sexta-feira, 31 de março de 2017

25 de Abril: Trio da Apoteose em Alter do Chão



29 de Abril: alguém vai perder o mano-a-mano da temporada?



"Almoço com..." João Moura: grande entrevista amanhã no "DN"



O jornal "Diário de Notícias" publica na sua edição de amanhã, sábado, uma grande entrevista com o Maestro João Moura, a poucos dias da abertura da Temporada Histórica do Campo Pequeno (próxima quinta-feira, 6 de Abril), em que será cabeça de cartel alternando com os matadores Juan José Padilla (espanhol) e Roca Rey (peruano) e os Forcados de Vila Franca.
A entrevista integra-se na série "Almoço com..." que o jornal tem vindo a realizar e foi feita na última quarta-feira no Restaurante "Rubro" da praça de toiros do Campo Pequeno, no dia em que João Moura veio receber o galardão "Farpas"/"Volapié" como grande triunfador da última temporada em Lisboa.

Foto Emílio de Jesus


João Moura Jr. assinala em video os seus 10 anos de alternativa

A primeira entrevista para o video foi ontem feita ao Maestro João Moura


O cavaleiro João Moura Júnior vai comemorar esta temporada o 10º aniversário da sua alternativa e entre vários acontecimentos que vão assinalar a efeméride conta-se a realização de um video que será apresentado no mês de Maio no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno e que inclui imagens e fotos da sua trajectória, bem como depoimentos de várias personalidades.
A gravação do video teve ontem o seu arranque e precisamente com uma entrevista ao Maestro João Moura, seu pai.

Fotos D.R. e las-ventas.com

Prates convida Imprensa a ir vê-lo a Vila Franca



O jovem cavaleiro praticante António Prates (foto) enviou hoje um e-mail aos orgãos de comunicação social taurina endereçando um convite para que vão vê-lo no próximo dia 9 de Abril à praça de toiros de Vila Franca, onde participa no Festival Taurino comemorativo dos 85 anos da fundação do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira - que fardará nessa tarde muitos dos seus antigos elementos a par dos actuais.
O cartel desta grandioso Festival Taurino está formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Ana Batista, Paulo Jorge Santos e o praticante António Prates, pelos matadores Vitor Mendes e Curro Díaz e o novilheiro João D'Alva e pelos Forcados de Vila Franca.
Lidam-se a cavalo novilhos-toiros das ganadarias Herds. António Silva, Herds. António Charrua e Casa da Avó e, a pé, de Falé Filipe e Calejo Pires.

Foto Carlos Silva

Ganadaria Varela Crujo em destaque no canal Campo Pequeno TV


“Varela Crujo – Solar de Indultos” já está disponível no canal Campo Pequeno TV.
Neste programa sobre uma das ganadarias presente na corrida inaugural da Temporada 2017 em Lisboa, na próxima quinta-feira, 6 de Abril, pode apreciar a camada de saca deste ano e ficar por dentro da história desta importante divisa, recheada de êxitos, nomeadamente, dois toiros indultados em Espanha.
Subscreva desde já o Campo Pequeno TV e acompanhe o melhor da tauromaquia nacional.
Mais informações no site do Campo Pequeno.
Assista ao Trailer do programa em: https://vimeo.com/210963360

Importância de Portugal nos 50 anos da Monumental de Badajoz realçada ontem em colóquio


Didáctica, entretida e sentimental porque nas intervenções de cada participante se espelhou um pouco do coração do seu país - assim foi ontem o Colóquio realizado Real Sociedade Económica em Badajoz que estava subordinado ao tema "A Tauromaquia Portuguesa na Nova Praça de Toiros de Badajoz" e que foi a terceira conferência integrada no ciclo de comemorações do 50º aniversário da inauguração da Monumental de Badajoz.
Participaram os portugueses Rui Bento Vasquez (que naquela praça recebeu a sua alternativa de matador de toiros), os ganadeiros Dr. Joaquim Grave (Murteira Grave) e Margarida Oliveira (Cunhal Patrício) e ainda o director da revista "Novo Burladero", João Queiroz, tendo moderado o colóquio Alejandro Carpallo. Todos eles recordaram momentos da sua história vividos na Monumental de Badajoz e salientaram a importância da presença de Portugal nos últimos 50 anos naquela praça de toiros fronteiriça.
Na foto ao lado, os conferencistas com o jornalista moderador e os organizadores desta iniciativa, entre os quais o conhecido médico cirurugião espanhol Dr. Carlos Franco, um amigo de Portugal.

Foto badajoztaurina.com


Padilla galardoado ontem como máximo triunfador de 2016 em Sevilha

A uma semana do regresso ao Campo Pequeno, Juan José Padilla foi ontem
galardoado como máximo triunfador de 2016 na Real Maestranza de Sevilha
Morante de la Puebla recebeu dois troféus: melhor faena e melhor toureio de
capote. Em baixo, Diego Ventura, melhor rejoneador 


A uma semana de regressar ao Campo Pequeno (próxima quinta-feira, 6 de Abril), Juan José Padilla foi ontem galardoado na Real Maestranza de Sevilha como máximo triunfador da última temporada naquela carismática praça de toiros de Espanha.
Os troféus aos triunfadores de 2016 em Sevilha foram ontem à noite entregues numa cerimónia que decorreu na arena da Real Maestranza.
Além de Padilla, foram galardoados os matadores de toiros Morante de la Puebla (que recebeu dois troféus, o da melhor faena e o de melhor toureio de capote) e Pepe Moral (melhor estocada), o rejoneador Diego Ventura (melhor cavaleiro), Javier Ambel (melhor subalterno), Curro Javier (melhor bandarilheiro), José Manuel Ruíz "Chicharito" (melhor picador) e a ganadaria de Victorino Martín (melhor curro e melhor toiro, o "Cobradiezmos" lidado por Manuel Escribano).

Fotos aplausos.es


Próxima 5ª feira: corrida do "outro mundo" abre Temporada Histórica em Lisboa



Festival de Luxo amanhã no Coliseu do Redondo



O toureio a pé regressa amanhã, sábado, 1 de Abril, ao Coliseu do Redondo num Festival de Luxo que terá a participação dos matadores de toiros António João Ferreira (foto de cima) e Juan del Álamo (foto ao lado).
A cavalo toureiam João Moura, António Telles, Rui Salvador e Brito Paes, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados do Redondo e de Beja.
Lidam-se a cavalo novilhos-toiros das ganadarias David R. Telles, Cunhal Patrício, Silva Herculano, Romão Tenório e a pé de Falé Filipe.

Fotos Carlos Silva e D.R.

Substitutos de Botero: Salgueiro em Montemor e Branco em Vila Franca



Última Hora - João Salgueiro da Costa (foto da esquerda) substitui Jacobo Botero em Montemor-o-Novo no dia 6 de Maio na corrida para que o rejoneador colombiano estava anunciado ao lado de Luis Rouxinol e Filipe Gonçalves com um imponente curro de toiros de Fernandes de Castro. Pegam os forcados de Montemor e Évora.
No dia seguinte, 7 de Maio, será João Maria Branco (foto da direita) a tourear em Vila Franca no lugar de Botero, ao lado de Francisco Palha e Salgueiro da Costa (Concurso de Ganadarias) e dos forcados de Vila Franca e Alcochete.
Jacobo Botero anunciou hoje em comunicado que está "a ponderar a temporada" e suspendeu as suas participações nas corridas para que estava anunciado até ao mês de Junho.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens

Botero suspende corridas até Junho


Depois de na semana passada se ter separado de Rui Fernandes, seu mestre e com quem estaava há mais de dez anos, o jovem rejoneador colombiano Jacobo Botero (foto) anunciou, através de uma breve nota de imprensa, que cancela as corridas para que estava anunciado até Junho, só voltando a tourear a partir desse mês.
O cavaleiro explica que está neste momento "a ponderar qual o melhor e meia correcto passo a dar em relação a várias a agradáveis propostas", razão pela qual tomou a decisão de "iniciar a temporada somente no mês de Junho, decisão essa que, sendo tomada conscientemente, se prende principalmente com o enorme respeito pelo público aficionado".
Botero reitera que tudo fará "para não defraudar todos aqueles que acreditaram ser possível".
O rejoneador colombiano estava anunciado para tourear a 6 de Maio em Montemor-o-Novo e a 7 em Vila Franca, desconhecendo-se ainda quem o substituirá.

Foto M. Alvarenga

Ricardo Castelo: "Abrir a Temporada em Lisboa é um acontecimento marcante!"


O cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, grupo triunfador da última temporada em Lisboa e que foi por isso mesmo distinguido com o Troféu "Farpas"/"Volapié", Ricardo Castelo, considera que abrir a temporada de Lisboa, dia 6 de Abril, “é um acontecimento marcante que o grupo encara com grande sentido de responsabilidade”.
Por outro lado, Ricardo Castelo considera ser “uma honra por se tratar de uma temporada de especial significado para o Campo Pequeno, pois a praça comemora 125 anos de idade, uma data redonda”.
E acrescenta: “Uma data redonda para a empresa, mas também uma data redonda para o nosso grupo, visto que, este ano, comemoramos 85 anos de actividade”.
Daí que, conclui, “esta apresentação na primeira praça do país reveste para nós de um duplo significado: Festa pelos dois aniversários; Responsabilidade por abrirmos as comemorações dos 125 anos do Campo Pequeno”.
“Tudo faremos para, mais uma vez dignificarmos a figura do Forcado como figuras de cartaz, correspondendo assim à confiança que a empresa em nós depositou”, acrescentou.
O grupo de Vila Franca foi considerado o triunfador da temporada de 2016, no Campo Pequeno e Ricardo Castelo lembrou o significado que o Campo Pequeno tem para o seu grupo. “O Campo Pequeno e o grupo de Vila Franca têm sido parceiros de sucesso em momentos de grande responsabilidade" e recordou que o grupo esteve presente na corrida do centenário da praça, em 1992.
“Foi uma corrida extraordinária e ainda hoje é das mais faladas no que às pegas e aos forcados diz respeito”, refere.
Ricardo Castelo recordou também o êxito de 16 de Junho de 2016 em que, como único grupo, pegaram seis poderosos toiros da ganadaria Canas Vigouroux, “um triunfo que foi reconhecido por muitos órgãos de comunicação taurina".
Sobre o actual momento do grupo, sublinha o facto de haver muitos jovens na formação actual, “pelo que a continuidade está assegurada, pois esses elementos jovens estão devidamente enquadrados pelos elementos mais antigos, garantindo assim a coesão necessária de toda a estrutura”.
Ricardo Castelo considera que a “para uma época histórica e numa praça da maior importância a nível mundial como temos o privilégio de ter na nossa capital, é importante que todos os aficionados respondam ao profissionalismo e empenho da empresa, com assiduidade”.
Para Ricardo Castelo esta é "a melhor forma de defendermos a nossa Festa e a qualidade e diversidade dos cartéis apresentados pela empresa são motivos para estarmos presentes. Desejo a todos os artistas muita sorte e que Deus nos ajude a todos a por a fasquia num ponto muito alto no que diz respeito à qualidade dos espectáculos nesta praça de tão grande historial”.
O cartel da corrida da próxima quinta-feira, 6 de Abril, é formado pelo cavaleiro João Moura, os matadores Juan José Padilla (espanhol) e Roca Rey (peruano) e os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneados por Ricardo Castelo. Lidam-se 6 toiros, 2 para cavalo de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas e 4 para a lide a pé de Varela Crujo, Herds.

Foto D.R./cortesia Campo Pequeno

Ontem, 5ª feira: 8.577 leram o "Farpas"



Visualizações de páginas de hoje
2 195
Visualizações de página de ontem
8 577
Visualizações de páginas no último mês
221 034
Histórico total de visualizações de páginas
16 668 847

quinta-feira, 30 de março de 2017

Família Núncio de luto


Faleceu hoje o Engº Francisco Barahona Núncio, pai do cavaleiro tauromáquico Francisco Núncio e avô dos também jovens cavaleiros António e Francisco Núncio - aos quais endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a seu irmão João e a toda a ilustre Família enlutada.
Francisco Barahona Núncio era o filho mais novo de Mestre João Branco Núncio, irmão do também já falecido cavaleiro tauromáquico José B. Núncio.

Foto D.R.


Famosos ontem no Campo Pequeno no encerramento do ciclo de entrega dos Troféus "Farpas"/"Volapié"

Três representantes das três mais ilustres Famílias Taurinas nacionais galardoados
ontem no Campo Pequeno com os Troféus "Farpas"/"Volapié" como grandes
triunfadores da última temporada lisboeta: João Moura, Joaquim Grave e António
Ribeiro Telles Bastos. Uma noite de classe, de nível e de glamour a encerrar o
triunfal ciclo de consagração dos maiores que no ano passado se destacaram
na primeira praça de toiros de Portugal
João Moura e Miguel Alvarenga
Joaquín Moreno cantou e encantou!
Salero!
O flamenco no seu máximo expoente: Sofia Abraços e Alfonso "El Moleno"
Sofia Abraços: um espectáculo único!
António Ribeiro Telles Bastos
Marco Fernando, cabo dos Forcados de Tomar, com sua namorada
Rui Salvador fez questão de marcar presença no jantar em que se galardoou
João Moura. Outros cavaleiros, infelizmente, não souberam dar esse exemplo
de grandeza que deu o Maestro de Tomar. Lamentável a todos os títulos...
Miguel Cavaco, José Luis Gomes, Miguel Castelo, Marco Fernando e sua
namorada, Gonçalo Nobre e Pedro Gomes
José Afra Rosa "Balé", João Grave, Manuel Paim, Miguel Pedrosa, Francisco
Murteira e Pedro Castelo
O antigo forcado e ganadeiro de excepção Manuel Calejo Pires com o
bandarilheiro Ernesto Manuel, professor da Escola de Toureio de Azambuja
Simão Comenda e Rui Bento
João Moura e seu filho e sucessor João Moura Jr.
Parreirita Cigano foi um dos quatro (lamentável...) cavaleiros que fizeram questão
de marcar presença na homenagem a João Moura. Além dele, estiveram ainda
Rui Salvador, João Moura Jr. e João Soller Garcia
A crítica taurina Fernanda Rita e o bandarilheiro Ernesto Manuel
Joaquim Grave rodeado de amigos
Os bandarilheiros Diogo Malafia e João Fanhão (apoderado de João Moura e de
Miguel Moura)
A honrosa presença de membros da Tertúlia "Festa Brava" e da Real Tertúlia
Tauromáquica D. MIguel I
Joaquín Moreno, João Moura e Miguel Alvarenga
Miguel Cavaco, João Moura, Miguel Alvarenga e Paulo Pereira
Nico Mexia de Almeida e João Moura
O matador de toiros António João Ferreira e o cavaleiro Parreirita Cigano
Benito Moura, João Ganhão, João Soller Garcia e Diogo Malafaia
Miguel Alvarenga anunciou que este ano, em vez de
vários jantares, se realizará no final da temporada uma
Grande Gala na arena para galardoar os triunfadores
Momento da entrega do troféu a António Ribeiro Telles Bastos... pena que nenhum
outro membro da ilustre Família Ribeiro Telles tivesse ontem marcado presença
na noite em que se distinguia o jovem peão de brega...
Dr. Joaquim Grave
Momento da entrega do troféu do Dr. Joaquim Grave
Maria Homem Cerveira (dirigente da Tertúlia "Festa Brava") com o Dr. Paulo
Pereira, Relações Públicas do Campo Pequeno
Momento da entrega do troféu a João Moura
Um aspecto geral do corredor da porta grande do Campo Pequeno, cheio ontem
no último jantar dos Troféus "Farpas"/"Volapié"
Rui Bento no uso da palavra, ladeado pelos promotores deste ciclo de distinção
aos Triunfadores do Campo Pequeno, Joaquín Moreno e Miguel Alvarenga
António Telles Bastos e Miguel Alvarenga
João Moura e Joaquín Moreno
Francisco Farinha, antigo bandarilheiro e ex-director de corrida, com João Moura
Um exemplo raro de aficion, presente em todos os
eventos da nossa Festa: Marco Fernando, cabo dos
Forcados de Tomar, com o Maestro Moura
Joaquín Moreno com a simpática equipa do Restaurante "Carnalentejana",
Gonçalo Nobre e os irmãos Pedro e Miguel Castelo
Maurício do Vale, o novilheiro Diogo Peseiro e Joaquín Moreno
Joaquín Moreno com Rui Salvador
A Equipa Moura: Diogo Malafaia, Benito Moura, João Soller Garcia, João Moura,
João Moura Jr. e João Ganhão
José Jorge Pereira (que fez uma magnífica reportagem
de video em directo do nosso jantar de ontem para o seu
Facebook) com João Moura
Joaquín Moreno com os Mouras
Miguel Alvarenga, Joaquín Moreno, João Duarte, Rui Bento e o cavaleiro Parreirita
Cigano, que a 29 de Junho recebe a alternativa no Campo Pequeno
Parreirita Cigano com o presidente da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I,
Francisco Godinho Cabral. E atrás... João Duarte e Rui Bento numa animadíssima
gargalhada...
Joaquín Moreno e Rui Bento com a equipa da LL Pocket, que uma vez mais
trouxe os seus lenços ao Campo Pequeno
João Moura junto ao cartaz que anuncia a sua presença
na Temporada Histórica do Campo Pequeno
Duas glórias da forcadagem: José Jorge Pereira e Simão Comenda
A fantástica equipa do Bar "Volapié" - que em muito contribuiu para o sucesso
dos nossos jantares! Obrigado a todos!
João Moura e Parreirita Cigano
Joaquín Moreno e o fantástico bailador Alfonso "El Moleno"
João Moura galardoado também com um dos bonitos lenços da LL Pocket, de
Luis Lucas, que voltou a marcar presença neste nosso último jantar

Fotos Maria Mil-Homens