domingo, 31 de agosto de 2014

Pablo (4 orelhas) e Moura (2) em ombros hoje em Palência


Última Hora - Quando faltam apenas quatro dias para a Grande Corrida "Lux" em que voltam a competir no Campo Pequeno (cartaz ao lado), Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr. sairam esta tarde triunfalmente aos ombros da praça de Palência (Espanha), depois de o rejoneador navarro ter cortado quatro orelhas e o cavaleiro de Monforte duas (uma em cada toiro). Hector Balcenilla, que tomou a alternativa, cortou uma orelha no primeiro toiro e foi aplaudido no segundo. Lidaram-se exemplares da ganadaria de Hermanos Gallon e um de Ángel Sánchez y Sánchez.

Praça cheia ontem em S. Manços


Mais uma praça cheia num ano em que o público está a acorrer em força aos grandes cartéis - foi assim ontem em S. Manços, como o atesta esta foto panorâmica de Hugo Calado dada à estampa no site "toureio.pt". Artisticamente, há a registar os triunfos dos três cavaleiros - Luis Rouxinol, João Moura Jr. e Miguel Moura deram aplaudidas voltas à arena no final de todas as suas lides - e dos dois grupos de forcados, Santarém e S. Manços, com seis rijas pegas. Bem apresentados, os toiros de Brito Paes cumpriram na generalidade.

Foto Hugo Calado/www.toureio.pt

Paulo Jorge Santos amanhã em Cuéllar com Bohórquez e Pablo Hermoso

Paulo Jorge Santos cravando um grande par de bandarilhas na corrida deste ano
na Benedita (Alcobaça)

Três dos exemplares da ganadaria El Canario para a corrida de amanhã em Cuéllar
A praça de toiros de Cuéllar (Segóvia), onde amanhã Paulo Jorge Santos se
defronta com Fermín Bohórquez e Pablo Hermoso de Mendoza
Os encierros de Cuéllar são referenciados como os mais antigos de Espanha


Paulo Jorge Santos - um cavaleiro incompreensivelmente esquecido pelas grandes empresas do seu país... - tem amanhã, segunda-feira, 1 de Setembro, um dos mais importantes compromissos da sua temporada, actuando na corrida de rejoneio da Feira de Cuéllar (Segóvia, Espanha), de que foi máximo triunfador no ano passado.
O ginete de Vila Franca reparte cartel com Fermín Bohórquez e Pablo Hermoso de Mendoza na lide de toiros da ganadaria El Canario.
A corrida é a primeira da tradicional Feira de Nossa Senhora do Rosário, composta por cinco festejos e onde na quinta-feira também actuam os Forcados de Alenquer.
Os encierros de Cuéllar são os mais antigos de Espanha.

Fotos Fernando José e D.R.

João M. Branco ontem em Arronches: novidades para breve...


O cavaleiro João Maria Branco assistiu ontem à corrida nocturna em Arronches e segundo Hugo Teixeira no blog "diário taurino", tem "grandes novidades para muito breve". O toureiro de Estremoz está a preparar-se para a corrida do próximo domingo, 7 de Setembro, em Montemor-o-Novo, a primeira em que vai participar depois de há três semanas ter anunciado que suspendia a temporada e terminava a relação de apoderamento com Rui Bento. Ao que corre, Branco poderá ainda tourear mais duas grandes corridas esta temporada. Só no Inverno deverá anunciar quem será o novo apoderado para 2015. Entretanto e segundo apurámos, João Maria Branco não será, ao contrário do que se chegou a referir, o terceiro cavaleiro do elenco da corrida de 27 de Setembro em Évora, onde já estão certas as presenças do Maestro João Moura e do colombiano Jacobo Botero.

Foto Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com

A nossa selecção: as 6 próximas grandes corridas em Portugal



"Marialvas" com azar...

Nas recentes festas de Alcochete, na tasca mais famosa, a de António José Pinto
(segundo a contar da esquerda), Manuel da Câmara com Rogério Antunes e Rodrigo
Pereira

Andam com azar os três fadistas do grupo "Marialvas". Noticiámos há momentos que Francisco Martins se encontra hospitalizado em Vila Franca depois de ontem ter sofrido violenta colhida quando tentava salvar uma criança nas largadas de Santo Estevão (Benavente). Para cúmulo e sem saberem um do outro, à mesma hora em que dava entrada no Hospital de Vila Franca, encontrava-se em observação na mesma unidade Rodrigo Pereira (foto ao lado), devido a uma hemorrogia no nariz provocada por exposição ao sol. Rodrigo, antigo forcado de Vila Franca, já teve alta, Martins ainda se encontra internado.
E como não há duas sem três, o terceiro "Marialva", Manuel da Câmara, foi também colhido esta tarde numa largada em Santo Estevão, ferindo-se sem gravidade numa perna.
Não vão à bruxa, não...

Fotos D.R.

Fotoreportagem de Maria João Mil-Homens: Famosos ontem em Arronches

Os três cavaleiros vestiram ontem de vermelho. Na foto, Tito Semedo
Tiago Carreiras
João Moura Caetano viria a ser o grande triunfador da noite
Forcados de Arronches comemoraram ontem o seu 15º aniversário
João Caetano, Luis Miguel Pombeiro e João Cortesão
António José Batista, antigo cabo dos Forcados Amadores de Portalegre
O nosso Hugo Teixeira em Arronches
Hália Valentim, Ana Meira, Dita Moura Caetano e Joana Rodrigues
(namorada de João Moura Caetano)
Luis Miguel Pombeiro com o filho mais novo

Fotos Maria João Mil-Homens

Caetanos pai e filho: memorável triunfo ontem em Arronches

Êxito ganadeiro de Paulo Caetano ontem em Arronches 
Fantástica actuação de Moura Caetano com o toiro da da ganadaria de seu Pai
Tito Semedo esteve regular num toiro e bem no outro
Tiago Carreiras num momento da sua actuação ontem em Arronches
Valter Soares (à primeira) e Tiago Barreto (à segunda) foram os forcados da cara
pelos Amadores de Azambuja
A comemorarem o 15º aniversário, os Amadores de Arronches tiveram ontem duas
intervenções a cargo do cabo Ricardo Nunes e Manuel Cardoso, ambos à primeira 
Pelos Académicos de Elvas pegaram João Bandeiras (à primeira) e Tiago Fernandes
(numa rija pega ao segundo intento)
Grande triunfo de João Moura Caetano ontem na corrida nocturna que se realizou em Arronches e que registou uma agradável presença de público nas bancadas. No primeiro toiro que enfrentou, da ganadaria de seu Pai, teve honras de música logo ao segundo ferro comprido, desenvolvendo depois uma lide emotiva e recheada de arte. Paulo Caetano foi chamado à praça como ganadeiro e voltou a sê-lo no segundo toiro de Tito Semedo. Em segundo lugar, Moura Caetano enfrentou um toiro da ganadaria S. Martinho, com o qual voltou a estar "acima da média". Pena, apenas, que Moura Caetano não esteja este ano, como merecia e se impunha, nas grandes corridas e nas grandes praças.
Tito Semedo esteve regular num toiro e melhor no outro; Tiago Carreiras deu volta no toiro de S. Martinho e não se encontrou no toiro de Caetano. Pegaram sem dificuldades de maior os forcados dos grupos de Azambuja, de Arronches e de Elvas (Académicos). A corrida foi muito bem dirigida, como sempre, por Rogério Jóia.

Fotos Maria João Mil-Homens

D. José João Zoio morreu há 5 anos

No Campo Pequeno com os filhos Bernardo e Verónica, a 23
de Julho de 2009, um mês antes de morrer vítima de ataque
cardíaco. Foi a última vez que se vestiu de toureiro para
participar nas cortesias e ser testemunha de honra da
alternativa do jovem cavaleiro Duarte Pinto
Fotos João Silva/www.solesombra.com
27 de Maio de 1973: a alternativa no Campo Pequeno,
concedida por Mestre João Núncio
Foto Carlos Brito
Numa das muitas noites de glória no Campo Pequeno
Foto D.R.
Impedido de tourear em Portugal pelos toureiros-revolucionários
que tinham ocupado o Sindicato dos Toureiros logo após o 25 de
Abril, foi tourear para Espanha. Na foto, na Monumental de Madrid.
Na foto de baixo, com Miguel Alvarenga em 1977 numa Corrida da CAP
(Confederação dos Agricultores de Portugal) na Monumental de
Santrarém, vendo-se também, à esquerda, Álvaro Domecq
Fotos Botán e D.R.


Passam hoje cinco anos sobre a triste data da súbita e inesperada morte do cavaleiro tauromáquico D. José João Zoio, vítima de ataque cardíaco quando se dirigia de carro para sua casa em Colares. Tinha 60 anos e um mês antes - 23 de Julho de 2009 - voltara a vestir-se de toureiro para ser testemunha de honra da alternativa de Duarte Pinto no Campo Pequeno.
No início de Agosto desse ano fora homenageado na praça de toiros da Nazaré, a arena onde se estreara em 1968.
Nascido em Almada a 1 de Outubro de 1950, José João Zoio tomou a alternativa na praça do Campo Pequeno, das mãos de Mestre João Branco Núncio em 27 de Maio de 1973, na tarde em que o Califa comemorou 50 anos de toureio. Embora curta, teve uma carreira gloriosa, travada quando menos se esperava e quando era ainda muito cedo, devido a uma queda na arena de Alcochete que lhe provocou uma lesão na coluna. Mesmo assim, em 1991 fez uma temporada, apoderado por Ferreira Paulo "Cachapim", despedindo-se em definitivo durante uma corrida marcante em Lisboa, na mesma noite em que cortou a coleta o seu bandarilheiro de sempre e seu último apoderado, António Badajoz.
Referenciado como o toureiro-aristocrata, rivalizou com Mestre Batista, Luis Miguel da Veiga, Manuel Jorge de Oliveira e João Moura, bem como com todas as figuras da época. Logo após o 25 de Abril, foi apelidado de "fascista" por um grupo de toureiros revolucionários que haviam ocupado o Sindicato dos Toureiros e que o impediram de tourear em Portugal. Actuou um ano em Espanha e reapareceu depois em Évora, ao tempo um feudo do comunismo, recebendo do público que esgotava a praça a maior e mais prolongada ovação de que há memória.

Fotos D.R.

Marialva Francisco Martins colhido por um toiro em Santo Estevão



O conhecido fadista vilafranquense Francisco Martins (na foto do lado e na de cima à direita, com Rodrigo Pereira e Manuel da Câmara) foi ontem violentamente colhido por um toiro numa largada nas festas de Santo Estevão (Benavente). O incidente ocorreu quando o simpático fadista, integrante do trio "Marialvas", saltou à arena para salvar uma criança que ficara à mercê do toiro.
Francisco Martins não sofreu, felizmente, nenhuma cornada, mas foi colhido com violência e pensa-se que terá uma forte lesão numa perna, segundo nos informa o seu amigo e companheiro Manuel da Câmara. O fadista está ainda internado, em observação, no Hospital de Vila Franca.
Daqui lhe endereçamos votos de rápidas melhoras.

Fotos D.R.

Pablo corta orelha em Calahorra

Ontem em Calahorra com "Chenel", "Habanero" e "Napoleon", três dos cavalos
craques da fantástica quadra de Pablo que na próxima quinta veremos em Lisboa


Quando faltam já só quatro dias para o seu regresso ao Campo Pequeno - na próxima quinta-feira, dia 4 - Pablo Hermoso de Mendoza voltou ontem a triunfar, cortando uma orelha ao seu primeiro toiro na corrida de rejoneio que se realizou em Calahorra (La Rioja), sendo ovacionado no segundo.
Alternou com Sérgio Domínguez (silêncio e volta) e Roberto Armendáriz (silêncio e uma orelha). Os toiros pertenciam à ganadaria de Luis Terrón.
Pablo toureia esta tarde em Palência com João Moura Jr. e amanhã em Cuellar com o também cavaleiro luso Paulo Jorge Santos.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas

Pablo e Moura hoje em Palência, a 4 dias do Campo Pequeno



Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr. (fotos de cima) defrontam-se esta tarde em Palência, a quatro dias de voltarem a competir no Campo Pequeno (próxima quinta-feira, 4 de Setembro), onde já rivalizaram este ano, com lotação esgotada, na corrida inaugural da temporada.
Pablo e Moura alternam esta tarde em Palência com Hector Barcenilla frente a toiros de Hermanos Gallón.
Também denominada de "Campos Góticos", a praça de toiros de Palência (foto de cima) foi inaugurada em 2 de Setembro de 1976 com um elenco de luxo - Francisco Rivera "Paquirri", José Maria Manzanares e "Niño de la Capea" - e tem lugar para 10 mil espectadores.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas e Julián López/aplausos.es