terça-feira, 31 de outubro de 2023

2023: as estatísticas do GFA de Lisboa

Depois de uma temporada de 2022 em que, sem que se encontre uma explicação para tal anomalia, participou em pouquíssimas corridas, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa - que em 2024 cumpre o seu 80º aniversário - retomou neste ano a sua actividade habitual e terminou a campanha com um total de 16 corridas de toiros e a extraordinária particularidade de ter pegado 16 toiros seguidos à primeira tentativa. Foi um dos grupos de forcados em destaque neste ano.

O Grupo de Lisboa, capitaneado por Pedro Maria Gomes - terceiro cabo desde a fundação, depois de Nuno Salvação Barreto e de seu pai, José Luis Gomes - pegou um total de 47 toiros em 2023, ombreou em cartéis com outros 12 grupos de forcados e com 35 toureiros.

Foram 12 os forcados de cara que este ano saltaram às arenas para defender e honrar a jaqueta dos Amadores de Lisboa: Duarte Nascimento (7 pegas), Martim Marques e Nuno Fitas (6 cada), Daniel Batalha, Duarte Mira e Tiago Silva (5 cada), Miguel Santos (4), João Varanda (3), Pedro Félix e Rodrigo Piedade (2 cada), André Medronheira e Matias Batalha (1 cada).

Fotos D.R./GFA de Lisboa






Miguel Alvarenga analisa: a temporada dos nossos cavaleiros

Depois de já aqui ter passado em revista o ano do nosso toureio a pé, Miguel Alvarenga publicará até ao final desta semana - estejam atentos e não percam - a sua análise detalhada ao que em termos de toureio a cavalo nos marcou nesta temporada de 2023.

Houve, no seu entender, poucas, mas grandes, consagrações e também algumas revelações (umas mais esperadas que outras), muitas manutenções (cavaleiros que se mantiveram intocáveis nos postos conquistados nas últimas épocas), algumas regressões (retrocessos, toureiros que deram passos para trás) e casos de ginetes que estão desaparecidos em combate...

Não percam.

Fotos D.R. e M. Alvarenga

López Cháves debuta nos apoderamentos na equipa de José Garrido

O matador de toiros Domingo López Cháves (foto da esquerda), que no passado mês de Setembro se retirou das arenas na sua praça de Salamanca, La Glorieta, vai permanecer ligado ao mundo tauromáquico, agora no papel de apoderado, actividade em que debuta integrando como Luis Garzón a equipa de apoderamento do matador José Garrido (foto da direita).

O acordo foi formalizado entre ambos com o tradicional aperto de mãos entre dois amigos que se admiram mutuamente.

Fotos D.R.

Cancelada a corrida de amanhã no Cartaxo

Já se previa, a melhoria do tempo fez-nos ainda acreditar que seria possível realizar-se, mas a realidade é que a Associação Praça para Todos acaba de comunicar nas redes sociais que "por motivos de instabilidade e respectivas previsões meteorológicas" para o dia de amanhã, "viu-se forçada, com tristeza" a cancelar a corrida de toiros que fechava oficialmente a temporada nacional e que teria lugar a partir das 16h00 na praça do Cartaxo.

A temporada encerrou assim com a corrida de sábado passado em Évora. Recorde-se que foi também cancelado o Festival dos Bandarilheiros que estava anunciado para o último domingo em Vila Franca.

Convençam-se de uma vez por todas, senhores empresários: nesta altura do ano, touradas só em praças que tenham cobertura!

Gala da Tauromaquia transmitida em directo pelo canal OneToro

Em primeiríssima mão e muito embora ainda sem confirmação oficial por parte da organização do evento (o que pode acontecer até ao final do dia de hoje), podemos adiantar que a III Gala da Tauromaquia (evento maior do sector, com jantar e entrega de troféus aos grandes triunfadores da temporada), na noite de 2 de Dezembro no Restaurante "Kais", em Lisboa, será transmitida em directo para mais de 90 países pelo novo canal espanhol OneToro (que já este ano transmitiu desde a praça do Campo Pequeno as duas corridas da Feira Taurina de Lisboa em Setembro).

Mais uma vitória dos empreendedores organizadores da Gala da Tauromaquia que muito vem engrandecer e prestigiar o sector.

Manuel Telles Bastos é a imagem do toureio nacional numa grande reportagem da revista "Le Figaro" em edição especial inteiramente dedicada à cidade de Lisboa

O cavaleiro Manuel Ribeiro Telles Bastos assume o destacado papel de grande embaixador do toureio português na edição "hors-série" deste mês da prestigiada revista francesa "Le Figaro", inteiramente dedicada à cidade de Lisboa e às suas tradições - entre as quais a Tauromaquia e o Fado.

À venda esta semana nas principais tabacarias (14,50€), a edição "lisboeta" de "Le Figaro" dedica 8 páginas a contar a tradição da tauromaquia em Portugal e muito em particular em Lisboa, num grande artigo/reportagem intitulado "Le cavalier magnifique" ("O cavaleiro magnífico") centrado na figura de Manuel Telles Bastos e em todo o historial da sua emblemática Família, com um pequeno texto também a elogiar o papel dos bandarilheiros e dos forcados que enfrentam o toiro "corpo a corpo".


A reportagem de "Le Figaro" é ilustrada, sobretudo, com fotos de Maria João Mil-Homens.


Fotos D.R.





Moura Caetano foi o primeiro no escalafón mundial de 2023

No ano em que, indiscutivelmente, o namoro com a estrela televisiva Luciana Abreu lhe trouxe uma muito maior visibilidade em termos de público não taurino, chegando mesmo a ser eleito como um dos homens "mais sexy" pelo "Correio da Manhã", o cavaleiro João Moura Caetano terminou a sua temporada no último sábado em Évora com um triunfo memorável e um recorde louvável, classificando-se em primeiro lugar no escalafón (número de espectáculos em que participou) mundial de cavaleiros em 2023.

Moura Caetano toureou um total de 47 festejos nesta temporada, dos quais 38 foram em arenas nacionais e 9 em Espanha. Enfrentou 71 toiros dos mais variados encastes, demonstrando ter uma quadra de cavalos apta para fazer frente a qualquer toiro. Nas 47 corridas em que participou, deu 55 voltas à arena e nas 9 corridas em Espanha foi premiado com 20 orelhas e um rabo.

Ficam em baixo todos os dados estatísticos da brilhante temporada internacional de João Moura Caetano.

Fotos M. Alvarenga




Zaragoza: Corrida Goyesca comemora em 2024 os 200 anos da morte de Goya

O Ayuntamiento (Câmara Municipal) de Zaragoza aprovou a organização de uma Corrida Goyesca em 2024 para comemorar a efeméride dos 200 anos do falecimento do pintor universal Francisco de Goya, moção que contou com o apoio dos partidos Popular e Vox.

O Ayuntamiento também reconheceu a tradição dos espectáculos taurinos na cidade, considerando-os como património cultural, com. menção especial para os festejos populares. A data da Corrida Goyesca será incluída no calendário oficial da Feira.

A relação de Goya com Zaragoza resulta por demais interessante, já que vários documentos históricos assinalam que o pintor assistiu às corridas inaugurais da praça de Zaragoza no ano de 1764, sendo neste cenário que observou o famoso Martincho, personagem posteriormente imortalizada na sua obra "Tauromaquia".

Rezam também os documentos históricos que foi nesta mesma cidade que, de forma oficial, se celebrou a primeira Corrida Goyesca em Espanha, na tarde de 12 de Maio de 1927 (fotos de baixo), numa corrida em que toureou o cavaleiro português Simão da Veiga (na foto de baixo), o novilheiro Vicente Peris e os matadores Rafael "El Gallo", Pablo Lalanda e Nicanor Villalba.

Fotos D.R.


Morante volta a organizar as festas populares de La Puebla del Rio

José António Morante de la Puebla vai voltar a organizar os encierros e o festival taurino previstos para o dia 20 de Janeiro de 2024 nas tradicionais Festas de San Sebastián em La Puebla del Rio (Sevilha), sua terra.

Morante e o seu apoderado Pedro Marques estiveram no início desta semana reunido com o Governo Municipal de La Puebla del Rio (foto) para estabelecer todos os preparativos daquela que é, nesta localidade, a mais típica das festas anuais.

Fotos D.R. e M. Alvarenga


Ontem, 2ª feira: 11.654 leram o "Farpas"!


Visualizações
de páginas de hoje
  2 452
Visualizações 
de página de ontem
11 654
Visualizações de páginas 
no último mês
398 913
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
42 366 885

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Vila Franca: Tertúlia "Zás & Vira" homenageia António Telles a 24 de Novembro

A Tertúlia "Zás & Vira", de Vila Franca de Xira, presta homenagem ao cavaleiro Mestre António Ribeiro Telles, seu padrinho, pelos seus 40 anos de alternativa, num jantar que vai ter lugar no próximo dia 24 de Novembro no complexo Plaza Ribeiro Telles (Vila Franca).

Às 19h00 é inaugurada uma exposição de fotografias do cavaleiro homenageado com imagens da autoria dos repórteres Fernando Clemente e Pedro Batalha, seguindo-se a passagem da reportagem do Faenas TV sobre a corrida dos Ribeiro Telles no Campo Pequeno.

Às 20h00 tem lugar o jantar-convívio de homenagem a António Ribeiro Telles, seguindo-se um apontamento de Fado nas vozes de Rodrigo Pereira, Ricardo Pereira e Teresa Teles, acompanhados por Luis Petisca (guitarra portuguesa) e Armando Figueiredo (viola de fado).

Às 22h15, Maurício Vale usará da palavra para falar de António Ribeiro Telles.

Esta jornada promovida pela Tertúlia "Zás & Vira" em homenagem a António R. Telles conta com a colaboração da Associação das Tertúlias e também do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de Novembro pelos telefones 966 021 119 ou 962 851 139.

Foto M. Alvarenga

México: toureiros convivem com jornalistas para promover corrida de Tlaxcala

Para promover a primeira corrida da Feira Taurina de Tlaxcala (México), a empresa Feria Toro e as autoridades municipais da localidade convocaram os meios de comunicação social especializados para uma "convivência" na próxima quarta-feira 1 de Maio, no Hotel San Francisco, em Tlaxcala, com o matador de toiros Uriel Moreno "El Zapata" e o rejoneador Diego Ventura.

A primeira corrida realiza-se no dia seguinte a este encontro, na sexta-feira 2 de Novembro, com cartel formado por Diego Ventura (que inicia a sua campanha mexicana) e os matadores "El Zapata" e Diego San Román, com toiros de Rancho Seco.

Enrique Ponce prepara regresso

O site espanhol "Mundotoro" anuncia hoje que Enrique Ponce pode regressar no próximo ano às arenas e já terá mesmo dado indicações aos elementos da sua quadrilha para começarem a ver toiros no campo.

Ponce - na foto de cima, em Setembro de 2012, saindo em ombros da Moita com Pedrito -, que anunciou inesperadamente a sua retirada em Junho de 2021, pode regressar em 2024, mas adianta o site que não será, para já, uma temporada de despedida. Juan Ruiz Palomares (filho) continuará a ser o seu apoderado, adianta o "Mundotoro".

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

Antevisão da última corrida da temporada hoje no Directo do "Tauronews"

O cavaleiro Joaquim Brito Paes, o representante da ganadaria José Luis Cochicho e os cabos dos grupos de forcados do Cartaxo e de Azambuja vão esta noite fazer a antevisão da corrida desta quarta-feira no Cartaxo, a última da temporada, em mais um Directo do site "Tauronews".

Nesta última corrida, na quarta-feira 1 de Novembro, vão actuar na praça do Cartaxo os cavaleiros João Salgueiro da Costa, Luis Rouxinol Jr. e Joaquim Brito Paes e os forcados do Ribatejo, Azambuja e Cartaxo

Lidam-se três toiros de José Luis Cochicho e três de Monte Cadema, um confronto de ganadarias alentejanas no encerramento da temporada 2023.

Pode acompanhar o Directo a partir das 22h00 no Facebook e no YouTube do "Tauronews".

Tertúlia "Festa Brava" faz balanço da temporada e anuncia no sábado na Golegã os vencedores dos seus troféus/2023

A Tertúlia "Festa Brava" faz o balanço da temporada 2023 no próximo sábado 4 de Novembro numa sessão que vai decorrer a partir das 17h00 na Golegã na Rua Dom João IV, nº 49.

Serão intervenientes neste colóquio João Santos Andrade (presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide), Nuno Pardal (presidente da Associação Nacional de Toureiros), Francisco Macedo (presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados) e Paulo Pessoa de Carvalho (presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos). O debate será moderado por Pedro Ferreira de Carvalho, vice-presidente da Tertúlia "Festa Brava".

No mesmo local, reta depois lugar às 19h00 uma conferência de imprensa para anunciar aqueles que foram, na óptica dos responsáveis pela Tertúlia "Festa Brava", os triunfadores da temporada 2023.

Salamanca: Câmara do Comércio distingue "El Viti", "Capea" e Robles

A Câmara de Comércio de Salamanca decidiu por unanimidade conceder a sua Medalha ao Mérito aos matadores de toiros Pedro Gutiérrez Moya "El Niño de la Capea", Santiago Martín "El Viti" e Júlio Robles (infelizmente, já falecido), os três nas fotos de cima, por considerá-los os três maiores da história do toureio charro.

"Durante as suas vidas, contribuíram de maneira significativa para elevar o prestígio de Salamanca a nível internacional, desempenhando o papel de embaixadores destacados da nossa terra e deixando uma marca importante no mundo da tauromaquia. A sua influência foi fundamental para o crescimento e melhoria contínua de este sector económico na nossa província", assinalou a Câmara do Comércio.

As distinções serão concedidas em data a anunciar numa sessão extraordinária da Câmara do Comércio.

Fotos D.R.

Francisco Mira deixou oficialmente empresa de Évora

Francisco Mendonça Mira abandonou ontem oficialmente a empresa Nepe, gestora da Arena D'Évora, a que pertenceu nos últimos seis anos.

Da mesma forma que se afastou da direcção do site "Tauronews", de que é proprietário, Francisco Mira anunciara já em Maio deste ano que ia deixar a empresa de Évora, onde era sócio de António Alfacinha e Carlos Ferreira há seis anos, quatro dos quais na gestão da mesma e os últimos dois já sem intervenção na gestão da praça, por sua opção, dadas as novas funções de apoderado do cavaleiro João Moura Júnior.

A saída da empresa gestora da Arena D'Évora, ocorre, como em Maio se referiu e agora se confirmou, em perfeita sintonia e de comum acordo e com a amizade intacta, com os sócios António Alfacinha e Carlos Ferreira.

Depois da morte de António Manuel Cardoso "Nené", último adjudicatário da Arena D'Évora, a praça passou a ser gerida por António Alfacinha (membro da Família sua proprietária), Mendonça MiraCarlos Ferreira e pelos filhos do saudoso empresário, Margarida e António José Cardoso, que entretanto se afastaram em 2021 da sociedade. 

Desconhece-se agora se, após a saída de Mira, os sócios Alfacinha e Ferreira procurarão outro parceiro ou se se manterão apenas os dois na empresa.

Fotos M. Alvarenga, Fernando Clemente e D.R.

Mira no quinteto dos primeiros anos em Évora

E depois, já só com António Alfacinha e Carlos Ferreira

Madrid: Círculo Bienvenida galardoou triunfadores de Santo Isidro

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Com o brilhantismo do costume, o selecto Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida celebrou a entrega de troféus correspondentes à última Feira de Santo Isidro em Madrid, que foram outorgados aos matadores Fernando Robleño e Uceda Leal e ao ganadero Santiago Domecq (foto).

Foi no muito taurino Restaurante "La Giralda", do afamado Carmelo Espinosa, na capital espanhola, onde um grande número de sócios e amigos da Dinastia Bienvenida se reuniram em torno do seu presidente Miguel Mejías "Bienvenida" (primeiro da esquerda, na foto, com os três premiados) e dos citados galardoados para celebrar o triunfo da tauromaquia através dos seus grandes protagonistas, toiro e toureiros, na feira mais importante do mundo, como é a de Santo Isidro em Madrid.

O acto foi apresentado e moderado por Juan Lamarca, vice-presidente do Círculo Bienvenida, com as esplêndidas intervenções dos jornalistas taurinos Juan Miguel Nuñez e David Casas, que elogiaram a personalidade dos três galardoados.

Foto Muriel Freiner

Caras conhecidas na penúltima corrida do ano em Évora

Algumas caras conhecidas na penúltima corrida da temporada, sábado passado, na Arena D'Évora, captadas por José Canhoto.

Foram lidados toiros de Santa Maria e actuaram os cavaleiros Luis Rouxinol, Gilberto Filipe e João Moura Caetano, tendo as pegas estado a cargo dos grupos de Évora e de Moura, como já aqui referimos em pormenor.

A corrida foi bem dirigida por Domingos Jeremias, que esteve assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana (ambos na foto de cima).

Ao intervalo, assistiu-se a uma demonstração de Equitação de Trabalho pelas jovens cavaleiras Carminho Filipe e Leonor Almeida, alunas (a primeira é sua filha) do bi-campeão do mundo Gilberto Filipe.

Fotos José Canhoto

Carlos Ferreira e António Alfacinha, os gestores da Arena
D'Évora
Fernando Clemente e Rui Bento
Os empresários Rui Palma, Samuel Silva e Jorge Dias

João Moura Júnior
GFA de Montemor presente: Manuel Carvalho, Pedro Santos 
e Francisco Maria Borges
O brinde de Luis Rouxinol aos empresários 
Forcados de Évora e Real de Moura: a foto de fim de festa
Luis Miguel Pombeiro e Jorge D'Almeida