quinta-feira, 31 de maio de 2018

Porta grande e arrepiante colhida de Sebastián Castella ontem em Madrid



Sebastián Castella cortou otem as duas orelhas ao seu segundo toiro e saíu em ombros pela quinta vez pela porta grande da Monumental de Madrid, apesar de ter sofrido uma arrepiante colhida de que resultaram ferimentos num pé (foto ao lado).
O matador francês alternava com Enrique Ponce (ovacionado nos dois toiros) e Jesús Enrique Colombo (que foi silenciado nos dois), frente a toiros de Garcigrande.

Fotos Luis Sánchez-Olmedo/cultoro.com e Javier Arroyo/aplausos.es


GuardarGuardar

João Moura merecia a noite de ontem... e muito mais! Obrigado por 40 anos de glória, Maestro!

Sucesso memorável e que superou mesmo todas as
expectativas, o jantar de homenagem a João Moura
que ontem teve lugar no Palácio dos Aciprestes,
em Linda-a-Velha, com lotação esgotada e a presença
de muitos dos amigos de todas as horas
Miguel Alvarenga abriu a sessão, prestando a primeira das homenagens a
João Moura numa noite que foi de muitas emoções
João Moura agradedeu, emocionado, o calor desta homenagem
Grandes figuras dos Forcados dos tempos áureos da revolução mourista, com
o Maestro. Entre outros, José Miguel e Nico Mexia de Almeida, Francisco
Sepúlveda, João Bagulho, Francisco Murteira e Carlos Grave
João Moura Jr., Soraia Costa e José Carlos Portugal
Manuel Paim, Carlos Empis, Rui Salvador e João Pedro Silva
Concha Rodríguez, João Moura Jr. e o rejoneador espanhol Andrés Romero
António Ribeiro Telles, Duarte Pinto e Emídio Pinto
Rui bento, Miguel Alvarenga, Manuel Telles Bastos, António Ribeiro Telles
e João Moura
Miguel Alvarenga, Francisco Palha, Gonçalo D'Ornellas, João Moura, Drª Paula
Resende, Rui Fernandes e José Prates
Manuel Andrade Guerra recordou a trajectória de João Moura desde que com
apenas 10 anos toureou em Portalegre ao lado de Mestre João Núncio. Na foto,
na mesa da Real Tertúlia D. Miguel I, vêem-se Bruno de Castro, o cavaleiro
Fernando de Andrade Salgueiro e Francisco Godinho Cabral
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, enalteceu a glória vivida
por João Moura em 40 anos em todo o mundo e que tão alto elevou o nome
da vila de Monforte e do próprio país
A Drª Paula Resende confessou que desde que chegou ao Campo Pequeno
idealizava levar a efeito um cartel como o da próxima 5ª feira, com todos os
toureiros da dinastia Moura
Rui Bento no uso da palavra, recordou que, como Amália e Eusébio, João Moura
faz parte da História deste país
João Moura com o quadro oferecido por seus filhos e sobrinhos
Filipe Gonçalves, Francisco Marques "Chalana", Guadalupe Caldeira, Rui
Fernandes, Diego Ventura e Francisco Palha
Emídio Pinto, João Moura e Frederico Cunha: antigos companheiros marcaram
presença
A equipa de sucesso do Campo Pequeno esteve em peso na homenagem a
João Moura: Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira
Diego Ventura não faltou à grande homenagem ao Maestro Moura
Benito Moura, João Moura Jr., o Maestro, Miguel Moura e João Augusto Moura,
as grandes estrelas da noite da próxima 5ª feira, 7 de Junho, no Campo Pequeno.
Em baixo, Miguel Alvarenga e João Moura ladeados pelos autores do brilhante
jantar de ontem, Miguel Duarte Ferreira e o Chef Nuno de Alvarenga


Simplicidade e grandeza, glamour e um ambiente digno da celebração que se prestava à maior figura do toureio equestre mundial - foi assim que decorreu ontem no lindíssimo cenário do Palácio dos Aciprestes, sede da Fundação Marquês de Pombal, em Linda-a-Velha, o jantar de Homenagem Nacional ao Maestro João Moura pelos seus 40 anos de alternativa, promovido pelo "Farpas" e que reuniu um grande número de amigos, de admiradores e de companheiros das arenas do homenageado. Sala esgotada para um jantar fantástico que teve a assinatura do Chef Nuno de Alvarenga, antecedido, nos jardins do Palácio, de um beberete com as maravilhas gastronómicas da "Papyrus Gourmet" de Miguel Duarte Ferreira.
Presentes nesta grande homenagem a João Moura o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem e o vereador Emídio Mata e a empresa do Campo Pequeno, onde João Moura comemorará na próxima quinta-feira, 7 de Junho, o 40º aniversário da sua alternativa, altamente representada pela Drª Paula Mattamouros Resende, por Rui Bento e pelo Dr. Paulo Pereira; os antigos cavaleiros Fernando de Andrade Salgueiro, Frederico Cunha e Emídio Pinto e muitas das actuais vedetas das arenas, como António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Diego Ventura, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, Andrés Romero, Francisco Palha, Duarte Pinto, Manuel Telles Bastos, a cavaleira praticante Soraia Costa e os também cavaleiros tauromáquicos José Prates, Lorival Bronze, Vasco Taborda Jr. e José Carlos Portugal, bem como o empresário Rafael Vilhais e muitos antigos forcados da "vellha guarda", entre os quais Rui Souto Barreiros, José Jorge Pereira, Carlos Empis, Carlos Grave, João Grave (pai e filho), João CortesManuel Paim, Nico Mexia de Almeida, José Miguel Mexia de Almeida, Dr. Carlos Ferreira, José Luis Zambujeira, Francisco Murteira, Francisco Sepúlveda, Paulo Vacas de Carvalho, Francisco Mira, João Cabaço, João Quintella, João Bagulho, e Carlos Frazão. Também oos forcados Pedro Maria Gomes, Francisco Mendonça Mira, Pedro Coelho dos Reis e António Taurino, os ganadeiros Francisco e D. Margarida Romão TenórioArmando João MouraManuel João Carreira, os bandarilheiros João Ganhão (apoderado de Moura), João Pedro Silva e Filipe Gravito, vários membros da Tertúlia "Valores e Tradição" e da Real Tertúlia D. Miguel I, amigos de sempre do Maestro Moura como João e Tita Margalho, Joana Franco, "Caloca" Martins, Gonçalo D'Ornellas e VasconcellosCarlos Calado, José Santos, Alfredo Faneca, Duarte Chapa e Pedro Horta Osório, o repórter Fernando Clemente, o director de corrida Marco Gomes, o fadista Manuel da Câmara e tantos, tantos mais.
Miguel Alvarenga abriu a sessão abordando, num curto improviso, a importância desta homenagem, lendo depois uma mensagem enviada por José Luis Cochicho e transmitindo a João Moura, também, as homenagens de Mestre Luis Miguel da Veiga e do fadista António Pinto Basto, que não podendo estar presentes, não quiseram deixar de se associar a este acto.
Seguidamente, Manuel Andrade Guerra evocou a trajectória de João Moura nas arenas, recordando, em particular, a célebre corrida de Portalegre em que o "niño prodígio" se apresentou com apenas dez anos de idade, actuando ao lado de Mestre João Núncio, que lhe atirou o seu tricórnio quando ele dava a volta à arena.
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, usou depois da palavra para, num sentido e breve discurso, enaltecer a glória que João Moura conquistou em todo o mundo, elevando sempre tão alto o nome da vila de Monforte e o do nosso país.
A terminar o ciclo de breves alocuções, a administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende, manifestou a sua grande expectativa e a de todos os aficionados pela corrida da próxima quinta-feira em Lisboa, confessando que era este o cartel (Moura e os filhos e o sobrinho) que sempre iedalizara e quisera levar por diante desde que chegou à gestão da primeira praça do país.
Rui Bento usou ainda da palavra para louvar uma figura que, como Amália e Eusébio, faz parte da História deste país e revelou que a empresa propusera dois cartéis ao Maestro para a comemoração dos seus 40 anos de alternativa, mas que apesar da força do outro, "ele preferiu vir a Lisboa assinalar a efeméride ao lado dos seus dois filhos e do seu sobrinho".
Os filhos de João Moura - João Júnior, Rita, Miguel, Tomás e Madalena - fizeram depois a entrega de um quadro com uma placa de prata gravada, levando o pai a emocionar-se. O "Farpas", através de Miguel Alvarenga e Emílio de Jesus, fez também a entrega a João Moura de uma simples lembrança idealizada pelo próprio Emílio: a célebre foto do cavaleiro nos seus primeiros tempos que foi, ao tempo, imagem em quase todos os cartéis e que é da autoria do famoso repórter.
Melhor não podia ter sido. A festa esteve à altura do homenageado, do tributo que se impunha e decorreu sob o signo de um enorme glamour e com um ambiente fora do vulgar - mas que era esperado. João Moura merecia esta noite! Por tudo!

Amanhã não perca: todas as fotos de Emílio de Jesus desta grande jornada vivida ontem no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

Fotos Emílio de Jesus




Alguns toiros da camada de Murteira Grave para a temporada de 2018



Reportagem no Templo do Toiro Bravo, a Herdade da Galeana: nas fotos, alguns dos magníficos exemplares da camada da ganadaria Murteira Grave para esta temporada de 2018, que terá o seu ponto alto, para lá da presença noutras praças, na corrida de 23 de Agosto no Campo Pequeno.
Toiros de imponente trapio e rematadíssimos - para trazer emoção e verdade às nossas arenas.

Fotos Maria Mil-Homens


Há 30 anos: "Cumpridor" de Murteira Grave foi o toiro da temporada em Madrid

"Cumpridor", o toiro do grande êxito de Murteira Grave em Madrid
A cabeça do "Cumpridor" na Herdade da Galeana, a perpectuar um triunfo
memorável da ganadaria Murtaire Grave há três décadas em Las Ventas
A imprensa espanhola teceu há 30 anos os maiores elogios
à bravura do toiro "Cumpridor" e ao êxito da ganadaria
Murteira Grave na Feira de Santo Isidro em Madrid


Recordamos o grande êxito vivido há 30 anos (29 de Maio de 1988) na Monumental de Madrid, em plena Feira de Santo Isidro, pela ganadaria Murteira Grave - sucesso que referimos na notícia anterior e que o ganadeiro Dr. Joaquim Grave partilhou na última terça-feira, três décadas depois, com um grupo de jornalistas na Herdade da Galeana.
A ganadaria recebeu nesse ano o honroso prémio que a distinguiu como melhor corrida da Isidrada e o toiro "Cumpridor", lidado pelo matador José Luis Palomar, foi premiado com volta ao ruedo - e cantado no dia seguinte em todos os jornais espanhóis.

Fotos D.R./@Murteira Grave

Um dia na Galeana e um "faenão" de Joaquim Grave

Momentos de arte, de encanto e de sentimento protagonizados pelo próprio
ganadeiro Dr. Joaquim Grave num "faenão" de muleta, ele que não toureava
há dez anos
Pela manhã, realizou-se uma tenta com reses de nota altíssima e a participação
dos novilheiros portugueses João d'Alva e Luis Silva e dos espanhóis Manolo
Perera e Eric Oliveira
O grupo de jornalistas que na passada terça-feira visitou a Galeana e, em baixo,
os novilheiros participantes na tenta, com o ganadeiro Dr. Joaquim Grave


O ilustre ganadeiro Dr. Joaquim Grave abriu na passada terça-feira as portas da sua histórica Herdade da Galeana - o Templo do Toiro Bravo - a um grupo de jornalistas e repórteres taurinos, em que o "Farpas" esteve representado por Maria João Mil-Homens.
Raras são as vezes em que a famosa ganadaria Murteira Grave recebe jornalistas no seu Templo. Mas era um dia especialíssimo e o ganadeiro quer partilhá-lo com a Imprensa. Há precisamente 30 anos, a 29 de Maio de 1988, a divisa portuguesa obteve um êxito memorável na Monumental de Madrid: o toiro "Cumpridor", com o nº 9 e o peso de 560 quilos, lidado e estoqueado pelo matador José Luis Palomar, que lhe cortou uma orelha, teve honras de volta ao ruedo em plena Feira de Santo Isidro e a ganadaria viria depois a ser premiada como a melhor corrida da feira na mais importante praça de toiros do mundo. Desde então, o dia 29 de Maio passou a fazer parte da História da ganadaria Murteira Grave e da Tauromaquia mundial.
Para o assinalar, o Dr. Joaquim Grave recebeu os repórteres, mostrou-lhes a camada para 2018 (que vamos aqui ver já a seguir) e de manhã realizou-se uma magnífica tenta com reses de nota alta e a participação dos novilheiros lusos João D'Alva (Escola de Vila Franca) e Luis Silva (Escola da Moita) e dos espanhóis Manolo Perera e Eric Oliveira.
Mas a grande surpresa do dia aconteceu já no final da tenta, quando Joaquim Grave pegou numa muleta (coisa que não fazia há dez anos) e nos proporcionou momentos de uma profunda e sentida arte num "faenão" que a todos encantou e demonstrou bem que dez anos de "inactividade" não são nada para quem sabe e jamais esquece.

Fotos Maria Mil-Homens