Os Forcados Amadores de Cascais honraram Portugal no México: pegaram cinco toiros à primeira e um à segunda nas duas corridas em que participaram este fim-de-semana, a primeira no sábado em Irapuato e a segunda ontem, domingo, em Guadalajara - havendo que destacar o facto de o cabo actual Paulo Loução e o futuro cabo Afonso Tomaz da Cruz (que receberá o testemunho a 10 de Maio em Garvão) terem sido dois dos forcados em evidência nesta triunfal digressão.
Nas duas corridas, os Amadores de Cascais repartiram cartel com os Forcados Amadores do México, capitaneados por René Tirado, que tiveram igualmente brilhantes participações.
No sábado, na praça "Revolución" (foto de cima) em Irapuato, foram caras os forcados João Maria Galamba, João Grilo e o cabo Paulo Loução, os três ao primeiro intento.
Actuaram os rejoneadores Emiliano Gamero (orelha e duas orelhas), Guillermo Hermoso de Mendoza (duas orelhas e duas orelhas) e Javier Funtanet (orelha e orelha), que sairam os três em ombros. Lidaram-se toiros de Campo Hermoso, de presença e jogo desigual.
Ontem, domingo, em Guadalajara, foram forcados de cara pelo Grupo de Cascais: Ricardo Silva (à segunda(), o futuro cabo Afonso Tomaz da Cruz (à primeira) e Luis Fernandes (também ao primeiro intento).
Registo também para uma excelente pega do forcado mexicano Carlos Tirado ao segundo toiro da corrida.
Lidaram-se ontem toiros da ganadaria San Marcos, bem apresentados e bons no geral (o segundo teve arraste lento e aplaudido e o sexto foi premiado com volta ao ruedo) e actuaram o rejoneador espanhol Andy Cartagena (orelha e palmas), o cavaleiro mexicano Jorge Hernández Gárate (orelha e ovação) e o rejoneador Emiliano Gamero (volta no primeiro toiro e duas orelhas no segundo, tendo sido o único que saiu aos ombros). Foi ferido numa anca o cavalo "Elviro" de Cartagena.
Fotos D.R.
 |
Os Forcados de Cascais ontem em Guadalajara |
 |
O cabo Paulo Loução (à esquerda) com os dois outros forcados que pegaram na primeira corrida, João Grilo e João Maria Galamba |
 |
O futuro cabo Afonso Tomaz da Cruz, aqui pegou ontem em Guadalajara |