quinta-feira, 30 de junho de 2022
Peseiro na primeira: o cartaz oficial das novilhadas de Julho em Madrid
A empresa de Madrid divulgou hoje o cartaz oficial do Ciclo de Novilhadas que vai decorrer no mês de Julho, com quatro festejos nocturnos nas quintas-feiras 7, 14, 21 e 28 - com a presença do toureiro luso Diogo Peseiro (foto) na primeira, já na próxima quinta-feira - de hoje a uma semana - , repartindo cartel com Francisco Montero e José Rojo frente a novilhos-toiros da exigente ganadaria Saltillo.
Os triunfadores das quatro novilhadas actuarão na Grande Final a 4 de Agosto com novilhos-toiros da ganadaria Fuente Ymbro.
Foto D.R.
Primeiro cartaz da temporada já na fachada da Catedral
Já brilha na fachada da Catedral o primeiro grande cartel da temporada lisboeta - na noite do próximo dia 21 de Julho, com início às 21h45.
A lona foi colocada ao final desta manhã - tranquilizem-se, portanto, os que achavam estranho isso ainda não ter acontecido. Tudo normal e tudo como dantes.
Venha a temporada!
Fotos M. Alvarenga
Núncio e Oliveira: jovens cavaleiros triunfaram ontem em Évora
Depois da corrida de sábado passado, que foi um sucesso de praça cheia, a Arena D'Évora foi ontem à tarde palco de uma novilhada popular (à portuguesa, sem toureio a pé... que outrora chegou a ter aqui a sua tradição) a favor da Associação dos Forcados Amadores de Évora.
Actuaram mano-a-mano os promissores cavaleiros praticantes António Núncio e Diogo Oliveira frente a novilhos-toiros, lidados por esta ordem, das ganadarias Murteira Grave, Branco Núncio, Passanha e Calejo Pires.
Um e outro estiveram em bom plano, sobretudo nas lides dos seus segundos novilhos, obtendo triunfos aplaudidos e demonstrando agradáveis progressos.
Pegaram as novas estrelas dos grupos de forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas. Este segundo grupo pegava pela primeira vez nesta praça e, ao início do espectáculo, o seu cabo, Luis Machado, fez a oferta de uma lembrança ao cabo do Grupo de Évora, João Pedro Oliveira.
As quatro pegas foram executadas ao primeiro intento. Por Évora pegaram Henrique Burguete e João Cristóvão e pelos elvenses foram caras João Restolho e Tomás Silva. Infelizmente e devido a uma avaria ocorrida no cartão da máquina do nosso companheiro José Canhoto, não foi possível obter fotos da segunda pega dos Amadores Académicos de Elvas, pelo que apresentamos as nossas desculpas ao Grupo e aos leitores.
No final da novilhada saíu à arena uma vaca para os mais novos experimentarem a arte do toureio e das pegas.
A novilhada foi bem dirigida por Agostinho Borges, que esteve assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana.
Fotos José Canhoto
António Núncio, cavaleiro de dinastia célebre |
Diogo Oliveira voltou a dar nas vistas |
Académicos de Elvas pegavam pela primeira vez em Évora e ofereceram lembrança ao grupo anfitrião |
A primeira pega do Grupo de Évora foi consumada por Henrique Burguete |
João Cristóvão na segunda pega dos Amadores de Évora |
João Restolho fez a primeira pega dos Académicos de Elvas. A segunda foi consumada por Tomás Silva |
Final feliz: o GFA de Évora e a pequenada, aficionados e forcados do futuro! |
"Furacão" Romero sábado no Montijo e domingo em Almonte (Huelva)
Depois de no passado fim-de-semana ter deixado a aficion portuguesa em verdadeira euforia com dois memoráveis triunfos em Arronches e em Alcácer do Sal (foto de cima) e de ontem ter cortado uma orelha na corrida hispano-lusa que se realizou na praça espanhola de Zamora, o "furacão" Andrés Romero regressa este sábado ao nosso país para actuar na Corrida Internacional das Festas de São Pedro na Monumental do Montijo - e no domingo toureia num festival benéfico em Almonte (cartaz em baixo), na província de Huelva, onde actuará como único rejoneador, repartindo cartel com os matadores López Chaves, "El Fandi", Oliva Soto e López Simón e o novilheiro González Écija.
Romero lidará um novilho-toiro da ganadaria de José Luis Pereda e a pé lidam-se cinco de Villamarta.
Foto Santiago Romero/Farpas
30 de Julho: Concurso de Ganadarias abre temporada nas Caldas
O empresário Rafael Vilhais promove no próximo dia 30 (22h00) uma corrida à portuguesa, com um concurso de ganadarias, a abrir a temporada na praça das Caldas da Rainha, que será a 1ª Corrida dos Fruticultores do Oeste.
Lidam-se toiros das consagradas divisas Prudêncio, Condessa de Sobral, Dr. António Silva, Engº Jorge de Carvalho, Canas Vigouroux e São Martinho.
O cartel é atractivo e diversificado, incluindo nomes consagrados e as novas estrelas do toureio a cavalo: Gilberto Filipe, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Luis Rouxinol Jr., Joaquim Brito Paes (que toma a alternativa a 21 no Campo Pequeno e nesta corrida faz a sua apresentação já como profissional) e os praticantes António Telles (filho) e Tristão R. Telles Queiroz.
Pegam três grupos de forcados, os Amadores de Coruche, os Amadores do Aposento da Chamusca e os Amadores das Caldas da Rainha, respectivamente capitaneados por José Macedo Tomás, Pedro Coelho dos Reis e Duarte Manoel.
Foto D.R.
Rui Bento apresenta cartéis da Nazaré na próxima 3ª feira
Rui Bento apresentará os cartéis da temporada na carismática praça de toiros da Nazaré na próxima terça-feira, 5 de Julho, a partir das 19h00, num acto que vai ter lugar no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, onde estará acompanhado por Nuno Batalha, presidente da Confraria (ambos na foto).
A primeira corrida será a 23 de Julho e o cabeça de cartaz é Luis Rouxinol, comemorando os seus 35 anos de alternativa.
Foto M. Alvarenga
Os toiros de Canas Vigouroux para Telles, Palha e os Forcados de Vila Franca este domingo na "Palha Blanco"
O 90º aniversário das festas do Colete Encarnado contará com a presença na sua tradicional corrida mista na "Palha Blanco" - próximo domingo, 3 de Julho - de uma das mais desejadas divisas pela aficion vilafranquense.
A divisa Canas Vigouroux estará presente com quatro imponentes exemplares que serão lidados a cavalo por João Ribeiro Telles (depois do êxito monumental que ontem obteve na praça espanhola de Zamora) e Francisco Palha (ambos na foto de cima) - a grande dupla do momento, num duelo muito aguardado. Os sérios e espectaculares oriundos da Herdade de Emaús (de que aqui deixamos hoje as fotos) serão pegados pelos forcados Amadores de Vila Franca, sob o comando de Vasco Pereira.
Nesta corrida, de oito toiros, actuam ainda os matadores António Ferrera e "Juanito", que enfrentam também quatro toiros - da ganadaria Murteira Grave.
Os bilhetes poderão ser adquiridos no locais habituais, como também através do contato 300 505 171 e pelo email bilheteira@tauroleve.pt
Fotos D.R. e João Silva/Tauroleve