1 156 215

"China" estável no Hospital de Vila Franca


É estável o estado do valoroso bandarilheiro Pedro Paulino "China", vítima de cornada nos músculos gémeos da perna, quando ontem toureava na primeira corrida de morte em Barrancos, às ordens do matador António João Ferreira.
Membro da quadrilha do cavaleiro João Moura Caetano, "China" foi evacuado para o Hospital de Beja, onde foi operado ontem à noite e esta manhã, como noticiámos, foi transferido para o Hospital de Vila Franca de Xira, onde permanece internado em recuperação.
Segundo seu pai, "ele está bem, o estado de saúde é estável, a cornada é apenas muscular, já foi hoje visitado pela namorada e pela irmã e encontra-se bem, graças a Deus".
Renovamos ao nosso amigo Pedro Paulino os votos de rápido restabelecimento.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Maurício & Gomes também "largam" Ana Rita...


Ainda a temporada não chegou ao fim e já começou a "dança dos apoderados". Depois de se saber esta tarde que o cavaleiro Mateus Prieto se desligava da dupla de apoderados Maurício Vale/José Luis Gomes, os mesmos acabam de emitir o comunicado que aqui se transcreve e onde dão conta da separação, também, da cavaleira Ana Rita. Neste caso, presume-se, o "divórcio" terá tudo a ver com a "interferência" do cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira no célebre (e ainda não terminado) "Folhetim Azambuja". O empresário João Pedro Bolota negociara com Maurício a contratação de Ana Rita para a corrida de inauguração da nova praça da Azambuja (25 de Setembro) e 24 horas depois, Manuel Jorge (patrono da cavaleira e proprietário dos cavalos que esta utiliza) "desautorizou" o apoderado, afirmando que a toureira não actuaria nessa corrida "porque quem mandava era ele e não os apoderados". Enfim, a Tauromaquia some a segue em episódios desta índole. Eis o comunicado dos apoderados:


Para os devidos efeitos, os signatários comunicam o seguinte:
1 - Os bastidores taurinos, em Portugal, têm, actualmente, no seio do toureio a cavalo, circunstâncias que em nada facilitam a revelação e a afirmação dos seus novos valores, na mais justa relação directa com o seu valor e desejada profissão. E isso impõe, frequentemente, determinadas estratégias com as quais os signatários se não identificam.
2 - Neste contexto, entendemos não se terem desenvolvido as necessárias condições para que, em Portugal, fossem atingidos nesta Temporada 2011 os objectivos a que nos propusemos, de acordo com o valor dos Artistas em questão, o que muito lamentamos.
3 - Igualmente, as circunstâncias levam a rotas de colisão, que dificultam demasiadamente a estratégia pretendida pelos apoderados e assente nos mais elevados princípios tradicionais, reconhecendo-se ingerências inadequadas e atípicas.
4 - Caminhando a Temporada para a sua recta final, e face ao que atrás se disse, decidem os signatários retirar-se, desde esta data, das funções de apoderamento da Cavaleira (de recente e brilhante Alternativa) Ana Rita e do Cavaleiro Praticante Mateus Prieto, a quem, entretanto, auguramos e desejamos as maiores felicidades, na justa medida do valor que ambos têm, e porque bem as merecem.
5 - Esta decisão, nesta data, irá facilitar, mais atempadamente, o futuro de novos apoderamentos, que se adaptem às actuais circunstâncias e contextos, e que, seguramente, estarão interessados em assumir tais funções.
José Luis Gomes e Maurício Vale

Foto João Dinis

Prieto separa-se de Maurício e Gomes


O cavaleiro praticante Mateus Prieto pôs hoje termo à relação de apoderamento que mantinha com a dupla Maurício Vale/José Luis Gomes.
Em declarações a Hugo Teixeira, no blog "diário taurino", o jovem cavaleiro diz que os apoderados "este ano não me arranjaram corrida nenhuma" e adianta que a ruptura ocorreu "de mútuo acordo e de forma amigável".
Mateus Prieto, praticamente parado esta temporada, leva toureados apenas 13 festejos, a maior parte dos quais negociados pelo empresário João Duarte - que pode bem ser o "senhor que se segue" no apoderamento...

Foto M. Alvarenga/Arquivo

O cartaz oficial da Feira da Moita


Só hoje: já nos visitaram mais de 3 MIL aficionados!



Visualizações de páginas de hoje
3 101
Visualizações de página de ontem
5 059
Visualizações de páginas no último mês
126 276
Histórico total de visualizações de páginas
1 154 668

Escândalo em Espanha: "La Cubierta" de Leganés (Madrid) fechada por falta de segurança!


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Uma das mais modernas praças de toiros de Espanha, conhecida como "La Cubierta" de Leganés (Madrid), foi encerrada pelo Ayuntamiento (autarquia) local por falta de segurança. Segundo José Javier de Diego, vereador (consejal de comércio, indústria e emprego), "as evidentes deficiências em matéria de segurança" foram as principais razões do encerramento temporal da praça.
Uma vistoria ao moderníssimo tauródromo detectou graves deficiências na instalação eléctrica, ausência de pressão nas bocas de incêndio e falta de segurança geral para os espectadores.
O Ayuntamiento culpa a empresa adjudicatária da praça de toiros, Asuntos Taurinos y Espectáculos S.A. como "presumível responsável da muito grave infracção atrás referida", o que vai originar multas compreendidas entre os 30.051 e os 601.012 euros.

Foto D.R.