sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Comandante Alvarenga: velório hoje em Pombal, funeral amanhã na Sabacheira (Tomar)
O Comandante João Carlos Shearman de Macedo de Alvarenga, Pai do nosso director, falecido ontem aos 85 anos. está desde esta manhã na Capela Mortuária de Pombal (Leiria), onde ao longo do dia será velado.
Amanhã, sábado, será celebrada missa às 10h30, seguindo depois o funeral para o cemitério da Sabacheira aldeia junto à Quinta de Monchite, entre Tomar e Ourém.
Na impossibilidade de o fazer a todos pessoalmente e também de atender todas as chamadas, Miguel Alvarenga agradece, reconhecido, em seu nome e de toda a Família, a todos os que desde o dia de ontem o têm estado a contactar e a enviar mensagens de condolências.
Foto Fernando Clemente
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Até sempre, Comandante!
Com os três filhos há 5 anos, quando completou 80 |
Podia e, se calhar, devia, escrever tanta coisa e dizer tanta coisa. Apetecia-me. Mas não sou capaz, entendam. O nosso Comandante não estava bem, mas nada fazia prever que se fosse embora já, assim sem tempo, sequer, para um último adeus, uma última conversa, como tantas, que ficasse para lembrar. Mas fica, graças a Deus, muita coisa - e boa. Tenho já imensas saudades, querido Pai. Das lições que recebi, dos exemplos, dessa verticalidade, dessa honestidade, dessa seriedade, desse charme que não tinha mais fim.
Foi pela Sua mão que cheguei aos toiros. Vivemos histórias giríssimas. Vou guardá-las para sempre. Mesmo ausente na minha criancice, a contas com a sua vida militar, acabou sempre por ser um Pai presente, em todos os momentos em que foi preciso dizer "estou aqui", esteve sempre. Obrigado por tudo, Pai. Por todo o amor que me deu e aos seus queridos netos - a nós todos. Que Deus o receba com todas as Honras que lhe são devidas. O Pai merece. E eu tenho o maior dos Orgulhos em poder dizer que sou seu Filho.
Um dia, voltamos a falar, havemos de pôr a conversa em dia.
Miguel
Fotos D.R.
"Palomo" de Murteira Grave: o descanso do guerreiro
A ganadaria Murteira Grave publicou na sua página web oficial estas fotos do toiro "Palomo", desfrutando da Primavera no ano passado na Herdade da Galeana (primeira foto de cima) e no último Inverno transmitindo a sua bravura aos futuros Murteira Grave.
Na foto ao lado, a noite em que derramou bravura e nobreza na arena do Campo Pequeno.
O fantástico "Palomo" foi superiormente toureado pelo novilheiro espanhol José Garrido em Junho do ano passado na arena de Lisboa - o que lhe valeu regressar ao campo.
Fotos D.R./@Murteira Grave e Florindo Piteira
"El Cid" e Lama de Góngora preparam-se para Mourão na Galeana
A classe e a maestria de "El Cid" no tentadero de Murteira Grave |
O novilheiro sevilhano Paco Lama de Góngora bordou ontem o toureio na praça de tentas da Herdade da Galeana. Na foto de baixo, o ganadeiro Dr. Joaquim Grave |
Depois de no início da semana ali terem tentado o matador Manuel Escribano e o novilheiro "El Juanito", foi ontem a vez do também matador sevilhano Manuel Jesus "El Cid" e do novilheiro Paco Lama de Góngora se prepararem, bordando o toureio, na Herdade da Galeana (Murteira Grave) para o festival inaugural da temporada que no próximo domingo, 1 de Fevereiro, terá lugar na praça alentejana de Mourão.
As fotos falam por si.
Fotos D.R./@Murteira Grave
Diogo Peseiro premiado em Espanha
Diogo Peseiro, aluno da Academia do Campo Pequeno, recebe no próximo sábado, 31 de Janeiro, em Aldeadávila de la Ribera (Salamanca) o troféu como autor do melhor par de bandarilhas nas Festas de San Bartolomé, ali efectuadas no último ano.
A entrega dos XVIII Troféus Taurinos terá lugar no Restaurante "Paraíso" e a cerimónia vai ser presidida pelo antigo matador de toiros português Rui Bento - que até teve direito a fotografia no cartaz do evento (ao lado), tal o carinho e o prestígio de que continua a gozar em terras de Salamanca, onde viveu durante a sua carreira de toureiro.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
Rui Bento continua firme em Almeirim
A praça de toiros de Almeirim continuará a ter Rui Bento (foto) como assessor - adianta hoje o jornal "O Almeirinense" na sua edição online. A parceria com a Santa Casa da Misericórdia (proprietária da praça) foi iniciada em 2014 e prossegue nesta temporada, caindo assim por terra as notícias que apontavam para a possibilidade de pelo menos uma empresa se pretender candidatar à adjudicação da Monumental de Almeirim. A gestão, adianta o jornal local, "será uma concessão de datas" e não terá a Santa Casa como promotora directa dos espectáculos.
Foto "O Almeirinense"
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Caetano de regresso às mais importantes praças
Depois de uma temporada em que andou mais afastado dos grandes acontecimentos e das principais praças (não chegando a tourear no Campo Pequeno), o cavaleiro João Moura Caetano - que ontem anunciou a continuidade do apoderamento pelo empresário João Pedro Bolota - vai regressar este ano "às mais importantes praças e cartéis", tais como Setúbal, Montijo, Moita e Santarém - informa o Gabinete de Imprensa do toureiro, que acrescenta, como aliás já se sabia, que Caetano abrirá a época actuando a 28 de Março numa corrida de beneficência em Monforte, "por ser de homenagem e benefício da incansável instituição de Bombeiros Voluntários da sua terra natal".
Foto Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.pt
A evolução do traje de luces em exposição em Madrid
A história e a evolução do traje de tourear - vulgo traje de luces - está desde ontem patente em Madrid e até à próxima segunda-feira, 2 de Fevereiro, numa exposição de Justo Algaba (na foto), um dos mais célebres alfaiates dos toureiros, na "Casa de Vacas", no Parque do Retiro, em Madrid. Intitulada "Justo Algaba - vestido de luces, arte e cultura", a mostra a evolução do fato de tourear desde meados do século XIX aos dias de hoje. Entre os trajes de luces expostos, está um do matador português Maestro Vitor Mendes, que ontem assistiu na capital espanhola à inauguração da exposição.
Foto ABC
Relatório da IGAC: 55.169 espectadores nos 11 espectáculos do Campo Pequeno
A praça de toiros da capital - Campo Pequeno - registou nos 11 espectáculos taurinos que promoveu em 2014, a presença de 55.169 espectadores, seguindo-se a praça de Évora, onde 25.354 espectadores presenciaram os 7 espectáculos ali efectuados - os dados são da Inspecção-Geral das Actividades Tauromáquicas (IGAC), que acaba de divulgar o Relatório da Actividade Tauromáquica 2014.
Segundo a IGAC, realizaram-se no ano passado 221 espectáculos tauromáquicos - apesar de a Federação PróToiro, nos dados estatísticos que divulgou na semana anterior, apontar para um total de 250 espectáculos taurinos.
A IGAC esclarece que foram autorizados 241 espectáculos taurinos, dos quais não se chegaram a efectuar 20, fundamentalmente por razões de ordem metereológica.
As corridas de toiros mantém-se, segundo o relatório da IGAC, como o tipo de espectáculo mais preponderante, preenchendo 64,71% do total de espectáculos tauromáquicos, registando-se um aumento de 16% nos festivais taurinos entre 2013 e 2014.
Realizaram-se 169 espectáculos em praças fixas, totalizando um número estimado de 380.297 espectadores; e 52 espectáculos em praças ambulantes (desmontáveis), a que assistiram 42.300 espectadores, totalizando, no geral, a presença de 422.597 nos 221 espectáculos que em 2014 se efectuaram em arenas de Portugal.
No que respeita ao licenciamento das praças de toiros, a IGAC realizou 37 vistorias a recintos fixos de espectáculos tauromáquicos. O promotor que maior número de espectáculos efectuou foi a empresa "Toiro das Sesmarias" (um total de 22) na praça algarvia de Albufeira.
Desenho de Maria Ana Alvarenga
Apoderamentos, casa (quase) arrumada: falto eu!
Praticamente arrumada a casa no que aos apoderamentos diz respeito, falta só saber quem será o próximo manager do valoroso cavaleiro Paulo Jorge Santos (foto) que em 3 de Maio abrirá a sua campanha actuando na tradicional corrida da Benedita (Alcobaça) - mas a quem, pelos vistos, as grandes empresas continuam a "fechar os olhos", vá-se lá saber por quê...
O toureiro de Vila Franca ainda não encontrou novo apoderado, depois de no ano passado ter rompido com Carlos Teles "Caló" - e essa é a última das expectativas que marcaram este início do ano tauromáquico, depois de quase todos os que estavam pendentes terem finalmente resolvido as suas situações.
Moura Caetano anunciou ontem que continua a ser apoderado por Bolota, dias depois de João Maria Branco divulgar que optou por apoderados espanhóis e de João Ribeiro Telles se ter unido a "Nené".
Pelo meio, Salgueiro da Costa juntou-se a Vasco Taborda e o também praticante Rui Guerra voltou a unir-se a "Nené". agora em parceria com Hugo Branquinho. Também João Duarte regressou aos apoderamentos, agora ao lado do cavaleiro praticante Parreirita Cigano, depois de no ano passado ter gerido a carreira de Soller Garcia (que não chegou a tourear).
João Moura Júnior tem também novo manager em terras de Espanha, continuando em Portugal a ser apoderado por Rui Bento - que este ano se encarregará ainda da gestão de carreira do matador espanhol Juan del Álamo.
Foto Fernando José
Mourão: tudo a postos para a inauguração do ano taurino
Tudo a postos para as bandas do Alentejo para a inauguração oficial da nossa temporada - já no próximo domingo na praça de toiros de Mourão.
Ontem, na histórica Herdade da Galeana, da prestigiada ganadaria Murteira Grave, participaram numa tenta o matador espanhol Manuel Escribano e o jovem novilheiro português João Silva "El Juanito", dois dos participantes no festejo de abertura da temporada 2015, onde se lidarão novilhos-toiros da referida ganadaria (três exemplares na foto de cima).
Pela primeira vez, será disputado um troféu para a melhor faena - um incentivo do organizador do festival, o conceituado ganadero Dr. Joaquim Grave, para que este festejo seja sempre um acto de referência maior para o toureio a pé em Portugal.
O cartel (cartaz ao lado) é, como se sabe, composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior, pelos Forcados de S. Manços, pelos matadores espanhóis Manuel Jesus "El Cid" e Manuel Escribano e pelos novilheiro Lama de Góngora (espanhol) e "El Juanito" (português).
A aficion tem encontro marcado às três da tarde do próximo domingo, 1 de Fevereiro, na praça de Mourão.
Fotos D.R./@Ganadaria Murteira Grave
V. Franca homenageia Carlos Falcão e José Júlio
Depois da grande jornada de sexta-feira passada em homenagem à figura de José Mestre Batista, Vila Franca de Xira volta a render tributo a dois dos seus grandes toureiros: em Fevereiro, o Clube Taurino Vilafranquense realiza um acto (em data a anunciar) de homenagem póstuma ao bandarilheiro Carlos Falcão; já no próximo sábado, no Auditório da Junta de Freguesia, o matador José Júlio é homenageado pelo seu 80º aniversário natalício.
Foto Marques Valentim
14 de Março: dois festivais no mesmo dia...
Infelizmente e face à inexistência de empresários ou simples organizadores de touradas com a cabeça no devido lugar, voltam a repetir-se cenas destas e logo no início da temporada: para 14 de Março estão anunciados dois festivais taurinos (e fortes, cada qual), um em Vila Viçosa e outro em Nisa, ambos no Alentejo e a não muitos quilómetros um do outro. Era preciso?...
Em Vila Viçosa, foi hoje conhecido o elenco do festival da Rádio Campanáio: um festejo muito bem rematado com os cavaleiros Luis Rouxinol, João Moura Júnior, João Telles Júnior, o espanhol Manuel Manzanares, o colombiano Jacobo Botero e João Salgueiro da Costa. Por designar, ainda, os toiros e os grupos de forcados.
No mesmo dia e à mesma hora, em Nisa, outro festival também com cartel de primeira: Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Pedro Salvador, Marcos Bastinhas (que faz aqui a sua reaparição depois do acidente do ano passado) e Andreia Oliveira. Pegam os Amadores de Portalegre e outros grupos e estão também por designar os toiros.
Foto D.R.
Combate ao doping: Rogério Jóia na Assembleia da República
Rogério Jóia, conceituado director de corridas, esteve anteontem na Assembleia da República na qualidade de presidente da Associação Antidopagem de Portugal (ADoP), a convite do grupo parlamentar do Partido Socialista para participar na conferência "O combate ao doping em Portugal".
Jóia esclareceu que a " Associação Antidopagem de Portugal "não parou de receber amostras para o passaporte biológico, aguardando a aprovação do sistema Adams (plataforma informática para localização dos atletas e com a informação das substâncias usadas de forma terapêutica) para actuar".
"Cumprimos a lei com rigor, mas não perseguimos ninguém", afirmou Rogério Jóia.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Caetano continua apoderado por Bolota
João Moura Caetano continua a ser apoderado por João Pedro Bolota, contrariando-se assim os muitos rumores e as notícias de sentido contrário que nas últimas semanas vieram a lume.
A continuidade do apoderamento deverá ser oficialmente anunciada ainda esta tarde pelo Gabinete de Imprensa do toureiro, que adiantou ao "Farpas" confirmar-se desta feita "a filosofia da Casa Caetano na conservação dos laços antigos do profissionalismo e da amizade", prosseguindo desta feita "a linha de continuidade do sucesso de temporadas anteriores".
Foto Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com
"Preocupante" o estado de saúde de José Luis Gonçalves
O estado de saúde do antigo matador de toiros José Luis Gonçalves (foto) volta a ser "preocupante", depois de ter contraído uma bactéria no hospital, onde no final do ano voltou a ser operado à cabeça, que o deixou "muito debilitado". O toureiro angolano está novamente internado no centro de recuperação na Aldeia do Juzo (Cascais), depois de ter passado poucos meses em Alcoitão, sem registar evolução positiva. José Luis Gonçalves sofreu uma gravíssimo traumatismo craniano por queda num estúdio da produtora "Endemol" em Julho de 2013 quando participava nos ensaios finais de um programa de dança de que era concorrente, na TVI.
Foto D.R.
"Encerrona" de Fandiño (com um toiro de Palha) abre temporada em Madrid
O ano taurino começa na Monumental de Madrid no Domingo de Ramos, 29 de Março, com a "encerrona" de Iván Fandiño (foto), que enfrentará sózinho seis toiros de diferentes ganadarias, entre os quais um da portuguesa de Palha (Victorino Martín, José Escolar, Adolfo Martín, Partido de Resina, Palha e Cebada Gago).
Quanto à Feira de Santo Isidro, segundo o site da revista "Aplausos", terá, como em 2014, 31 festejos contínuos: 22 corridas de toiros, 3 novilhadas, 4 corridas de rejoneio e ainda as extras da Beneficência e da Prensa. O crítico Manuel Molés anunciou na sua página da rede "Twitter" que as principais figuras marcarão presença na Isidrada e que toureiros como Enrique Ponce, "El Juli", Morante de la Puebla, Manzanares, Miguel Ángel Perera, Alejandro Talavante e Iván Fandiño farão "doblete", isto é, actuarão pelo menos em duas tardes cada.
Foto D.R.
Mestre Núncio morreu - ou mataram-no - há 39 anos
Mestre João Núncio marcou uma época |
Mestre João Branco Núncio tinha 74 anos e preparava-se para regressar às arenas para voltar a comer o pão que a "Revolução de Abril" lhe roubara, quando um ataque cardíaco o matou em 26 de Janeiro de 1976 - cumpriram-se ontem 39 anos.
Nascido em Alcácer do Sal a 15 de Fevereiro de 1901, o maior toureiro a cavalo da nossa História morreu na Golegã, onde se refugiara em casa de seu cunhado, Patrício Cecílio (o mestre dos toureiros a pé), depois de lhe terem ocupado as terras e a própria casa na sua Alcácer natal. O Mestre preparava-se de novo para a luta - e anunciara que ia regressar às arenas. Toureara pela última vez a 21 de Outubro de 1973 na praça "Palha Blanco", em Vila Franca, nesse mesmo ano em que no Campo Pequeno, a 27 de Maio, comemorara os seus 50 anos de alternativa com a praça cheia.
João Alves Branco Núncio estreou-se com apenas 13 anos de idade na antiga praça de Évora e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 27 de Maio de 1923, apadrinhado por António Luis Lopes. Com Simão da Veiga, formou a mais célebre parelha de cavaleiros competidores. Em toda a sua brilhante carreira, toureou mais de 2.000 toiros em mais de 1.000 corridas e montou cerca de 60 cavalos. Foi ainda o primeiro cavaleiro português a actuar em Espanha e em França, estoqueando toiros a cavalo.
Como reza o fado que Maria Manuel Cid lhe dedicou (à esquerda), "não foi um homem qualquer, foi mais um homem diferente".
Fotos D.R./Arquivo
Subscrever:
Mensagens (Atom)