quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Os toiros de Silva Herculano para a grande corrida de amanhã em Estremoz






22 de Setembro em Coruche: já tem os seus bilhetes para ver "El Juli"?

Nazaré: já só faltam 10 dias!


Os toiros de Charrua para a Gala do Campo Pequeno

Nas fotos de baixo, os toiros da ganadaria António Charrua para a corrida de gala à antiga portuguesa, segunda da Feira Taurina de Lisboa, que na próxima sexta-feira 8 de Setembro encerra a mini-temporada do Campo Pequeno.

Numa corrida antecedida pelo majestoso cortejo evocativo das Touradas Reais (fotos de cima), os toiros de Charrua vão ser lidados pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza (rejoneador), Duarte Pinto, Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e Guillermo Hermoso de Mendoza (rejoneador) e pegados pelos forcados do Aposento da Moita e de Cascais.

Fotos M. Alvarenga , D.R. e Florindo Piteira 







Montemor-o-Novo: novilhada de sábado e corrida de domingo antecipam para as 17 horas


Amanhã, 6ª feira: todos com João Moura em Estremoz!


Próxima 5ª feira: o génio volta a Lisboa!



Morante de la Puebla e Manuel Dias Gomes: toureio a pé volta a Lisboa na próxima 5ª feira

Fotos M. Alvarenga


Domingo: Montemor-o-Novo é o destino!

Monumental do Montijo: bilheteira aberta para a grande corrida mista de sábado


Super-cartéis na Feira de Zafra com "Juanito", Duarte Fernandes e Forcados do Aposento da Moita

Dois toureiros portugueses - o matador "Juanito" e o cavaleiro Duarte Fernandes (fotos de cima) - e um dos mais consagrados grupos de forcados nacionais (Aposento da Moita) integram os dois super-cartéis da Feira Taurina de San Miguel em Zafra no fim-de-semana de 30 de Setembro (sábado) e 1 de Outubro (domingo).

Na primeira corrida, a 30 de Setembro, toureia Duarte Fernandes e pegam os três últimos toiros os Forcados do Aposento da Moita, capitaneados por Leonardo Mathias. Rematam este grande elenco os rejoneadores Andy Cartagena e Diego Ventura. Lidam-se toiros de Los Espartales.

No domingo 1 de Outubro, frente a toiros de Álvaro Nuñez, toureia João Silva "Juanito" ao lado de dois monstros do toureio espanhol: Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante.

Fotos M. Alvarenga

José Caraça e António Lapa: dois grandes forcados vão ser lembrados amanhã em Estremoz

José Caraça e António Lapa (foto de baixo)


Amanhã, sexta-feira, dia 1 de Setembro, pelas 21h00, antes do início da grande corrida de homenagem ao Maestro João Moura (cartaz em baixo), no páteo de quadrilhas da centenária praça de toiros de Estremoz, a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz irá prestar homenagem póstuma a José Caraça e António Lapa (fotos de cima), dois estremocenses que foram forcados do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e que eram sócios honorários da referida tertúlia alentejana, menção atribuída no dia da apresentação da TTE, no ano de 2010.


António Lapa e José Caraça foram dois grandes forcados da sua geração, tendo ambos, sob o comando de Nuno Salvação Barreto, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, pisado as arenas de toda a geografia taurina, levando consigo o nome de Estremoz e de Portugal.


António Venâncio Lapa foi um dos mais destacados elementos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, onde pegou de 1960 a 1969, depois de em 1957 se ter estreado nos Amadores de Montemor, onde esteve durante três temporadas. Natural de Estremoz, onde nasceu a 18 de Julho de 1930, faleceu a 29 de Abril de 2011. Com 59 anos de idade pegou o último toiro da sua vida no Campo Pequeno, na corrida comemorativa dos 45 anos de existência do Grupo de Lisboa. Foi durante muito tempo um dos homens de confiança do saudoso Nuno Salvação Barreto.


José António Sardinha Caraça nasceu em Campo Maior, a 1 de Novembro de 1936, mas desde cedo adoptou Estremoz como a sua terra. Foi um histórico elemento do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, e um dos mais destacados pupilos de Nuno Salvação Barreto, tendo sido figura preponderante no seio do grupo durante a década de 60 do século passado. José Caraça, que faleceu a 25 de Julho de 2021, ainda hoje é recordado pela sua classe e espectacularidade no momento do cite e pela sua amizade e dedicação ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa ao longo dos tempos.


Homenagear António Lapa e José Caraça é também lembrar as tardes e noites de tertúlia, onde estes antigos forcados transmitiram os seus conhecimentos e toda a sua afición, aos que quiseram seguir os seus passos e a todos aqueles que se tornaram bons e conhecedores aficionados.


Fotos D.R.



Duas grandes corridas na Feira de São Mateus em Elvas

O empresário Luis Pires dos Santos anunciou ontem a composição dos cartéis das duas grandes corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus no Coliseu de Elvas nos próximos dias 23 e 29 de Setembro - dois festejos carregados de muita emoção e grande significado em que se vão homenagear as memórias de duas eternas personalidades locais, o Comendador Rui Nabeiro e o cavaleiro Maestro Joaquim Bastinhas (foto de cima).

Na primeira corrida, no sábado 23 de Setembro (22h00), Marcos Bastinhas toureia seis toiros de distintas ganadarias em noite de homenagem à memória do seu avô, o saudoso Comendador Rui Azinhais Nabeiro.

Os toiros pertencem às ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vale Sorraia, Passanha, Canas Vigouroux e Francisco Romão Tenório - e o cavaleiro sobressalente será António Prates

Actuam os bandarilheiros Gonçalo Veloso, Cláudio Miguel, Diogo Malafaia, Luis Brito Paes, João Oliveira e Ricardo Raimundo e pegam os forcados de São Manços, de Arronches e Académicos de Elvas.

Na segunda corrida, na sexta-feira 29 de Setembro (22h00), presta-se homenagem à memória do Maestro Joaquim Bastinhas, sendo inaugurada defronte do Coliseu a estátua que perpectuará para todos o sempre a sua figura ímpar e inesquecível.

Lidam-se - todos a duo - seis toiros da ganadaria Passanha e actuam doze cavaleiros: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles Filho; Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior; Tiago Pamplona e João PamplonaMarcos Bastinhas e Francisco Palha.

As pegas estarão nesta noite a cargo dos forcados de Évora e Académicos de Elvas.

Pode desde já fazer as suas reservas pelo telefone 911 819 147 (20% de desconto na compra do abono para as duas corridas).

Foto Frederico Henriques/Arquivo

Reservas já disponíveis para a última encerrona de João Moura


Nuno Casquinha mata toiro hoje em Barrancos

Na foto, o matador Nuno Casquinha preparando-se com o estoque para a corrida de morte desta tarde em Barrancos, terceira e última das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.

Nuno Casquinha - que esta temporada reapareceu depois de ter estado dois anos sem tourear - será esta tarde o único matador de toiros português e exercer a sua profissão (proibida) no seu país, uma vez que Barrancos beneficia há alguns anos do estatuto de excepção, em nome da tradição, sendo a única localidade do nosso país onde é permitido matar os toiros.

O toureiro vilafranquense vai esta tarde (corrida começa às 18h00) tourear e estoquear um toiro da ganadaria Couto de Fornilhos.

Foto D.R.

Hoje no "Aqui ao Lado": jantar-tertúlia com os artistas para fazer antevisão da Feira Taurina de Lisboa

No Restaurante "Aqui ao Lado" (Rua de Entrecampos, ao Campo Pequeno - foto de cima) realiza-se hoje a partir das 20h30, o terceiro e último Jantar-Tertúlia promovido pela empresa Ovação e Palmas e pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1" para fazer uma antevisão das duas corridas de toiros que na próxima semana (quinta 7 e sexta 8) compõem a Feira Taurina de Lisboa e encerram a mini-temporada do Campo Pequeno.

Convivendo com os aficionados e revelando as suas expectativas para aa duas noites da próxima semana (duas corridas transmitidas em directo pelo novo canal OneToro (em baixo, a programação das próximas transmissões, onde se incluem as duas da próxima semana, pela primeira vez, desde Lisboa), vão estar esta noite presentes no jantar os cavaleiros Luis Rouxinol, João Moura Caetano, Duarte Pinto e Luis Rouxinol Júnior, o matador Manuel Dias Gomes e os cabos dos grupos de forcados de Lisboa e Aposento da Moita, Pedro Maria Gomes e Leonardo Mathias.


A primeira corrida da Feira de Lisboa será já na próxima quinta-feira 7 de Setembro, na qual se homenageará a memória do nosso primeiro matador de toiros, o Maestro Diamantino Vizeu, no centenário do seu nascimento. Actuam os cavaleiros João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, os matadores de toiros Morante de la Puebla e Manuel Dias Gomes e os Forcados de Lisboa. Lidam-se a cavalo três toiros (um a duo) de irmãos Moura Caetano e, a pé, quatro das ganadarias Juan Pedro Domecq, Herds. Varela Crujo, Daniel Ruiz e Calejo Pires.


A segunda corrida, na sexta-feira 8, é de gala à antiga portuguesa, antecedida pelo majestoso cortejo evocativo das Touradas Reais e contará com uma homenagem à Dinastia Domecq, nas pessoas dos rejoneadores Álvaro Domecq e seus sobrinhos António e Luis Domecq.


Lidam-se seis toiros da ganadaria António Charrua e actuam Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza, Duarte Pinto, Miguel Moura, Luis Rouxinol Júnior e Guillermo Hermoso de Mendoza, estando as pegas a cargo dos Forcados do Aposento da Moita e de Cascais.


Fotos D.R.




Domingo: grande corrida em Montemor-o-Velho

Referência da aficion setubalense: morreu José Vogado

Grande aficionado, ex-crítico taurino, José Vogado morreu ontem no Hospital São Bernardo, em Setúbal. Foi fundador da tertúlia setubalense "Os Maletilhas" e nos últimos tempos destacou-se como incansável lutador pela recuperação da histórica praça de toiros "Carlos Relvas", fechada há alguns anos e sem perspectivas de reabrir.

O velório de José Rogado vai ter hoje lugar na Igreja de São Paulo, no Bairro do Liceu, em Setúbal.

A toda a Família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências. Que em paz descanse.

Foto D.R.