segunda-feira, 31 de julho de 2023
As expectativas - e os toiros - de Manuel Veiga para o próximo sábado na Nazaré
Veja neste video os toiros da emblemática ganadaria de Manuel Veiga para a segunda corrida da magnífica Temporada de Verão na praça do Sítio da Nazaré - já no próximo sábado 5 de Agosto (22h15) - e oiça as palavras do ilustre ganadeiro, que nos apresenta as suas expectativas para esta noite.
Um cartel de futuro com os cavaleiros Francisco Palha, Luis Rouxinol Jr. e António R. Telles Filho e com os grupos de forcados de Azambuja, do Aposento da Chamusca e do Clube Taurino Alenquerense - que disputam um Concurso de Pegas.
Mais uma corrida imperdível na Nazaré!
Video D.R./cortesia Doses de Bravura
"Directo Tauronews" faz hoje antevisão das corridas dos próximos dias
Esta noite, em mais um programa Directo do "Tauronews" vai ser feita uma antevisão de algumas das corridas de toiros que se vão realizar nos próximos dias: a de sexta-feira em Paio Pires, as de sábado na Nazaré e na Terrugem, as de sábado e domingo em Abiul e a de domingo em Pinhanços (Serra da Estrela).
Em directo vão estar alguns dos artistas intervenientes nas referidas corridas, casos de António Telles Filho, João Ribeiro Telles, "Juanito", Gonçalo Fernandes e João Moura Caetano, bem como representantes dos Grupo de Forcados de Lisboa, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e da Azambuja.
Pode assistir a partir das 22h00 no Facebook ou no Youtube do site "Tauronews".
Aposento da Moita concluiu em Bayonne mais uma digressão a França
Depois de ter pegado na sexta-feira em Saintes Maries de la Mer, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita participou também no sábado na corrida que se efectuou na praça de Bayonne, concluindo assim mais esta digressão da temporada a França.
Numa corrida em que actuou também o cavaleiro Miguel Moura - que cortou uma orelha, como aqui referimos já em pormenor -, assim como Lea Vicens e Guillermo Hermoso, o Grupo do Aposento da Moita fez duas pegas a toiros da ganadaria lusa Romão Tenório: a primeira por intermédio de André Silva, ao terceiro intento; e a segunda, executada à primeira tentativa pelo cabo Leonardo Mathias (os dois forcados na foto de cima e, em baixo, o grupo posando com a bandeira de Portugal e a do município da Moita).
Fotos D.R./GFA do Aposento da Moita
Toiros de Murteira Grave hoje en Azpeitia
Lidam-se esta tarde em Azpeitia (Espanha) seis toiros da ganadaria Murteira Grave (ordem de lide em baixo), estando o cartel composto pelos matadores David de Miranda, Jesús Enrique Colombo e Ángel Téllez.
Grande expectativa, depois do êxito dos Murteiras Graves no ano anterior.
Fotos Photo Ziklix/@Murteira Grave
Moura Caetano: volta à arena em Porzuna
João Moura Caetano foi ontem silenciado no primeiro toiro e premiado com aplaudida volta ao ruedo no segundo na corrida realizada na localidade espanhola de Porzuna (Ciudad Real).
Lidaram-se toiros de Blanco de Torres e com o cavaleiro português alternaram os rejoneadores espanhóis Juan Manuel Munera (silêncio em ambos) e Sebastián Fernández, que se sagrou triunfador da tarde cortando os máximos troféus, duas orelhas e rabo, e cada um dos seus oponentes.
Foto M. Alvarenga/Arquivo
Diogo Peseiro ovacionado em Beaucaire
Diogo Peseiro foi ovacionado no primeiro novilho ontem em Beaucaire (França) e silenciado no segundo do seu lote, ambos da ganadaria de Dolores Aguirre Ybarra, como todos os outros.
O novilheiro luso repartia ontem cartel com José Rojo (ovação no seu primeiro novilho e uma orelha no segundo, a única da tarde) e Victor Cerrato (ovação e silêncio). José Rojo foi declarado triunfador da tarde e recebeu o troféu "Oreja de Oro".
Foto D.R./Arquivo
Primeira da Figueira marcada por importante triunfo de Duarte Pinto
O arranque das Fabulosas Nocturnas de Verão no Coliseu Figueirense (Figueira da Foz) ficou marcado no último sábado por um importante triunfo do cavaleiro Duarte Pinto (foto de arquivo em cima) com um belíssimo toiro da ganadaria do Engº Luis Rocha. Público de pé a aplaudir a lide empolgante do cavaleiro de Paço de Arcos, brindada a Morante de la Puebla, que assistiu à corrida numa barreira acompanhado pelo seu apoderado Pedro Marques e recebeu fortíssima ovação do público, que o reconheceu.
António Ribeiro Telles, que foi homenageado pelos seus 40 anos de alternativa, teve actuação de alto nível a abrir praça; o mexicano Emiliano Gamero deu o seu espectáculo, chegou ao público e a realidade é que já conta com um significativo número de seguidores em Portugal; Andrés Romero "bailou com a mais feia", coube-lhe (em azar) lidar o pior toiro da noite, manso e bronco; Mara Pimenta, com grande ambiente na Figueira, esteve em grande com o melhor toiro da corrida - que voltou ao campo para semental; e António Telles Filho rubricou uma excelente lide, demonstrando a grande evolução que está a ter de corrida para corrida.
Os Forcados do Ribatejo evidenciaram valentia e coesão, sobretudo na pega ao pior toiro da noite, onde a vontade e o querer do grupo tudo superou; os do Clube Taurino Alenquerense foram, no conjunto das duas pegas efectuadas, os triunfadores desta primeira corrida na Figueira da Foz; e os Amadores de Monsaraz, inconstantes no primeiro toiro que pegaram, estiveram depois muito bem no segundo.
A corrida decorreu com grande ambiente e praça quase cheia. Bom curro de toiros do Engº Luis Rocha (exceptuando o toiro de Romero), que apesar das suas limitações físicas, assistiu entusiasmado à corrida e vibrou com a boa prestação dos seus exemplares. No quinto toiro, o representante da ganadaria merecia ter dado volta à arena.
Fotos M. Alvarenga/Arquivo e D.R.
Ontem, domingo: 14.128 leram o "Farpas"!
Visualizações de páginas de hoje | 3 950 |
Visualizações de página de ontem | 14 128 |
Visualizações de páginas no último mês | 335 582 |
Histórico total de visualizações de páginas | 41 217 997 |
domingo, 30 de julho de 2023
A homenagem a Luis Peixinho na Monumental do Montijo
As fotos da merecida e muito justa homenagem ao ilustre e recordado bandarilheiro montijense Luis Peixinho, tributada pela Câmara e pela Santa Casa da Misericórdia do Montijo na última sexta-feira ao intervalo da corrida de toiros celebrada na Monumental e em que se rendeu também homenagem ao Maestro João Moura pelos seus 45 anos de alternativa.
Luis Peixinho, que integrou nos anos de ouro, com Amâncio Grilo, a quadrilha de João Moura, recebeu a sua alternativa também há 45 anos, 24 horas de Moura.
Peixinho tomou a alternativa de bandarilheiro a 10 de Junho de 1978 na Monumental de Santarém e João Moura recebeu a sua na tarde seguinte.
Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo (foto de cima), que esteve acompanhado pelo vereador José Manuel Santos e pelo provedor da Santa Casa, Ilídio Massacote, presidiu na sexta-feira (fotos de baixo) ao acto de homenagem a Luis Peixinho, que decorreu nos corredores da Monumental do Montijo durante o intervalo da corrida, com o descerramento de uma placa evocativa da efeméride, em que marcaram também presença os empresários adjudicatários da praça, José Luis Zambujeira e João Anão Madureira (Tertúlia Óbvia).
Fotos Fernando Clemente
Ilídio Massacote, Nuno Canta, Luis Peixinho, João Anão, José Manuel Santos e José Luis Zambujeira |
Os toiros para a tradicional corrida de 15 de Agosto na Messejana
Nas fotos, os seis toiros da triunfadora ganadaria Passanha para as lides a cavalo - que serão toureados por Luis Rouxinol, Francisco Palha e Luis Rouxinol Jr. e pegados pelos grupos de forcados de Cascais e Beja - na tradicional corrida de 15 de Agosto (22h00) na Messejana.
E ainda a foto do toiro da ganadaria Fontembro (última foto em baixo) que vai ser toureado pelo matador António João Ferreira, que traz de regresso a tradição (perdida nos últimos anos) do toureio a pé nesta corrida de categoria que há muito anos se destaca no calendário taurino nacional e que é um ano mais organizada pelo dinâmico empresário Rui Palma em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia local.
Fotos D.R.
Os toiros de Passanha e, em baixo, o de Fontembro |
Paco Velásquez em ombros em Lodosa
O cavaleiro Paco Velásquez saíu esta tarde em ombros em Lodosa (Navarra, Espanha), depois de cortar duas orelhas, uma a cada um dos toiros da ganadaria El Pincha que lidou e estoqueou.
O toureiro luso actuou a substituir o recojneador Pérez Langa (de luto pela morte de seu pai), toureando mano-a-mano com Sérgio Domínguez, que cortou duas orelhas no seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo, saindo também em ombros.
Foto D.R.
Famosos na 6ª feira na Monumental do Montijo
Os empresários José Luis Zambujeira (com seu filho Joel, ao meio) e João Anão Madureira |
Ponto final na série de reportagens que aqui demos à estampa sobre a corrida de sexta-feira na Monumental do Montijo - com as fotos dos Famosos que ali captámos.
Fotos M. Alvarenga
Os empresários Abel Correia e Possidónio Matias com suas Mulheres, Rosária e Helena (com o neto) |
Margarida Calqueiro, Lourenço Vinhas, Rafael Vilhais e Albino Caçoete |
Corrida bem dirigida por Tiago Tavares, que esteve assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz |
Graça Cardoso |
Figuras: entre outros, o Maestro Vitor Mendes e os ganadeiros João Folque (Palha) e Pedro Canas Vigouroux. Em baixo, José Cáceres quando fazia o elogio de homenagem a João Moura |
Tristão Telles de Queiroz e Tomás Moura (que se estreia nas arenas a 15 de Agosto em Reguengos) |
O empresário e forcado Samuel Silva |
Graça Cardoso, Miguel Ortega Cláudio e João Vasco Lucas |
Miguel Alvarenga e Paco Duarte |
Arminda Franco (ao meio) com a neta Helena e Mel Vieira |
Manuel Lupi e João Soler Garcia |
Francisco Mendonça Mira, João Moura Jr., Tomás e Benito Moura |
Cabo do GFA de Monforte: Nuno Toureiro e os seus Forcados |
João Salgueiro, Rui Bento e seu filho Rui Pedro |
O bandarilheiro Júlio André e o matador Luis "Procuna": figuras do toureio da Moita, ex-professores da Escola de Toureio |
A crítica taurina Sónia Batista sempre em actividade |
O matador "Juanito" e Fernando Coelho, ex-cabo dos GFA de Portalegre e antigo apoderado de João Moura |
Bem dispostos (ainda bem!): "Juanito", Fernando Coelho, António Armando, Tristão Telles Queiroz e Tomás Moura (mais atento ao telemóvel, se calhar a ler o "Farpas"!...) |
João Anão Madureira: empresário pensativo... |
Manuel Guerreiro, glória recordada do GFA de Lisboa |
"Juanito", Tristão e João Moura |
Políticos sem medo de apoiar a Tauromaquia: José Manuel Santos (vereador da CM do Montijo), Nuno Canta (presidente da CM do Montijo) e Gonçalo Lagem (presidente da CM de Monforte) |
Os repórteres Ana Canhão e Fernando Clemente. E o empresário José L. Zambujeira... a fazer de Emplastro... |
João Salgueiro, Luis Rouxinol e João Moura: Luis Rouxinol Jr. brindou a sua lide aos veteranos |
A crítica taurina Solange Pinto e sua Mãe. Em baixo, Alberto Gama |
Jesuíno Mesquita, antigo cabo do GFA de Coruche |
Figuras: António Sécio e Alfredo Vicente (Rouxinol) |
O ganadeiro triunfador Pedro Canas Vigouroux a fotografar a filha Maria a dar a volta à arena no sexto toiro (foto de baixo) |
A jovem ganadeira Maria Canas Vigouroux deu merecida volta à arena no sexto toiro. Noite triunfal dos toiros brancos fica outra vez na história da Monumental do Montijo (foto de baixo) |