segunda-feira, 29 de abril de 2024

Próximo sábado: Chamusca é o destino!


João Mexia toureou em Aguascalientes no Encontro Mundial de Escolas de Toureio

O novilheiro João Mexia da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita toureou ontem no Cortijo Helena, propriedade do matador Joselito Adame, na primeira eliminatória do Encontro Mundial de Escolas de Toureio

O jovem toureiro português esteve a um grande nível como se pode observar nas fotos, perdendo as orelhas pelo mau uso da espada.


Fotos Emílio Mendez 



Homenagem a José Lupi foi uma grande tarde de toiros em Alcochete

Triunfal reaparição de Manuel Lupi para homenagear 
a memória de seu Pai no último sábado em Alcochete


Decorreu sob o signo da emoção - e da saudade - a magnífica corrida que no passado sábado quase encheu a praça de Alcochete para render significativa homenagem à memória de um dos maiores cavaleiros tauromáquicos do século passado, o Engº José Samuel Lupi.

Lidaram-se toiros de excelente nota e irrepreensível apresentação, da ganadaria de Joaquim Brito Paes, havendo que destacar sobretudo os segundo, terceiro, quarto e quinto.

Foi uma corrida marcante e daquelas que tão cedo não vamos esquecer. Pela permanente lembrança da grande figura que foi José Samuel Lupi. Pelas lides brilhantes com que os seis cavaleiros honraram nesta tarde a sua memória.

Não vamos destacar nenhum dos seis - porque todos eles se destacaram e triunfaram, cada qual ao seu estilo, cada qual marcando a tarde e a diferença à sua maneira. Mas todos em alta.

O único destaque especial vai para Manuel Lupi, filho do homenageado, já retirado das arenas há uns anos, que reaparecera - e triunfara - há poucos anos, em Évora, na corrida de alternativa do seu amigo João Soller Garcia (que esteve de novo a seu lado), e que sábado voltou a surpreender tudo e todos, mostrando que está, se quisesse, para dar e durar. Grande lide brindada aos companheiros de cartel e depois aos céus, à memória de seu Pai, dando no final aplaudida volta à arena com seu filho Salvador, neto do Mestre que todos ali recordámos.

Lides de nota altíssima, também, de João Moura, Rui Fernandes, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e João Soller Garcia. E pegas notáveis dos Amadores de Alcochete e Amadores do Aposento da Moita.

Uma tarde que fica nas memórias de todos. Para sempre.

Fotos António Rato Canhoto/Facebook

Próximo sábado: todos os caminhos vão dar à centenária praça da Chamusca!

Às 22 horas: antevisão das corridas de Beja, Cartaxo, Estremoz e Chamusca em mais um Directo do "Tauronews"

Dentro de meia-hora, às 22h00, não perca em mais um Directo no YouTube e no Facebook do site "Tauronews" a antevisão das corridas de toiros que dia 1 de Maio se vão realizar em Beja e no Cartaxo e no dia 4 em Estremoz e na Chamusca.

Vão estar em directo para nos falar dessas quatro corridas o rejoneador Leonardo Hernández, o cavaleiro Francisco Palha, o ganadeiro Pedro Canas Vigouroux e os cabos de quatro grupos de forcados: José Maria Caeiro (Évora), João Saraiva (Aposento da Chamusca), Miguel Sampaio (Beja), Francisco Patanita (Beja) e Bernardo Campino (Cartaxo).

"Armilita" de Vale Sorraia no Confronto de Ganadarias de domingo em Vila Franca

A tarde do próximo domingo, 5 de Maio, promete uma jornada de muita emoção na centenária praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira - onde a empresa Tauroleve promove uma fantástica corrida de toiros com um importante cartel de juventude, virado ao futuro, com os cavaleiros Miguel Moura, António Telles Filho e Tristão Telles Queiroz e os forcados de Vila Franca e Ribatejo, e um atractivo Confronto de Ganadarias com três toiros de Veiga Teixeira e três de Vale Sorraia, cujas fotos temos estado aqui a mostrar nos últimos dias.

Hoje fique a conhecer o "Armilita", outro imponente exemplar da divisa azul e branca de Vale Sorraia, nascido a 6 de Janeiro de 2020 e cardeno de pesagem, como os seus irmãos de camada.

Os bilhetes estão disponíveis para aquisição em:

– Telefone: 300 505 171

– www.toirosvilafrancadexira.com

 

Outros locais em Vila Franca :

– Tertúlia "O Estoque" (junto ao Mercado Municipal), a partir de segunda-feira, dia 29, das 16h00 às 20h00 horas

– Agência Arena

– Quiosque Página Fresca (Pingo Doce)

– Bilheteiras da praça de toiros no dia do espetáculo

 

Não falte ao grande Confronto Ganadero que terá no cartel uma interessante competição entre três jovens cavaleiros!


Foto D.R./Tauroleve


Os imponentes toiros de Canas Vigouroux para este sábado na Chamusca



Depois do grande triunfo obtido na última quinta-feira no festival celebrado em Tomar, o cavaleiro João Moura Caetano (foto de cima) é o cabeça de cartaz da corrida que vai abrir no próximo sábado, 4 de Maio (17h00), a importante e bem montada Feira da Ascensão na centenária praça da Chamusca - que marca a estreia na sua gestão da empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva.

Nesta atractiva corrida de sábado, a primeira da duas que compõem a Feira Taurina da Ascensão na Chamusca, lidam-se seis imponentes toiros da dura e prestigiada ganadaria Canas Vigouroux (fotos em baixo) e com Moura Caetano vão competir Marcos Bastinhas e Miguel Moura em tarde de prometida emoção e garantida competição.

Nas pegas, celebrando o 40º aniversário da sua fundação, com antigos e actuais elementos, vai estar em solitário o emblemático Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, capitaneado por João Saraiva.

Não falte a este bonito dia na Chamusca! Compre já o seu bilhete pelo telefone 300 501 989.

Fotos M. Alvarenga/Arquivo e @silva.de.negro.y.azabache







12 de Maio: despedida de Pedro Espinheira na Corrida do Tomate em Salvaterra

11 de Maio: Concurso de Ganadarias em Montemor-o-Novo

Caras conhecidas ontem em Samora Correia

Aficionados de solera e muitas caras conhecidas ontem na praça portátil em que se realizou um agradável festival taurino em Samora Correia integrado na tradicional Semana Taurina - ficam as fotos.

Na foto de cima, o apoderado Paco Duarte (ao meio) com o cavaleiro David Gomes e o seu bandarilheiro (e primo direito) Miguel Gomes, que foi promissor aluno da infelizmente desaparecida Academia de Toureio do Campo Pequeno.

Fotos D.R. e Joaquim Correia

Luis M. Pombeiro com seus filhos Luis Maria
e Guilherme
Noélia Avó com seu pai, José da Avó, e um amigo
Carlos Gomes, pai do cavaleiro David Gomes

Mariana Avó e Paco Duarte
A Banda da Sociedade Filarmónica Samorense
Paulo Josué, cabo do GFA de Tomar
GFA do Clube Taurino Alenquerense
GFA de Tomar
GFA do Ribatejo
O médico veterinário Jorge Moreira da Silva e o director
Tiago Tavares
Ludgero Gouveia
Marta Conceição, irmã e apoderada de Parreirita Cigano, e a 
empresária Tânia Aleixo
O matador de toiros Parreirita Cigano
João Zuquete e Vânia, namorada de Miguel Gomes
Família e amigas do cavaleiro David Gomes
Tiago Martins
Mónica Mendes, Carina Correia e amigas
Duarte Alegrete, António José Cardoso (apoderado
de David Gomes) e Miguel Gomes
Um bom ferro de Mariana Avó, que ontem ficou
aprovada na prova para cavaleira praticante

João Moura Jr. no próximo sábado em Estremoz


Azambuja: actividades da Tertúlia "Festa Brava" durante o Mês da Cultura Tauromáquica

Super activa durante o XXV Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, a Tertúlia "Festa Brava" promove já na próxima sexta-feira, 3 de Maio, a partir das 21h30, na praça de toiros "Dr. Ortigão Costa", um colóquio subordinado ao tema "Toiro e Arte", em que serão oradores Madalena Tavares (chef), Rui Fernandes (escultor), Alberto Franco (escritor), Rui Sousa (músico), Pedro Gomes Januário (arquitecto), Diogo Munoz (pintor) e Miguel Nabeto (dançarino), sendo moderador o padre Paulo Pires.

No sábado, dia 4, também na praça de toiros de Azambuja, é inaugurada uma Feira de Fotografia Taurina às 20h30, exposição com a participação de vários fotógrafos do mundo taurino.

Na semana seguinte, na sexta dia 10, pelas 21h30, igualmente na praça de toiros, a "Festa Brava" promove um colóquio denominado "Parlatoiro - o que a Festa de toiros pode esperar da política", com a participação de representantes de vários partidos políticos.


O imponente toiro de Romão Tenório para o Concurso de Ganadarias de sábado em Estremoz

Veja neste video o imponente toiro de Romão Tenório para o fabuloso Concurso de Ganadarias do próximo sábado, 4 de Maio (17h30), em Estremoz - uma corrida magnífica integrada na FIAPE/2024, com um cartel de alto nível e garantida competição.

Actuam os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha e pegam os forcados de Montemor e Évora.

Os toiros a concurso pertencem às afamadas ganadarias de Branco Núncio, Fernandes de Castro, Passanha, São Marcos, Pégoras e Romão Tenório.

Compre já os seus bilhetes através do telefone 969 639 361 ou aqui: www.toirosestremoz.com

Bilhetes também à venda na Tasquinha Dona Bárbara (Mercado Municipal, em Évora), no Bar da Praça (Estremoz) e nas bilheteiras da praça de toiros a partir desta quarta-feira, 1 de Maio.

Video D.R.

5ª feira: tertúlias de Azambuja evocam centenário de Etelvino Laureano

A Tertúlia "Festa Brava" e a União de Tertúlias de Azambuja promovem na próxima quinta-feira, 2 de Maio, pelas 19h00, uma romagem ao Cemitério de Azambuja para deposição de uma coroa de flores junto à sepultura do saudoso novilheiro e director de corridas Etelvino Laureano, que nesse dia completaria 100 anos.

O cronista taurino Ludgero Mendes será o orador nesta breve homenagem à memória de Etelvino Laureano (foto de cima) - e não José Jerónimo, como está referido no cartaz (em baixo).

As reservas para o jantar (que vão ter lugar em Azambuja) podem ser feitas até amanhã, dia 30, pelo telefone 963 349 990 ou pelos email's tertuliafbrava@gmail.com e @uniaotertuliasdeazambuja

"Nasci em Mira de Aire, mas sinto-me de Azambuja. Vim para cá com seis anos" - contava Etelvino Laureano em 2008 numa grande  entrevista ao jornal "O Mirante".


Depois foi para Lisboa e o entusiasmo de ser toureiro levou-o a "dar os primeiros passos" na antiga escola de toureio do Grupo Tauromáquico "Sector 1". Aos 12 anos de idade toureou pela primeira vez numa garraiada em Vila Franca de Xira. "Fiquei entusiasmado, ainda apanhei uma voltareta", recordou.


"Queria seguir a carreira de matador de toiros. Em 1947 fui para Sevilha. Foi a primeira vez que toureei melhor. Uma estocada perfeita. Nunca tinha matado. Cortei duas orelhas" - relatava na mesma entrevista.


Em Setembro desse ano de 1947, actuava como novilheiro na praça de Vila Viçosa ao lado do matador "Carnicerito do México", que morreria nesse dia vítima de cornada.


"Fiquei impressionado com o que lhe aconteceu. Levou uma cornada no ventre com várias trajectórias. Um desastre... A enfermaria não era nada. Era um quarto com pensos e um enfermeiro. Nem uma ambulância havia. Foi num carro particular para o hospital. Foi operá-lo um cirurgião militar. Morreu poucas horas depois da corrida" - relatou Etelvino Laureano.


A 19 de Março do ano seguinte, 1948, Etelvino Laureano apresentou-se como novilheiro em Madrid, tinha 24 anos e ainda sonhava com a carreira de matador de toiros. Mas o sonho terminou mercê de uma gravíssima cornada infringida por um toiro malhado da famosa ganadaria Pablo Romero.


"Se fosse numa aldeia, tinhas ido para Deus", disse-lhe o médico de Madrid


"Tive a sorte de ser em Madrid, já nesse tempo a enfermaria da praça era um verdadeiro hospital", explicou.


"Estive a levar penicilina durante 48 horas, de duas em duas horas. Pensei no Carnicerito. Tinha sido no ano anterior. Poderia acontecer-me a mesma coisa. E todos os dias olhava para a cornada. Tinha cá uma cicatriz! Esse toiro matou-me a alma!" - recordou, pondo nesse dia ponto final na carreira de novilheiro, tornando-se depois bandarilheiro e mais tarde director de corridas.


Enquanto bandarilheiro, Etelvino Laureano integrou as quadrilhas de vários cavaleiros e matadores, mas foi na de Simão da Veiga Jr. que mais estado esteve, dez no total.


O saudoso bandarilheiro morreu com 88 anos em 8 de Maio de 2012 no Hospital de Vila Franca de Xira.


Foto M. Alvarenga/Arquivo