quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Rui Fernandes amanhã em San Sebastián de los Reyes com Galán e Romero
Rui Fernandes volta amanhã, quinta-feira 1 de Setembro, a tourear em Espanha, desta vez na corrida de rejoneio da Feira de San Sebastián de los Reyes (Madrid), onde vai repartir cartel com os rejoneadores Sérgio Galán e Andrés Romero na lide de toiros da ganadaria Luis Terrón.
Foto M. Alvarenga
Ontem, 3ª feira: 10.786 leram o "Farpas"!
Visualizações de páginas de hoje | 55 |
Visualizações de página de ontem | 10 786 |
Visualizações de páginas no último mês | 421 550 |
Histórico total de visualizações de páginas | 37 467 810 |
David Gomes sem sorte em Ejea de los Caballeros
O cavaleiro David Gomes não teve ontem a sorte do seu lado na hora de matar na corrida de rejoneio da Feira Taurina de Ejea de los Caballeros, na província de Zaragoza, sendo ovacionado nos seus dois toiros.
Repartia cartel com os rejoneadores Roberto Armendáriz (volta à arena no primeiro e orelha no segundo toiro) e Mário Pérez Langa (que saíu aos ombros depois de cortar duas orelhas, uma a cada toiro do seu lote) na lide de toiros da ganadaria El Canario.
David Gomes regressa hoje a Portugal para amanhã, quinta-feira, actuar em S. João da Pesqueira e na sexta-feira em Safara.
Foto D.R.
Amadores de Cascais na melhor temporada de sempre
De vento em popa numa temporada de plena consagração, o grupo de forcados Amadores de Cascais, capitaneado por Paulo Loução (que rabejou o primeiro toiro do grupo), obteve no último sábado mais um êxito notável na última corrida da temporada na Figueira da Foz, pegando os seus dois toiros (da ganadaria de António Raul Brito Paes) à primeira, por intermédio de João Galamba e Rui Grilo (ambos na foto de cima), este último naquele que foi um dos grandes momentos da noite, numa poderosa e emotiva pega premiada com duas voltas à arena para este experiente forcado.
Nota alta para a temporada de sucesso dos Amadores de Cascais.
Fotos D.R.
"Furacão" Romero no sábado em Cuba
O "furacão" Andrés Romero regressa no próximo sábado, 3 de Setembro, a Portugal, depois do grande triunfo do último fim-de-semana na Figueira da Foz, para actuar na corrida que marca o regresso dos toiros à vila alentejana de Cuba (Beja), onde é o cabeça de cartaz de um cartel composto ainda por Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e Francisco F. Núncio.
Lidam-se seis toiros da Herdade de Pégoras e pegam os grupos de forcados da Moita, de Moura e de Beja.
Foto Santiago Romero
Diogo Peseiro a caminho da alternativa
Depois do êxito na Nazaré, Diogo Peseiro toureia em Espanha na próxima segunda-feira em El Casar (Guadalajara), na quarta em Arganda del Rey (Madrid) e no dia 11 (domingo) em Villaseca de La Sagra (Toledo), onde no ano passado deixou enorme ambiente.
A caminho da alternativa… onde será?...
Foto D.R.
18 de Setembro: corrida mista de beneficência em Idanha-a-Nova
Ajudar a Bia, uma criança deficiente que precisa de uma cadeira de rodas, é o louvável objectivo da corrida de toiros (mista) solidária que a empresa Ovação e Palmas promove no próximo dia 18 de Setembro (domingo, às 17h00) na praça nortenha de Idanha-a-Nova. Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal da localidade.
Lidam-se seis toiros das ganadarias Santos Silva, Júlio Justino (dois de cada para as lides a cavalo) e Falé Filipe (dois para as lides a pé) e o cartel está formado pelos cavaleiros Marco José, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e o rejoneador mexicano Cuauhtémoc Ayala, pelos matadores de toiros António João Ferreira e Iván Abasolo e pelos grupos de forcados de Arronches e de Coimbra.
Os bilhetes estão à venda no Snack-Bar "A Esplanada", na Vídeo-Foto "Quaresma", nas bilheteiras da praça no dia da corrida e as reservas podem desde já ser feitas pelo telefone 926 855 283.
Foto D.R.
terça-feira, 30 de agosto de 2022
Bilheteiras da Monumental do Montijo abrem amanhã das 15 às 21 horas
As bilheteiras da Monumental do Montijo abrem amanhã, quarta-feira, a partir das 15h00 e até às 21h00 e assim continuarão até ao dia da corrida - para que todos possam assegurar antecipadamente as suas entradas para a grande noite do próximo sábado, 3 de Setembro (22h00), última da temporada nesta praça, a VII Corrida de Toiros das Tertúlias Montijenses, onde se vai render uma grande e justíssima homenagem à memória de José Luis Figueiredo (foto de cima), glória da forcadagem montijense e também antigo elemento dos Amadores Lusitanos, que nos seus últimos anos de vida foi brilhante cronista do site "Porta dos Sustos" de Maria João Mil-Homens.
José Luis deixou-nos em 2020 - nós jamais o deixámos e no sábado estaremos em força na praça da sua terra para o lembrar e lhe render o merecido tributo.
Lidam-se seis toiros das ganadarias Herdade de Camarate, Paulo Caetano, Herdeiros de Varela Crujo, São Marcos, Voltalegre e Adriano Ferreira.
O cartel está formado pelos cavaleiros Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e o rejoneador mexicano Emiliano Gamero, que obteve um triunfo notável na corrida de São Pedro nesta mesma praça.
Pegam os Amadores do Ribatejo, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.
Foto Maria Mil-Homens
"Semear Aficion" é o lema da novilhada que Rafael Vilhais promove a 9 de Setembro em Salvaterra
O empresário Rafael Vilhais promove no próximo dia 9 de Setembro uma novilhada popular em Salvaterra de Magos, com o lema "Semear Aficion" e na qual se rende homenagem a Mário Marques, antigo e recordado forcado dos Amadores de Vila Franca, natural de Salvaterra.
Actuam os cavaleiros praticantes Mara Pimenta, Paco Velásquez e Tristão Telles Queiroz e pegam os Amadores de Vila Franca, capitaneados por Vasco Pereira. Lidam-se seis novilhos da ganadaria Canas Vigouroux.
A mensagem de esperança de Pombeiro a uma semana do encerramento da temporada do Campo Pequeno
Caros amigos,
Aproxima-se a última data do Campo Pequeno na temporada 2022. Uma temporada curta, muito por culpa do que se passou com os anos de pandemia, que deixaram inúmeras realizações adiadas.
Sei que há quem goste e quem não goste dos cartéis. Sei que faltará sempre alguma coisa. É impossível agradar a todos. E depois temos sempre os maldizentes militantes!
Aposto neste cartel de seis cavaleiros porque sei que apenas com um toiro cada cavaleiro dará o melhor de si para obter o triunfo! São seis nomes que não deixam dúvidas de uma noite diferente com seis estilos que se completam entre si.
Nesta corrida irei fazer algumas homenagens a pessoas que marcaram e marcam a diferença na Tauromaquia e que também a mim me dizem muito: Eng. Luis Rocha, Eng. João Ramalho, Zeca Pereira. Haverá ainda homenagens in memoriam. As homenagens serão feitas antes da corrida e sairá um programa com todas as indicações. (21h15).
O lema de “Este é o momento, Estamos com o Campo Pequeno” mantém-se para esta última corrida! É mesmo necessário estar presente! Não pode haver desculpas de nomes deste ou daquele, de faltas ou quem devia estar e não está! Está quem está e quem quis estar (ou pode estar)! Sim! Quem quis!
Por isso, há que dizer presente e orgulharmo-nos de quem dá a cara pela defesa da Tauromaquia. Eu fi-lo durante os dois anos de pandemia e neste ano de dificuldades acrescidas. E voltaria a fazê-lo! Contem comigo sempre! Eu conto até com aqueles que me querem fazer mal não percebendo que apenas prejudicam a Tauromaquia!
Hoje estou contente e com vontade de ir mais além, depois de uma jornada histórica de uma temporada fabulosa no último sábado no Coliseu Figueirense!
E é com esse ambiente que quero terminar a temporada em Lisboa: diversificação, verdade, festa, glamour, presente, passado e futuro, gente bonita, gente que vá para se divertir , que aplaude, que assobia, que silencia, mas gente de carácter, desprovida de preconceitos, gente de mente aberta que realmente esteja na Festa para a defender e não apenas para dizer mal… Gente Livre!
Esperamos por todos Vós!
Com a certeza de um curro imponente, Toureiros e Forcados dispostos a triunfar e de que na Catedral não chove!
Bem hajam!
Luis Miguel Pombeiro/Ovação e Palmas
Foto M. Alvarenga
Luis Rouxinol Jr. e o forcado António Queiroz e Mello (Santarém) ganharam prémios em São Manços
Luis Rouxinol Jr. (na foto, com o seus bandarilheiros João Martins e Manuel dos Santos "Becas") e o forcado António Queiroz e Mello, dos Amadores de Santarém, ganharam, respectivamente, os troféus que estavam em disputa para a melhor lide e a melhor pega na corrida - de praça cheia - que no passado sábado se realizou em São Manços e onde há a registar também excelentes actuações dos cavaleiros Miguel Moura e António Prates e rijas pegas dos grupos de Santarém e de São Manços. Lidaram-se toiros da ganadaria Palha.
Apesar da incompreensível ausência em algumas das principais praças nacionais, Rouxinol Jr. leva já somadas vinte corridas nesta temporada de 2022, todas elas marcadas por notáveis triunfos.
Foto D.R./Luis Rouxinol Jr./Facebook
"Cuqui" corta duas orelhas e é passeado em ombros em Barrancos
O valoroso matador de toiros Joaquim Ribeiro "Cuqui" abriu ontem a Feira de Barrancos com uma grande faena e uma magnífica estocada a um novilho-toiro da ganadaria Couto de Fornilhos.
O público da única localidade do país onde se podem matar os toiros desfrutou do muito bom toureiro do diestro moitense e no final, em ambiente de grande entusiasmo, levou-o em ombros.
Fotos Miguel Calçada
Ontem, 2ª feira: 12.488 leram o "Farpas"!
Visualizações de páginas de hoje | 10 |
Visualizações de página de ontem | 12 488 |
Visualizações de páginas no último mês | 421 550 |
Histórico total de visualizações de páginas | 37 456 679 |
Moura Caetano em ombros em Cantimpalos com Cartagena e Lea Vicens
João Moura Caetano cortou ontem três orelhas (uma ao primeiro toiro e as duas ao segundo) na corrida celebrada em Cantimpalos (Segóvia), saindo em ombros com Andy Cartagena (duas orelhas e orelha) e Lea Vicens (duas orelhas e duas orelhas e rabo).
Lidaram-se toiros de El Tajo e La Reina.
Foto M. Alvarenga/Arquivo