quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Somos pela verdade: crítica espanhola arrasa Augusto Moura em Arnedo


Somos pela verdade e não gostamos de meias tintas: noticiámos ontem que João Augusto Moura deixara "bom ambiente" em Arnedo, apesar de não ter cortado troféus, com base na informação que nos foi transmitida, já de noite, por um membro da equipa do diestro de Monforte.
O que aqui escrevemos parece não ter correspondido à realidade, a atestar pelo "terramoto" que vem expresso no site "burladero.com" e que transcrevemos na íntegra, com o claro e único objectivo de repôr a verdade:
"La gran decepción llegó con Augusto Moura. El joven portugués está verde, eso es cierto, pero no mostró ni siquiera la actitud propia de un novillero. El tercero, parado, tenía un pitón izquierdo potable. El joven, fuera de cacho, no quiso andarse con rodeos y optó por abreviar. El sexto, un encastado sobrero de Baltasar Ibán, quedó inédito. Moura no apostó de verdad en ningún momento ni le dio distancia. Además, se entretuvo pinchando cuando la a gente ya estaba deseando irse."

Foto João Dinis/Arquivo

Campo Pequeno concorre à Moita e à Figueira - revela o "Farpas" na sua edição de amanhã


Confirmando uma intenção anunciada no início deste ano em conferência de imprensa, a empresa do Campo Pequeno pretende alargar a sua esfera empresarial e vai concorrer às adjudicações das praças de toiros da Figueira da Foz e da Moita do Ribatejo - revela o semanário "Farpas" na sua edição de amanhã.
Tal como nos tempos de ouro do inesquecível reinado de Manuel dos Santos, Rui Bento e a sua administração anseiam a gerir mais praças de toiros - o que é de todo aceitável e compreensível. Na Moita, cuja praça vai a concurso no mês de Janeiro, depois de em Outubro se realizarem eleições para os corpos dirigentes da Sociedade Moitense de Tauromaquia (proprietária da praça), perfilam-se contudo mais (e fortes) candidatos. O "Farpas" revela-os, um a um, na sua edição de amanhã.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sem troféus, Augusto Moura deixa ambiente em Arnedo


João Augusto Moura deixou bom ambiente na novilhada realizada esta tarde em Arnedo (Espanha), para a disputa do "Zapato de Oro", sem contudo obter quaisquer troféus. O espanhol Palência cortou a única orelha da tarde, em que os novilhos de Alcurrucén, sem condições de lide, dificultaram a vida aos jovens diestros.
Destaque para o tércio de bandarilhas, em que brilhou Pedro Gonçalves - que recolheu as ovações de montera em mão - e para a actuação aplaudida do picador português Rafael Trancas.

Foto Solange Pinto/Arquivo

Pegado de pedra e cal em Évora


O empresário Carlos Pegado ("Terra Brava") continua de pedra e cal ao leme da Arena D' Évora e não têm o mínimo fundamento os rumores que desde ontem estão a agitar o meio tauromáquico, apontando para uma hipotética rescisão do contrato por parte da Família Alfacinha, proprietária da praça. Chegou mesmo a dizer-se que os proprietários já estavam a negociar com outra empresa a adjudicação da praça, depois dos fracassos de bilheteira verificados nas últimas corridas (a dos Palhas e dos Triunfadores, sexta-feira passada).
Contactado hoje pelo "Farpas", o empresário Carlos Pegado afirmou:
"Não há absolutamente nenhuma verdade nessa afirmação. Não passa de um boato que apenas visa destabilizar um trabalho que iniciei no ano de 96".
O mesmo nos foi confirmado esta noite por um membro da Família Alfacinha, proprietária da praça de toiros de Évora:
"Carlos Pegado tem contrato por mais um ano, pelo que a praça continuará a ser gerida por ele na temporada de 2010. Não há nenhuma verdade nesses rumores que, de facto e pelo que temos conhecimento, têm corrido desde ontem no meio tauromáquico".
Antes assim.

Foto D.R.

Morreu Abrantes Gouveia, fundador da Real Tertúlia e vice-presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1


Morreu António Manuel Abrantes Gouveia, um aficionado de excepção, fundador e presidente da Assembleia-Geral da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I e também vice-presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1.
O funeral realizou-se ontem da Igreja de Santa Joana Princesa, em Alvalade (Lisboa), onde o corpo esteve em câmara ardente, para o Cemitério dos Olivais.
À ilustre Família enlutada, a equipa do "Farpas" apresenta as mais sentidas condolências.

Foto João C. Alvarenga

domingo, 27 de setembro de 2009

Quinta no "Farpas": saiba quem é quem na corrida à adjudicação da Moita!


A praça de toiros da Moita do Ribatejo vai a concurso em Janeiro próximo por quatro temporadas, mas antes haverá (em Outubro) eleições para os corpos dirigentes da Sociedade Moitense de Tauromaquia, a proprietária do imóvel. Na foto, o ainda presidente da SMT, Pedro Brito de Sousa (à direita), que ao que consta não se recandidatará, mas que já apontou um sucessor.
Há já vários - e fortes - candidatos perfilados na meta de partida e o concurso de adjudicação promete um defeso super-agitado.
Na próxima quinta-feira, o semanário "Farpas" vai dar-lhe a conhecer quem é quem na corrida à adjudicação da praça "Daniel do Nascimento" - a não perder, por nada deste mundo... que as surpresas são enormes!

Foto João Dinis

Inédito ontem em Madrid: cavalo (ferido pelo toiro) sai disparado e parte a trincheira...



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Decididamente, a tarde foi ontem azarada para o infortunado novilheiro Javier Herrera (vítima de cornada) na Monumental de Madrid. No primeiro novilho que enfrentou, assistiu ao aparatoso derrube do cavalo do seu picador Francisco Aguado, que na arena foi a seguir colhido pelo toiro e sofreu uma cornada de prognóstico reservado, de 8 centímetros, no glúteo esquerdo. Herrera, que viria a ser depois vítima de cornada quando enfrentava o seu segundo novilho, sofreu também impressionante voltareta no primeiro.
Durante a lide do segundo novilho de Herrera (quarto da tarde), outro picador da quadrilha do jovem novilheiro sofreu também impressionante investida do toiro e foi projectado para dentro da trincheira. O toiro carregou sobre o cavalo e deu-lhe duas cornadas. O animal saíu disparado a galope contra a trincheira do Tendido 10 e entrou pela "teia" dentro, partindo as tábuas de forma impressionante. Nunca tal "se houvera visto" em Las Ventas...

Fotos Ricardo Relvas

Javier Herrera sofre grave colhida em Madrid no 25º aniversário da morte de "Paquirri"



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O novilheiro Javier Herrera sofreu ontem impressionante e grave cornada na Monumental de Madrid, exactamente no dia em que se comemorava o 25º aniversário da morte em Pozoblanco de Francisco Rivera "Paquirri", por quem se guardou um minuto de silêncio no início do espectáculo.
A colhida ocorreu quando Herrera lidava o seu segundo novilho, da ganadaria Montalvo, que momentos antes ferira também o cavalo do picador.
Javier Herrera foi operado na enfermaria da Monumental de las Ventas pelo Dr. Garcia Padrós a uma cornada com trajectória de 20 centímetros na perna esquerda e está neste momento em recuperação na clínica La Fraternidad.
Herrera fora silenciado no seu primeiro novilho e jogava tudo pelo triunfo no segundo, quando ocorreu a cornada. Foram ontem seus alternantes em Las Ventas, Pablo Lechuga (assobios e silêncio) e Thomas Jouber (silêncio e ovação).

Fotos Ricardo Relvas

Augusto Moura lesionou-se em Elvas e não toureou ontem em Moralzarzal mas vai terça a Arnedo


O novilheiro João Augusto Moura lesionou-se no pulso esquerdo quando simulava a estocada no último toiro que lidou sexta-feira passada em Elvas e isso impediu-o de tourear ontem em Moralzarzal, onde estava anunciado.
O jovem diestro de Monforte está a recuperar e decidido a reaparecer já esta terça-feira em Arnedo, na terceira novilhada da XXXVI Edição do Troféu "Sapato de Ouro" (Zapato de Oro/2009), o prémio mais prestigiado e mais disputado pela juventude no país vizinho.
Augusto Moura reparte cartel com José Carlos Venegas e Daniel Palencia frente a novilhos-toiros de Alcurrucén.
Este ciclo de novilhadas iniciou-se hoje com o triunfo de Miguel de Pablo, que cortou a única orelha da tarde. O português Daniel Nunes foi silenciado nos seus dois novilhos, após escutar avisos e os mesmos resultados teve António Rosales.

Foto Solange Pinto

Salgueiro ovacionado em Logroño, Hermoso em ombros



João Salgueiro foi ovacionado no final das suas duas actuações na corrida que ontem se realizou na Feira de Logroño e que registou uma enchente nas bancadas da praça de La Ribera. Os toiros pertenciam à ganadaria de Herdeiros de Ángel Sánchez y Sánchez.
Pablo Hermoso de Mendoza (foto) cortou uma orelha em cada toiro e foi o único premiado com a abertura da porta grande, por onde saíu triunfalmente em ombros. Sérgio Domínguez escutou silêncio em ambos os seus toiros.
Na sexta-feira, 25, Pablo Hermoso toureou em Vera (Almeria) e cortou duas orelhas no seu segundo toiro, saindo também em ombros (foto da esquerda) com Diego Ventura, que voltou aqui a superiorizar o navarro, obtendo três orelhas, uma no primeiro toiro e duas no segundo. Bohórquez deu volta no seu primeiro e cortou uma orelha no segundo. Os toiros eram da ganadaria Castillblanco.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

Ontem no Montijo: pai de Rouxinol até rabejou um toiro!



Alfredo Vicente, o aficionadíssimo e não menos popular Pai do toureiro Luis Rouxinol, rabejou ontem um toiro na Monumental do Montijo (com garra e valor!), recordando os seus tempos de forcado nos Amadores do Montijo, grupo que assinalava o seu 45º aniversário e teve em praça fardados alguns dos seus mais gloriosos elementos.
A Monumental registou três quartos fortes das bancadas preenchidos e a corrida decorreu em ritmo agradável, mercê do bom jogo dado pelos toiros de José Lupi. Actuaram os cavaleiros João Moura, Gilberto Filipe, Álvarito Bronze e Manuel Lupi e ainda o amador Miguel Moura - que brilharam. cada qual no seu estilo.
A tarde foi da forcadagem com rijas pegas em que intervieram antigos e actuais elementos do grupo - não perca a reportagem e as fotos, esta quinta-feira, no semanário "Farpas"!

Fotos João Dinis

Sexta em Elvas: corrida sem história...



Miguel Alvarenga - Com idade, mas sem peso nem trapio e muito menos apresentação, os quatro toiros de Herdeiros de Conde Cabral lidados sexta-feira em Elvas por João Moura e seu filho João Junior defraudaram as expectativas do público que encheu o Coliseu "Rondão de Almeida" e tornaram monótona e insonsa a corrida dos Bombeiros Voluntários, onde o Clã Moura fechava a temporada "em família", não conseguindo repetir os sucessos da Terceira e da Figueira da Foz (Corrida "Farpas").
João Augusto Moura, no último toiro da noite e Miguel Moura na lide do primeiro salvaram a noite, que teve pouca história. Boas pegas dos Forcados de Montemor e de Tomar (este gurpo concretizou, por intermédio de Ricardo Silva, a granda "cara" da corrida) e nota alta para o novilho e os dois toiros lidados a pé, da ganadaria de João Moura.
Momento dramático viveu-se aquando da queda de Pedro Gonçalves, que escorregou à saída de um par de bandarilhas e ficou à mercê de um toiro astifino, safando-se por milgare de uma cornada certa. Nota alta para os pares de bandarilhas da dupla-maravilhas (fotos) formada por Pedro Gonçalves e seu pupilo Cláudio Miguel.
Nuno Nery dirigiu com imenso acerto a função.

Fotos Solange Pinto

Toiros de Pereda causam terror na Amareleja: 13 forcados na enfermaria e 6 no hospital, um deles perfurado por bandarilha


Rui Ameixa, forcado do Grupo de Moura, está desde ontem internado no Hospital de Beja em estado que ainda inspira cuidados, depois de ter sido ontem perfurado no peito por uma bandarilha, suspeitando-se na praça de que tivesse sofrido lesões no pulmão. É mais uma vítima das bandarilhas, num momento em que se espera que sejam tomadas medidas urgentes para pôr fim a estes dramas nas arenas.
A corrida realizada ontem à noite na Amareleja foi dramática e de verdadeiro terror, mercê dos imponentes toiros do ganadeiro espanhol José Luis Pereda (de Huelva), que causaram uma autêntica razia nos grupos de Forcados de Moura e da Amareleja: 13 foram assistidos na enfermaria e 6 foram internados no Hospital de Beja com traumatismos cranianos, roturas de ligamentos, tíbias fracturadas, etc. "Parecia uma batalha campal", diz quem assistiu.
A corrida registou meia casa forte. Foi organizada pela Junta de Freguesia da Amareleja e pelo grupo de forcados local, com o apoio da empresa "Gestoiro" de Paulo e Rodrigo Tendeiro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Morreu Jorge Pereira dos Santos, empresário da praça de toiros de Setúbal



Última Hora - Faleceu hoje o empresário Jorge Pereira dos Santos, um dos proprietários da praça de toiros "Carlos Relvas", de Setúbal, encerrada há um ano para obras de melhoramento.
Pereira dos Santos, conhecido no meio taurino por "Jorge de Almada" era, há largos anos, o gestor e empresário da arena setubalense, tendo também integrado a empresa da praça de toiros do Campo Pequeno, há cerca de quinze anos, numa sociedade de que faziam também parte Fernando Camacho, Quintano Paulo, António Paes de Sousa, "Cachapim" e Mário Freire.
Segundo apurámos, o empresário morreu em Lisboa, no Instituto de Oncologia, vítima de leucemia, que lhe foi detectada há muito pouco tempo. Inicialmente esteve internado em Almada, acabando por ser transferido há três dias para Lisboa, onde faleceu esta manhã.
Jorge Pereira dos Santos será cremado amanhã em Almada.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

"Reis das Bandarilhas" na corrida de encerramento de época no Coliseu do Redondo


Os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol e o matador Luis "Procuna" compõem o cartel da corrida mista que no próximo dia 1 de Novembro encerra a temporada no Coliseu do Redondo - denominado cartel dos "Reis das Bandarilhas".
Lidam-se toiros de Francisco Luis Caldeira e nas pegas vai estar o Grupo de Forcados Amadores do Redondo.
No mesmo dia, na tradicional corrida de encerramento de época no Cartaxo, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho projecta levar a efeito um cartel de seis cavaleiros.

Carlos Alberto despede-se em corrida inédita em Tomar


Carlos Alberto, cabo dos Forcados Amadores de Tomar, despede-se das arenas numa corrida inédita, só com cavaleiros tomarenses, agendada para o próximo dia 18 de Outubro na praça de toiros de Tomar - adiantou ao "Farpas" José Carlos Amorim, membro da organização deste festejo.
O cartel (ainda sem confirmação absoluta) deverá integrar os cavaleiros Rui Salvador, o veterano retirado Ricardo Alves "Tomix", Anastácio Batista Duarte, Carlos Manuel, Filipe Vinhais e João Domingues, pertencendo os toiros à ganadaria de José Salvador Herds.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Incrível! Nova praça de Elvas é de terceira categoria! Benito Moura impedido de tomar hoje a alternativa...



Parece mentira, mas é verdade! A renovada praça de toiros de Elvas, denominada "Coliseu Rondão de Almeida", é ainda considerada como praça de terceira categoria... à semelhança da mais incómoda portátil! Incrível!
Por essa razão, o bandarilheiro Benito Moura ficou impossibilitado de receber esta noite a sua alternativa, sendo obrigado a adiar a cerimónia para o próximo ano, numa praça de primeira!
Com o Coliseu quase esgotado, Elvas recebe esta noite a corrida dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que é a última do Clã Moura nesta temporada, depois dos êxitos deste ano na Terceira e na Figueira da Foz (Corrida "Farpas").
Lidam-se toiros de Herdeiros de Conde Cabral (4 para a lide a cavalo) e de João Moura (2 para a lide a pé) e actuam os cavaleiros João Moura e João Moura Júnior e o novilheiro João Augusto Moura, depois do seu memorável triunfo e saída em ombros na Moita. Pegam os Forcados de Montemor e de Tomar.
O espectáculo abre com a lide de um novilho de João Moura pelo cavaleiro amador Miguel Moura, nas "Variedades Taurinas". A Comissão de Menores obriga agora os mais pequenos a exibirem-se antes da meia noite... apesar de os canais televisivos exibirem até madrugada programas com pequenos cantores...

Foto Rita Barreiros

Nas bancas!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Salgueiro da Costa triunfador em Almeirim


O praticante João Salgueiro da Costa foi o justo e apoteótico triunfador da Corrida das Vindimas realizada domingo em Almeirim.
O jovem toureiro de Valada, filho de João Salgueiro e digno seguidor de uma das mais afamadas e prestigiadas Dinastias toureiras mundiais, competiu com Rui Salvador, Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Telles Jr. e Tiago Carreiras e marcou a diferença com uma actuação de pasmar!

Foto João Dinis/Arquivo

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Toiros no sábado em Santiago Maior (Alandroal)


A Câmara Municipal do Alandroal acaba de divulgar o cartaz da corrida do próximo sábado, 26 de Setembro, a partir das 17 horas, em Santiago Maior (Aldeia da Venda).
Lidam-se seis toiros da mais antiga ganadaria portuguesa (Vaz Monteiro) e actuam os cavaleiros Rui Salvador, Rui Fernandes e Francisco Cortes.
As pegas estarão a cargo dos grupos de Forcados do Aposento do Alandroal e de Cuba.

José L. Gonçalves substitui Ferrera no festival de Vila Boim





José Luis Gonçalves substituirá o matador espanhol António Ferrera no festival organizado por Paulo Pessoa de Carvalho no próximo dia 4 de Outubro em Vila Boim (Elvas) - anunciou neste momento o empresário ao "Farpas".

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

José Tomás é capa da "6 Toros 6"


José Tomás é capa da revista "6 Toros 6" desta semana, desde hoje nas bancas.
"El Juli" e Sebastián Castella também em foco na edição desta semana, que publica reportagens sobre as feiras de Albacete, Murcia, Nimes, Logroño e Salamanca.
A temporada no México e as corridas do fim-de-semana em Madrid e Sevilha. bem como a ganadaria de Dámaso González são outros temas em destaque na "6 Toros 6" desta semana.

Quando ler aqui, acredite: Salgueiro e Telles Jr. no Campo Pequeno dia 15 de Outubro


Revelámos aqui em primeiríssima mão no passado dia 16. O Campo Pequeno confirma agora: João Salgueiro (na foto) e João Ribeiro Telles Jr. integram, na verdade, o cartel da corrida extra-abono no próximo dia 15 de Outubro, onde se lida um curro da ganadaria espanhola de Conde de la Corte (Salamanca).
O terceiro cavaleiro será o triunfador da corrida do próximo dia 1 no Campo Pequeno e os forcados são os Amadores de Coruche e do Aposento da Moita.
Quando ler aqui, acredite!

Foto João Dinis

Fernandes e bandarilheiros "divorciam-se"


Depois de Manuel dos Santos "Becas" já não ter saído na corrida de quinta-feira passada na Moita na sua quadrilha, foi agora a vez de Nuno Silva também deixar a quadrilha de Rui Fernandes - anunciou ontem o apoderado Inácio Ramos Jr.
Fernandes actuará na próxima sexta em Évora com nova equipa formada por José Franco "Grenho" e Ricardo Raimundo e no dia seguinte leva como subalternos à corrida de Aldeia da Venda (Alandroal) novamente Ricardo Raimundo e Luis Brito Paes.
O cavaleiro da Charneca de Caparica vai agora arranjar nova quadrilha para a temporada de 2010, informa ainda Inácio Jr.

Foto D.R.

Moura ovacionado em Salamanca no reencontro com Hermoso



João Moura reencontrou-se ontem com Pablo Hermoso na arena de Salamanca, depois de o navarro ter faltado quinta-feira passada à Moita, devido a lesão sofrida dois dias antes em Albacete.
Na corrida de ontem em Salamanca, a de rejoneio da feira, João Moura foi ovacionado no primeiro toiro e silenciado no segundo, perdendo as orelhas na hora de matar. Lidaram-se toiros de Lis Espartales e as bancadas da Monumental registaram uma enchente.
Pablo Hermoso de Mendoza foi silenciado no primeiro e obteve duas orelhas no segundo, saindo em ombros juntamente com Cartagena, máximo triunfador da tarde ao cortar duas orelhas no seu primeiro toiro e mais duas no segundo.

Fotos Menacho

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pablo Hermoso reapareceu ontem em Murcia e saíu em ombros



Depois da lesão lombar sofrida no início da semana passada em Albacete e que o impediu de tourear quinta-feira na Moita, Pablo Hermoso de Mendoza reapareceu ontem em Murcia e saíu em ombros depois de cortar duas orelhas no segundo toiro que enfrentou, da ganadaria de Fermín Bohórquez. No primeiro foi silenciado.
A praça de La Condomina registou uma enchente e com Pablo actuaram Fermín Bohórquez (silêncio e ovação) e Diego Ventura (orelha no primeiro e duas no segundo).

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

domingo, 20 de setembro de 2009

Os triunfadores da Feira da Moita


A Sociedade Moitense de Tauromaquia revelou hoje ao "Farpas" o resultado da decisão do júri nomeado para outorgar os habituais troféus aos triunfadores da Feira Taurina que decorreu de terça-feira a sábado na arena da praça "Daniel do Nascimento" e que passamos de imediato a divulgar:
Triunfador da Feira: João Augusto Moura.
Melhor lide a cavalo: Tiago Carreiras.
Melhor faena: Rubén Pinar.
Melhor toiro: da ganadaria de Herds. de Conde Cabral (o primeiro de António Ferreira na corrida de quarta-feira).
Melhor par de bandarilhas (matador) - Luis Vital "Procuna".
Melhor par de bandarilhas (bandarilheiro) - Cláudio Miguel.
Melhor pega: Pedro Brito de Sousa (Aposento da Moita, na corrida de quinta-feira).
Melhor peão de brega: João Santos (da quadrilha de Vitor Ribeiro).
Menções honrosas: ao forcado Ntinu Wen (Aposento da Moita) e ao bandarilheiro Júlio André.

Foto João Dinis

Ruben Pinar: duas orelhas ontem em Nimes


Depois de quarta-feira ter deixado na arena da Moita (foto) o perfume da sua arte, o jovem matador espanhol Ruben Pinar sagrou-se ontem máximo triunfador da corrida realizada em Nimes, França, por ocasião da feira que ali decorre.
Frente a toiros de Moisés Fraile e El Pilar, Ruben Pinar repartia cartel com Matias Tejela (orelha e silêncio) e Alejandro Talavante (silêncio e uma orelha, apesar de ter escutado avisos nos dois toiros).
Pinar cortou uma orelha no primeiro (em que escutou também um aviso) e outra no segundo.

Foto João Dinis

Empresa cancela corridas de Setembro em Las Vegas


Face ao fracasso económico das primeiras corridas ali efectuadas esta semana e a que o público não afluiu; e depois da decisão de "El Juli", "El Fandi" e Rivera Ordoñez de suspenderem as suas actuações agendadas para o final deste mês, a empresa "Don Bull" do mexicano Pedro Haces reuniu ontem com as autoridades de Las Vegas e decidiu suspender as corridas que estavam programadas para as próximas semanas (de 27 a 30 de Setembro) e para as quais se anunciavam, entre outros, os diestros Ortega Cano, Enrique Ponce e também o nosso Pedrito.
Vão ser renovadas as corridas de 23 e 24 de Outubro e também as de 27 e 28 de Novembro e as de 26 a 31 de Dezembro, que se realizarão nos dias 26 e 27 desse mês e nos dias 1, 2 e 3 de Janeiro de 2010. Uma das alterações diz respeito aos preços dos bilhetes. Os mais económicos, que em princípio custavam 75 e 130 dólares, serão unificados a um preço de 49 dólares.
Como vêem, o exemplo português do empresário João Pedro Bolota até nos States está a fazer escola...

Foto D.R.

Corrida benfiquista sexta na Arena D'Évora


A "Catedral do Forcado" (Arena D'Évora) é palco na próxima sexta-feira, 25, a partir das 21h30, da 1ª Corrida da Casa do Benfica da cidade-museu, denominada "Corrida dos Triunfadores".
Frente a toiros da ganadaria espanhola de Alcurrucén, que serão pegados em solitário pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneado por Bernardo Patinhas, actuarão os cavaleiros Rui Fernandes, João Ribeiro Telles Júnior e o praticante "da moda", Tiago Carreiras.

Rui Bento foi ontem à Moita ver Augusto Moura...



Depois de terça-feira passada se ter deliciado na Moita com o êxito do cavaleiro Tiago Carreiras, Rui Bento voltou ontem às bancadas da praça "Daniel do Nascimento" para assistir à "encerrona" de João Augusto Moura. E pelo seu semblante, adivinha-se que gostou de ver o único toureiro a pé do Clã de Monforte - este ano não contratado para a temporada do Campo Pequeno...
Rui Bento assistiu ao espectáculo de ontem na companhia de António Manuel Barata Gomes, proprietário do famoso restaurante "Casa das Enguias" - onde o gerente do Campo Pequeno marcou presença esta semana.
Podia a praça do Campo Pequeno passar uma temporada sem contratar os Mouras, Ventura, Rui Fernandes e outros? Poder, podia, mas o prestígio não era o mesmo...
Espera-se que 2010 seja diferente e todas as partes se "ajeitem" por fim. Esse será, não duvidamos, o desejo dos toureiros envolvidos, do próprio Rui Bento e, certamente também, da empresa da primeira praça do país.

Fotos João Dinis

Clã Moura em Elvas na próxima sexta-feira


Hugo Teixeira - Depois da triunfal corrida de ontem, de que já hoje aqui demos notícia, o Coliseu de Elvas volta a abrir as suas portas já na próxima sexta-feira, dia 25, pelas 22 horas, para receber o Clã Moura - um espectáculo rodeado de justificada expectativa não apenas por todos os toureiros que integram o cartel, mas sobretudo depois da triunfal "encerrona" de João Augusto Moura (na foto) ontem na Moita, premiada com saída em ombros pela porta grande.
Frente a seis toiros de Herdeiros de Conde Cabral (4 para a lide a cavalo) e de João Moura (2 para a lide a pé), actuarão os cavaleiros João Moura e João Moura Jr. e o novilheiro João Augusto Moura. Nas pegas, os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de Tomar, capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e Carlos Alberto Fernandes.
Em espectáculo-extra de Variedades Taurinas, actuará o cavaleiro amador Miguel Moura e os Forcados de Montemor, com um novilho da ganadaria de João moura.

Foto João Dinis

Miguel Moura pela primeira vez frente a dois novilhos a 3 de Outubro na Póvoa de S. Miguel


O cavaleiro amador Miguel Moura enfrentará pela primeira vez dois novilhos num espectáculo de Variedades Taurinas "pegado" à corrida de toiros que no próximo dia 3 de Outubro, a partir das 16h15, se realiza na Póvoa de São Miguel. Os novilhos pertencem à ganadaria de seu Pai, João Moura.
Na corrida de toiros actuam mano-a-mano João Moura e António Brito Paes, frente a quatro toiros de Varela Crujo. Pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel.
Na foto, Miguel Moura na quinta-feira passada na Moita.

Foto João Dinis

Ontem: escaramuça nos curros da Moita entre director Garçoa e o bandarilheiro Pedro Gonçalves



O director de corrida António Garçoa acusa o bandarilheiro Pedro Gonçalves (na foto da direita) de o ter desrespeitado ontem quando decorria o sorteio para a última corrida da Feira da Moita e já elaborou um relatório sobre o incidente, que amanhã de manhã deverá entregar na Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
A contenda ocorreu no momento de afeitar os cornos aos seis novilhos-toiros das ganadarias Nuñez del Cuvillo, João Moura e Carlos Falé Filipe, com que o novilheiro João Augusto Moura se ia encerrar no derradeiro espectáculo da feira moitense.
Segundo divulga hoje o site "tauródromo" de Flávio Oliveira, o bandarilheiro Pedro Gonçalves, alegando a segurança do seu toureiro e da própria quadrilha, uma vez que os toiros não eram picados, exigiu a Garçoa que os mesmos fossem afeitados para lá do que obriga o Regulamento (12 mm). Gonçalves chegou mesmo a tirar a bitola das mãos do director de corrida e a arremessá-la para a arena, ameaçando que Augusto Moura não actuaria se as coisas não fossem como queria. O diestro tentou apaziguar os ânimos e Garçoa chamou os empresários da praça para que afastassem Pedro Gonçalves de cena...
"Se os espanhóis chegam aí e afeitam os toiros como querem e muito bem entendem, porque é que nós, portugueses, nos temos que sujeitar a uma cornada inglória?" - disse hoje Pedro Gonçalves ao "Farpas", para justificar a sua atitude.
Os toiros, segundo Gonçalves, foram afeitados de acordo com as exigências do toureiro e não como Garçoa pretendia. O relatório segue dentro de momentos na IGAC...

Fotos João Dinis

Espectacular lide a duo dos Bastinhas foi o ponto alto da corrida de ontem em Elvas


Hugo Teixeira - A lide a duo desenhada por Joaquim Bastinhas e seu filho, Marcos Tenório, fechou com chave de oiro, ontem à noite, a primeira corrida agendada para as festas de São Mateus em Elvas. Foi mesmo o ponto alto deste festejo levado a cabo pela empresa "Terra Brava" de Carlos Pegado.
Perante três quartos de casa, o triunfo tocou ainda ao jovem cavaleiro de Casa Branca (Sousel) Tiago Carreiras, que rubricou grandes momentos de toureio com o cavalo "Quirino".
Bastinhas e Marcos protagonizaram também boas actuações nas lides a sós, com o público de Elvas rendido à arte dos seus conterrâneos.
Vitor Ribeiro e João Soller Garcia completavam o cartel e estiveram em bom plano.
Os toiros de Ascenção Vaz sairam à arena do Coliseu "José Rondão de Almeida" bem apresentados, mas escassos de força e mansos na generalidade.
Os Forcados de Évora e os Académicos de Elvas tiveram uma noite tranquila, efectuando todas as pegas ao primeiro intento.
Dirigiu o espectáculo César Marinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra.
Durante a recolha dos toiros houve fados nas vozes de António Pinto Basto, Matilde Cid e Carlos Pegado.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas

Duarte Pinto soma e segue e ganha prémio em Alenquer


Em temporada de plena consagração e depois de sua triunfal - e histórica - alternativa no Campo Pequeno, Duarte Pinto teve ontem à noite mais uma triunfal actuação na corrida efectuada em Alenquer e onde foi premiado com o troféu para a melhor lide. O prémio para o melhor ferro foi atribuído a Pedro Franco, que evidenciou excelente forma, apesar de raramente o vermos actuar.
Duarte Pinto consagra-se de corrida em corrida como uma das mais firmes promessas da nova vaga de cavaleiros e continua a honrar e a dignificar um apelido superiormente "defendido" nas arenas durante muitos anos por seu Pai, o veterano Emídio Pinto, figura dos anos 70 e 80 e ainda hoje referenciado como um dos clássicos que dava gosto ver tourear.
Num estilo muito seu e sem procurar imitar ninguém, Duarte Pinto vai afirmando a sua tauromaquia nesta temporada de 2009. Dia 3 de Outubro integra o cartel da corrida à portuguesa em Santarém.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

sábado, 19 de setembro de 2009

Moura Caetano lesiona-se esta tarde em Teruel


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O cavaleiro João Moura Caetano sofreu esta tarde uma luxação no ombro direito, quando toureava em Teruel.
A corrida de rejoneio, que registou apenas um quarto de casa, integrava ainda em cartel os rejoneadores Sérgio Domínguez (ovação e silêncio) e Lopez Bayo (ovação e uma orelha).
Lidaram-se toiros de Caridad Cobaleda Galache, mansos e parados.
Moura Caetano nada pôde fazer nos seus dois toiros, manso e sonsos. Escutou ovação no primeiro e silêncio no segundo.

Foto Ricardo Relvas

João Augusto Moura saíu em ombros da Moita


João Augusto Moura saíu hoje em ombros pela porta grande da praça de toiros da Moita, depois de ter enfrentado com raro brilhantismo seis novilhos-toiros.
O jovem novilheiro de Monforte protagonizou verdadeiro momento de antologia na lide de um novilho de Falé Filipe. Nos restantes, teve actuações valorosas e chegou mesmo a bandarilhar um dos seus oponentes.
O público esteve com o toureiro, mas a afluência às bancadas da "Daniel do Nascimento" foi fraquita.

Foto João Dinis