segunda-feira, 31 de maio de 2010

De volta a casa!


Miguel Alvarenga - Boa noite, amigos meus! Estou de volta a casa, com os meus queridos filhos, depois de mais um (animadíssimo) fim-de-semana na casa do "Big Brother" do Linhó.
O pessoal já anda meio farto e revoltado. Com tanto criminoso na rua, começa a ser revoltante estarmos ali fechados ao fim-de-semana, por melhor e mais acolhedor que continue a ser o ambiente. Por mais que lhes tente explicar que vivemos num país que está a ir pelo cano abaixo e onde a Justiça apodrece aos poucos.
Conto tudo no jornal desta semana. Acabei de escrever a XIII "História da minha prisão", o Mateus está a acabar as páginas, vai ser mais uma edição de estalo.
Preparo-me para mais uma semana de trabalho... em liberdade! Aguardo ansioso pela chegada da Rita a Lisboa. Continuo um preso famoso. A directora da cadeia do Linhó quer conhecer-me e já prometeu que um destes domingos nos vai visitar a casa. Houve novidades nesta fim-de-semana. Leiam tudo na quarta-feira. O jornal esta semana sai na quarta!

Foto D.R.

Aparício ainda internado nos Cuidados Intensivos


Júlio Aparício continua internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital 12 de Octubre, onde regressou quinta-feira devido a complicações respiratórias. O seu estado é ainda considerado grave, mas as melhoras são evidentes. Já não respira artificialmente e a sua moral está elevada, informa Rafael González, seu bandarilheiro de confiança.
"Ainda não consegue falar, mas escreve e faz perguntas sobre tudo o que se tem passado na Feira de Santo Isidro, quer saber como estiveram os toureiros, como sairam os toiros, tudo", diz Rafael.
Na foto, Aparício recebendo de capote o toiro que momentos depois lhe infringiu a mais horrível cornada dos últimos tempos.

Foto Ricardo Relvas

Esta semana: "Farpas" nas bancas na 4ª feira


Devido ao feriado de quinta-feira, o semanário "Farpas" estará esta semana nas bancas na 4ª feira, dia 2 de Junho - não perca a história toda de Júlio Aparício, o toureiro do "Jet-Set" que ia perdendo a vida em Madrid, vítima da mais dantesca e brutal cornada dos últimos anos.
Na próxima semana e também devido ao feriado de quinta-feira, 10 de Junho, pode comprar o seu semanário de referência na quarta. dia 9.

domingo, 30 de maio de 2010

Moura Caetano premiado na Azambuja


João Moura Caetano ganhou esta tarde o troféu em disputa para a melhor lide na corrida que se realizou na Azambuja e onde Joaquim Bastinhas obteve também assinalável triunfo. O praticante local Tiago Martins, "apertado" pela primeira vez entre as figuras, conquistou o público pela sua humildade e pelo seu brilhante labor.
Bons toiros de Paulo Caetano e pegas rijas dos grupos de forcados da Azambuja e do Clube Taurino Alenquerense numa tarde de enchente na praça - mais um êxito para a empresa "Aplaudir".

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Ventura: 4 orelhas em Madrid



Diego Ventura cortou esta tarde quatro orelhas em Las Ventas, Madrid. O rejoneador acabou com o quadro e sagrou-se máximo triunfador da segunda corrida de rejoneio em que participava na capital espanhola - de que publicaremos amanhã reportagem mais detalhada do nosso correspondente Ricardo Relvas.
Ventura abriu pela segunda vez a porta grande, num certame que fica marcado pelo êxito dos rejoneadores e pelo fracasso dos matadores e dos toiros.
Alternaram esta tarde com Diego Ventura os rejoneadores Sérgio Galán (uma orelha no primeiro e ovação no segundo) e Leonardo Hernández, que não repetiu os triunfos anteriores por ter estado mal a matar (silêncio e ovação).

Fotos Carlos Nuñez

Pablo Hermoso em ombros em Córdoba



Pablo Hermoso de Mendoza saíu esta tarde em ombros da praça de toiros de Córdoba após cortar duas orelhas (uma em cada toiro).
Lidaram-se toiros de Castilblanco e foram alternantes do rejoneador navarro Fermín Bohórquez (volta e palmas após aviso) e Andy Cartagena (ovacionado em ambos).

Fotos www.pablohermoso.net

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Azambuja: homem morto por toiro em largada



Um antigo funcionário da Câmara da Azambuja morreu ontem, colhido por um toiro, na primeira das várias largadas que se realizam por ocasião da Feira de Maio. Mais quatro populares foram hospitalizados, mas sem gravidade.
As largadas continuam hoje e amanhã e domingo tem lugar a tradicional corrida de toiros à portuguesa.
Na semana passada, outro homem faleceu na Moita do Ribatejo, também vítima de cornada de um toiro, durante um largada.

Foto D.R.

Câmara de Santarém ofereceu bilhetes para tourada de 10 de Junho



A revista "Sábado" revela na sua edição de ontem, numa reportagem sobre "onde o Estado esbanja o dinheiro", que a Câmara Municipal de Santarém, presidida por Moita Flores, terá oferecido no ano passado, no dia 10 de Junho, 42 mil euros em bilhetes para a tourada que nessa tarde se efectuou na Monumental "Celestino Graça".
Fonte da empresa "Aplaudir" confirmou ao "Farpas Blogue" esse valor, mas esclareceu que ele diz respeito a bilhetes adquiridos pela Câmara - para oferecer - para as três corridas de toiros que constituiam a Feira Internacional do Toureio Equestre e não apenas para a corrida de 10 de Junho.
É, aliás, o mesmo valor do ano anterior e o deste, cerca de metade do que a autarquia gastava no ano em que explorou directamente a praça de toiros da cidade - adianta a mesma fonte.

Foto João Dinis

Homenagem a Palha hoje em Madrid



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - São estes os quatro toiros de Palha aprovados esta manhã e que serão lidados esta tarde em Las Ventas.
Entretanto, foi descerrada no páteo de arraste da Monumental uma placa assinalando o inolvidável triunfo da ganadaria na Isidrada do ano passado. Motivo de honra e de orgulho para todos os ganadeiros portugueses. Na foto, o ganadeiro João Folque e sua Mulher.

Fotos Ricardo Relvas

Júlio Aparício novamente operado



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Vítima de gravíssima cornada no pescoço há oito dias em Las Ventas, o matador de toiros Júlio Aparício foi novamente operado para lhe realizarem uma nova traqueotomia, depois de sofrer subitamente uma insuficiência respiratória que agravou o seu estado. O toureiro continuará, pelo menos até amanhã, sábado, internado de novo na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital 12 de Octubre, na capital espanhola.
Segundo o último boletim clínico, emitido esta manhã, Aparício está "estável, ligado a ventilação mecânica e evoluindo favoravelmente". Apesar de tudo, o seu estado continua a ser considerado grave.

Fotos D.R.

"Petardo" em Madrid: Palha só lida 4 toiros


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Acaba de ser confirmada pelo site "burladero.es" a lide de apenas quatro toiros da ganadaria portuguesa Palha na corrida desta tarde em Madrid: os restantes não foram aprovados pelos médicos veterinários por falta de trapio - "pouca presença", escreve o referido site, que classifica o facto como "um petardo" da conceituada divisa, triunfadora em 2009 em Las Ventas.
Dos oito toiros enviados pelo ganadeiro João Folque, apenas sairão esta tarde à arena de Madrid o "Provechoso" (1º da ordem, que será lidado por Jesús Millán), o "Marismo", na foto (que Fernando Robleño enfrentará em segundo lugar), o "Lezírio" (terceiro, para Francisco Javier Corpas) e o "Cesguno" (quarto da tarde, para Millán, o único matador que enfrentará dois Palhas hoje em Las Ventas).
Em quinto e sexto lugares serão lidados toiros da ganadaria de El Torreón, a substituir os Palhas não aprovados e os dois sobreros serão da divisa Cortijoliva.

Foto www.las ventas.com

Bom fim-de-semana!


Miguel Alvarenga - Com dois filhos como os meus (Maria Ana e Guilherme) há lá moral que alguma vez se possa perder? Rumo amanhã a mais um fim-de-semana na casa do "Big Brother" no Linhó, cantando e rindo, como até aqui. Já lá vão três meses!
Apoiado, como sempre, pela Rita (felizmente em Lisboa e a meu lado!), dou, como sempre neste dia de sexta-feira, os últimos retoques nas primeiras páginas do próximo "Farpas" (que terminarei no domingo quando voltar a casa), mais logo terei ainda uma reunião com António Manuel Gonçalves (filho do saudoso D. Manuel) com o tema Corrida "Farpas" sobre a mesa (aguardamos a todo o momento pelo bom senso da Associação Nacional de Grupos de Forcados, bem necessário e urgente numa hora em que é preciso união e não divisão), voltarei ainda aqui à noitinha antes de preparar a minha mochila e amanhã de manhã, bem cedinho, rumo à "prisa" com a minha querida Solange. Domingo deve apanhar-me o diestro Fernando Guarany. A vida continua e o meu fim-de-semana está mesmo aqui à porta.
Sorte para todos os que vão actuar sábado e domingo. Sorte também para mim em mais 36 horas de reclusão! Deus não dorme!

Foto D.R.

Grande Corrida "Flash": 4 de Agosto em Albufeira



A Grande Corrida "Flash" promete ser um dos maiores acontecimentos deste Verão no Algarve. Realizar-se-à na noite de 4 de Agosto (quarta-feira) em Albufeira e segundo apurámos, o empresário Fernando dos Santos (na foto) está em negociações para contratar o Maestro João Moura.
Várias figuras públicas aderiram já, entretanto, a este fantástico evento que marcará a temporada taurina na Monumental de Albufeira.

Foto D.R.

Público protesta em Las Ventas: "Que vergonha! Estamos fartos!"



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O insucesso, sobretudo em termos ganadeiros (toiros) que está a marcar a edição deste ano da Feira de Santo Isidro (quase a chegar ao fim) motivou ontem o protesto do público que enchia a Monumental de las Ventas para presenciar o 21º festejo do certame, que exibiu cartazes onde se lia "Que Vergonha!" e "Estamos Fartos!".
Anunciavam-se ontem seis toiros de Javier Perez Tabernero (encaste Atanásio Fernández): o primeiro sem força; o segundo foi devolvido aos currais e substituído por um sobrero de Domínguez Camacho, igualmente devolvido, vindo depois outro sobrero de Torrehandilla, que foi também devolvido, por fim lidou-se um terceiro sobrero de Conde de Mayalde, manso; o terceiro foi nobre, arrancando-se de largo; o quarto também foi nobre e teve direito a ovação; o quinto acusou mansidão e o sexto não tinha força...
Numa tarde fria, actuaram "El Fundi", que não bandarilhou nenhum dos seus toiros, protagonizando faena sem história no primeiro, por falta de forças do oponente e faena vibrante no segundo, matando contudo de estocada descaída (silêncio e ovação); Sérgio Aguilar que, com tantos sobreros a entrar e a sair, esteve apenas valente, sofrendo aparatosa voltareta (na foto da esquerda), voltando a arrimar-se no seu segundo (silêncio e ovação); e Luis Bolívar, com boa faena no primeiro (que brindou a "El Fundi"), rematada com excelente estocada, mas o toiro demorou a cair (ovação com aviso); no último toiro, nada pôde fazer dado as más investidas de um toiro que não tinha forças. Única grande ovação da tarde para o picador Luis Miguel Leira, da quadrilha de Bolívar, no sexto toiro da ordem.

Fotos Ricardo Relvas

Só quatro Palhas aprovados em Madrid


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Ontem, no primeiro reconhecimento veterinário, apenas foram aprovados quatro dos oito toiros de Palha enviados para a corrida desta tarde em Las Ventas, Madrid. Segundo o site "burladero.es", a falta de trapio dos restantes terá motivado a não aprovação por parte dos médicos veterinários da Monumental de Madrid.
Na corrida desta tarde actuam os matadores Jesús Millán, Fernando Robleño e Francisco Javier Corpas.

Foto Ricardo Relvas

Júlio Aparício volta aos Cuidados Intensivos


O matador de toiros Júlio Aparício regressou ontem à Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital 12 de Octubre, em Madrid, devido a complicações respiratórias, mas o seu estado não é grave. Foi preciso estabilizá-lo e voltar a entubá-lo por precaução e devido a um súbito agravamento do seu estado, no entanto os médicos dizem que o toureiro continua estável e livre de perigo.
Aparício sofreu há oito dias em Las Ventas a mais arrepiante cornada dos últimos anos: o corno entrou-lhe pelo pescoço e saíu pela boca. Por milagre, o diestro não sofreu lesões cerebrais nem foi atingido nenhum orgão vital. Os clínicos não arriscam ainda previsões quanto ao período de recuperação do toureiro.

Foto D.R.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Apresentados os cartéis da Feira de Badajoz


O empresário José Cutiño deu esta noite a conhecer os cartéis dos seis festejos que compõem a próxima Feira de San Juan na Monumental de Badajoz e onde a única presença portuguesa será a do jovem novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui" (na foto), actualmente aluno da Escola Taurina de Badajoz e que actuará na novilhada sem picadores de dia 21.
São estes os elencos:
Sábado, 19 de Junho - toiros de Fermín Bohórquez para Fermín Bohórquez, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura.
Domingo, 20 - toiros de Montalvo para Israel Lancho, Ambel Posada e Júlio Parejo.
2ª feira, 21 - erales de Bernardino Píriz para Joaquim Ribeiro "Cuqui" (de Portugal), Rafael Cero (Cáceres), Carlos Maria, José Manuel Garrido, Rúben Lobato e Posada Maravillas (de Badajoz).
3ª feira, 22 - toiros de Juan Pedro Domecq para Morante de la Puebla, "El Fandi" e Manzanares.
4ª feira, 23 - toiros de Daniel Ruiz para "El Juli", Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante.
5ª feira, 24 - toiros de Zalduendo para Enrique Ponce, Sebastián Castella e Cayetano Ordoñez.

Foto D.R.

"Toiros & Tauromaquia" gere praça de Sobral da Adiça


A empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso "Nené" (na foto) passa a gerir, pelos próximos oito anos, a praça alentejana de Sobral da Adiça - adiantou o site "toureio.com".
António M. Cardoso tinha já a seu cargo a gerência das praças de toiros de Alcochete, Salvaterra de Magos, Almeirim, Reguengos de Monsaraz e Moita do Ribatejo (onde se estreou no último fim-de-semana).

Foto João Dinis

Caça furtiva: "Capea" e Tejela safaram-se



O Tribunal de Instrução nº 3 de Salamanca arquivou, dois anos depois, por falta de indícios de delito, a queixa contra os matadores de toiros Matias Tejela (foto da esquerda) e Pedro Gutiérrez "El Capea" (foto da direita), acusados de caça furtiva.
Os dois toureiros foram acusados, juntamente com mais onze indivíduos, entre os quais o bandarilheiro José Manuel Hernández Zamorano, na "Operação Bambi", a maior executada até hoje em Espanha pelas autoridades policiais contra a caça furtiva.

Fotos Ricardo Relvas

Domingo no C. Pequeno: tradicional Garraiada do Colégio Militar



É um fim-de-semana em cheio na praça de toiros do Campo Pequeno: Capeia Arraiana no sábado e Garraiada do Colégio Militar no domingo.
Na XLI Garraiada do Colégio Militar, com início às 16 horas do próximo domingo, 30 de Maio, anunciam-se os cavaleiros Raul Janes Semedo "El Oquente", Francisco de Bivar Branco "El Empina" e Miguel Ferreira Inácio "El Lusitaño". Nas pegas, três valentes grupos de forcados: "Los Pega Nele", "Los Vai com Ele" e "Los já Fosteee!".

Cartéis de Badajoz são esta noite apresentados


São esta noite apresentados oficialmente os cartéis da Feira de Badajoz, que decorre entre 19 e 24 de Junho, composta por quatro corridas de toiros, uma de rejoneio e uma novilhada sem picadores.
A imprensa espanhola avançou já como certas as presenças de Bohórquez, Pablo e Ventura na corrida de rejoneio e a dos matadores Enrique Ponce, El Juli, Morante, Manzanares, Talavante, Miguel A. Perera e Sebastián Castella, bem como dos toureiros locais Ambel Posada, Israel Lancho e Júlio Parejo nos restantes cartéis.

Foto D.R.

Juan José Padilla regressa esta tarde a Madrid


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O matador jerezano Juan José Padilla (na foto, em Valência de Alcântara, dia 15, com o nosso Chefe de Redacção Hugo Teixeira) regressa esta tarde à Monumental de Madrid após quatro anos de ausência.
1 de Junho de 2006 foi a última tarde em que Padilla toureou em Las Ventas, registando-se na altura um autêntico desaguisado entre o matador e um sector do público do contestatário Sector 7. Desde então, o diestro foi vítima de um veto encoberto, jamais actuando na primeira arena do mundo.
O regresso será esta tarde na 20ª corrida da Isidrada, formando cartel com Luis Miguel Encabo e Iván Garcia, frente a cinco toiros de Samuel Flores e um, de Agustina Lopez Flores.

Foto João Dinis

Cortesão este sábado na Azambuja



É apresentado este sábado, 29 de Maio, pelas 15h30 no Museu Municipal da Azambuja o livro "P'ra que a terra não esqueça", de João Cortesão, que reúne as muitas crónicas publicadas no semanário "Farpas" sob o mesmo título e evocativas de diversas figuras da nossa tauromaquia.
O autor será apresentado pelo jornalista e Chefe de Redacção do "Farpas" Hugo Teixeira e ao Prof. César Franqueira Pegado cabe a apresentação do livro. A iniciativa deste acto pertence à Câmara Municipal de Azambuja e à Tertúlia da Velha Guarda.

Foto D.R.

"Naufrágio" ontem em Madrid



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - A crítica considerou um "naufrágio" a Corrida de la Prensa, realizada ontem em Las Ventas, onde apenas "El Juli" se destacou e, mesmo assim, acabou silenciado em ambos os toiros.
Miguel Ángel Perera (na foto) e Cayetano Ordoñez estiveram muito aquém do seu melhor...
Lidaram-se seis toiros de várias ganadarias: La Quinta (nobre, mas que veio a menos), Nuñez del Cuvillo (inválido), Domingo Hernández (manejável), Victoriano del Rio (desencastado), El Ventorrillo (sem classe) e Toros de Cortés (inválido).
A corrida, de praça esgotada, foi uma tremenda desilusão.

Foto Ricardo Relvas

19 de Junho: espectáculo a favor do Fundo de Assistência dos Forcados de Alcochete


Realiza-se no dia 19 de Junho (sábado, às 22 horas) na praça de toiros de Alcochete o tradicional espectáculo de Variedades Taurinas a favor do Fundo de Assistência do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.
Lidam-se quatro novilhos de António Madeira (de Vila de Frades) e actuam os cavaleiros praticantes Alexandre Gomes e Paulo D'Azambuja e os amadores João Maria Branco e Verónica Cabaço. Pega o Grupo de Alcochete, comandado por Vasco Pinto.

Foto João Dinis

Amanhã nas bancas!

Tiago Carreiras no Algarve


Depois de já anunciadas as contratações de Bastinhas, Salgueiro e Rui Fernandes, a empresa "Toirolindo" comunicou ontem a presença de Tiago Carreiras num dos dois cartéis (Monte Gordo ou Castro Marim) do evento "Bullfight Summer Sessions Algarve 2010", que decorre no mês de Agosto.
Segundo a empresa, esta poderá ser mesmo a única actuação de Carreiras no Algarve nesta temporada.

Foto D.R.

Bolota na Póvoa de Varzim


O empresário João Pedro Bolota ("Aplaudir") promove uma corrida de toiros à portuguesa, com seis cavaleiros e dois grupos de forcados, na praça da Póvoa de Varzim a 18 de Julho.
O cartel é composto por António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Tito Semedo, Sónia Matias, Duarte Pinto e Francisco Palha e pelos grupos de forcados Amadores de Coruche e Alcochete.
Lidam-se seis toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício.

Foto João Dinis

Aparício continua estável



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Sexta-feira passada, mal chegou ao páteo de quadrilhas da Monumental de las Ventas, Júlio Aparício "refugiou-se" na recentemente inaugurada sala dos toureiros, onde os repórteres não têm acesso e que permite aos artistas uma maior privacidade nos momentos que antecedem o início da corrida. Não foram captadas as tradicionais fotos do diestro no páteo. Damos hoje à estampa uma foto do início da actuação de Aparício, antes da grave cornada.
O toureiro continua estável, internado no Hospital 12 de Octubre, na capital espanhola e só recebe visitas de familiares muito próximos. Ainda não consegue falar e está entubado, não permitindo fotos neste estado.

Fotos Ricardo Relvas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Nada até agora em Las Ventas...


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - "El Juli" (foto) foi silenciado. após escutar um aviso, no primeiro toiro que lidou esta tarde em Las Ventas, Madrid, na Corrida de la Prensa, que pertencia à ganadaria de La Quinta, nobre, mas que veio a menos.
Miguel Ángel Perera foi também silenciado no final da sua primeira exibição, frente a um toiro inválido de Nuñez del Cuvillo e Cayetano Ordoñez esteve muito àquem do seu melhor no terceiro da ordem, da ganadaria Domingo Hernáncdez.
A corrida ainda decorre em Madrid com a praça esgotada (25 mil espectadores) e o cartaz de "não há bilhetes" afixado na entrada.

Foto Iván de Andrés/burladero.es

Grupo de Sousel estreia-se dia 20 de Junho


O novo Grupo de Forcados Amadores de Sousel, regressado às lides e comandado por Luis Cortes, tem treinado afincadamente para a sua estreia que ocorrerá no próximo dia 20 de Junho num festival a realizar na praça de toiros de Sousel, onde será homenageado o bandarilheiro Sabino Berlixa.

Foto D.R.

Pai visita Júlio Aparício no hospital


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O antigo matador de toiros Júlio Aparício Martínez visitou hoje o filho no Hospital 12 de Octubre em Madrid, onde está internado desde sexta-feira passada, dia em que sofreu a mais horrível cornada de que há memória nos últimos anos em Las Ventas - o corno perfurou-lhe o pescoço e saíu pela boca.
Aparício não sofreu lesões cranianas e o seu estado tem evoluído favoravelmente, dentro da gravidade em que se encontra. O toureiro ainda não consegue falar, precisa de descanso, só recebe a visita dos familiares mais próximos, está consciente e estável.
Simón Casas, seu apoderado, prefere não falar da data da reaparição do toureiro, que tinha corridas agendadas para o início de Junho em Madrid e Granada. "Logo se verá, agora o que importa é que Júlio recupere", diz o apoderado.

Foto D.R.

"Diário de Navarra" publica edição especial sobre Pablo Hermoso


O jornal "Diário de Navarra" publicará no próximo dia 6 de Junho um suplemento especial intitulado "Mi Mundo" sobre Pablo Hermoso de Mendoza, onde o famoso cavaleiro dá a conhecer o seu lado mais humano, os seus gostos, as suas paixões.
A reportagem é ilustrada com imagens de Pablo, destacando-se uma montando o cavalo "Nativo" e outras jogando o seu desporto favorito, "la pelota".
Pablo confessa-se amante da natureza, de montar a cavalo, de Navarra e do México também, onde desfruta de enorme cartel e popularidade.

Corrida à portuguesa domingo na Azambuja


Decorre na Azambuja a centenária Feira de Maio, considerada a mais castiça do Ribatejo e onde os toiros têm papel protagonista. Já no próximo domingo realiza-se na praça de toiros local a tradicional corrida à portuguesa, integrada no XII Mês da Cultura Tauromáquica.
Lidam-se seis toiros de Paulo Caetano e toureiam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e o praticante local Tiago Martins (finalmente entre as figuras) e pegam os grupos de forcados Amadores da Azambuja e do Clube Taurino Alenquerense.

Juventude em competição sábado em Aldeia da Venda



A empresa "Aplaudir" leva a efeito no próximo sábado, 29 de Maio (17 horas) em Aldeia da Venda (Alandroal) uma corrida de juventude com três das mais destacadas figuras da nova vaga do toureio equestre: João Moura Caetano (foto da esquerda), Duarte Pinto e Francisco Palha.
Anunciam-se seis toiros da ganadaria S. Martinho e nas pegas estarão os grupos de forcados Amadores de Alcochete e Aposento do Alandroal.

Foto Hugo Calado/www.toureio.com

Morante executa sorte da cadeira em Nimes



Morante de la Puebla marcou de forma antológica a corrida de domingo passado em Nimes (França), sexta da feira, ao receber o sexto toiro da corrida, à maneira antiga, sentado numa cadeira. O diestro sevilhano cortou as duas orelhas e o rabo a esse toiro, depois de ter cortado uma orelha no seu primeiro e ter sido silenciado no segundo.
Morante actuou mano-a-mano com Javier Conde, que foi silenciado em dois e aplaudido noutro. Os toiros pertenciam à ganadaria de Juan Pedro Domecq.

Fotos Golfredo Rojas/burladero.es