sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Deputado Rodrigo Alves Taxa (Chega) aplaude triunfo dos Forcados de Coruche ontem no México

Mesmo prevendo, como é habitual, "uma chuva de ameaças animalistas", o deputado Rodrigo Alves Taxa, do Chega, publicou na sua página do Instagram uma foto dos Forcados Amadores de Coruche, sua terra, efectuando ontem uma pega na praça mexicana de Mérida, onde actuaram com grande sucesso, aplaudindo-os por terem realizado quatro pegas ao primeiro intento e terem sido, "uma vez mais, um estandarte de portugalidade".

Rodrigo Alves Taxa, um dos raros políticos que não desarma e dá sempre a cara pela arte tauromáquica, indiferente às modas contrárias e ao que é ou não é "politicamente correcto", sublinha que "a arte de pegar toiros é uma das mais belas tradições portuguesas e integra o lote das que é única no Mundo", dando os parabéns aos Forcados Amadores de Coruche pela sua importante actuação ontem em Mérida, deixando bem claro o seu apoio: "o meu aplauso e agradecimento público por serem uma vez mais estandarte de portugalidade".

"A figura do forcado é por isso admirada pelo seu intrépido estoicismo, motivo pelo qual se torna marca de Portugal um pouco por toda a geografia taurina" - afirma, sem papas na língua, o deputado do Chega.

Alves Taxa termina com um "Viva a Portugal e às Tradições Portuguesas!".

Pena não haver muitos mais políticos como o Rodrigo!

Fotos D.R.


Engº Jorge de Carvalho internado há um mês após grave acidente de viação

O reputado ganadeiro, Professor Universitário e antigo cavaleiro tauromáquico amador Engº Jorge de Carvalho sofreu um grave acidente de viação e está actualmente internado no CNS-Campus Neurológico, em Torres Vedras (foto de baixo), depois de ter sido operado à coluna, na sequência da fractura de três vértebras, situação que o mantém desde então paralisado de braços e pernas e que comporta um quadro clínico ainda muito reservado, como hoje mesmo nos referiu sua Mulher, Branca.

O acidente ocorreu há pouco mais de um mês, quando, já de noite, o Engº Jorge de Carvalho regressava a casa ao volante do seu automóvel, depois de um dia passado na sua ganadaria, na zona de Alcácer do Sal. Na viatura da frente seguiam alguns funcionários seus. Em sentido contrário, uma "viatura desgovernada" embateu de frente no carro do ganadeiro, que teve que ser desencarcerado e ficou em estado muito grave.

Neste momento e como nos informa sua Mulher, encontra-se internado no Centro de Neurologia de Torres Vedras, não arriscando ainda os médicos nenhum prognóstico quanto à evolução do seu estado e à possível recuperação das graves lesões vertebrais causadas pelo acidente.

Neste Verão, o Engº Jorge de Carvalho sofrera outro acidente quando fechava um portão na herdade, que embateu sobre uma perna e lhe provocou uma fractura, tendo também passado pelo bloco operatório. Em algumas corridas a que assistiu, fê-lo numa cadeira de rodas, por ainda não poder andar.

Fotos M. Alvarenga e D.R./CNS-Campus Neurológico de Torres Vedras


Diego Ventura e Gilberto Filipe doam trajes e enriquecem espólio do Museu Taurino de João Simões

O Museu Taurino (privado) de João Simões, em Almeirim, acaba de ser valorizado com as ofertas de dois trajes muito especiais dos cavaleiros Diego Ventura e Gilberto Filipe - que vieram enriquecer, em jeito de prendas de ano novo, o já muito categorizado espólio que ali juntou ao longo dos anos o antigo cabo dos forcados Amadores do Aposento da Moita.

A entrega destas duas novas peças foi pretexto para um muito agradável jantar-convívio nas instalações do museu, com as presenças das famílias Ventura, Cortes de Moura, Fernandes e Filipe, entre outros. Marcaram também presença Alfredo Faneca, Filipe Gonçalves, Gonçalo D'Ornellas, o Dr. Belchiorinho e Luis Canto Moniz, actual cabo dos Amadores do Aposento da Moita (foto de grupo em cima).

Diego Ventura ofereceu ao museu de João Simões um fato que vestiu aquando de um dos seus últimos triunfos na Real Maestranza de Sevilha; e Gilberto Filipe doou o traje de equitação com que se sagrou Campeão Mundial de Equitação de Trabalho. Dois importantes e muito significativos reforços no espólio valioso do Museu Taurino de João Simões.

Fotos D.R.

Hélia Costa e João Simões com Diego Ventura;
e, em baixo, com Gilberto Filipe e sua Mulher

"Aplausos": edição Especial/Rejoneadores já nas bancas


México: Aposento da Chamusca triunfa em Motul

João Saraiva, cabo dos Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, acaba de nos enviar uma nota detalhada sobre a participação do grupo na corrida ontem celebrada em Motul, no México, cujos resultados obtidos pelos três rejoneadores já aqui divulgámos há momentos, não havendo nos sites taurinos (estranho...) qualquer referência à actuação dos forcados portugueses.

O primeiro toiro, com 500 quilos, foi pegado pelo jovem Lourenço Pinto à primeira tentativa; Herlander Teixeira pegou, também ao primeiro intento, o segundo toiro, que pesou 470 quilos.

terceiro toiro, com 540 quilos, o toiro mais sério e mais "bruto" da corrida, foi pegado pelo jovem forcado Miguel Peixinho, que esteve muito bem tecnicamente e muito valente perante a violência do toiro, havendo que destacar também o primeiro ajuda Daniel Caleiro, que esteve muito bem perante um toiro que "exigiu muito grupo" e com o qual o grupo esteve muito coeso e bem.

O quarto toiro, com 570 quilos, um toiro muito bravo, foi pegado à primeira tentativa pelo forcado Salvador Sottomayor, perfeito na cara do toiro, que acabou por fazer a pega da tarde. O toiro fugiu do grupo, tendo o grupo recuperado rapidamente e fechando muito bem, consumando um grande pega

O quinto toiro, com 540 quilos, um toiro que também saiu muito bravo mas com escassa força, foi pegado correctamente pelo forcado João Diogo à primeira tentativa 

O sexto e último toiro da corrida, o que tinha mais mau tipo, com muita pouca cara, dificultou o focado no momento da reunião, um toiro manso que foi pegado pelo experiente e valoroso forcado Vasco Coelho dos Reis à terceira tentativa 

De realçar a grande prestação do grupo, que esteve muito bem a ajudar, com muita atitude e grande vontade de sair por cima!

Hoje, dia 2, o Aposento da Chamusca tem o seu segundo e último compromisso desta digressão de início de ano ao México, actuando em Peto (cartaz em baixo).

Fotos D.R.


Os seis forcados que ontem pegaram
em Motul


Luis Baptista é o novo presidente da Tertúlia "Valores e Tradições"

Luis Baptista, reconhecido aficionado e emblemático empresário do ramo hoteleiro, proprietário do célebre Restaurante "O Bem Disposto" (que fez história no bairro lisboeta de Campo de Ourique durante muitos anos e depois se mudou para Alcácer do Sal, tendo no ano passado regressado à capital, agora na Av. João XXI) é o novo presidente da selecta Tertúlia "Valores e Tradições", agremiação que, entre outras actividades, realiza jantares mensais com destacadas figuras do mundo tauromáquico como convidados.

Na foto de cima, Luis Baptista (ao meio) no último jantar da tertúlia, em que foi eleito novo presidente; e em baixo, com sua filha Mariana (à direita, na foto) e Maria Ana Alvarenga(à esquerda), que estão à frente do regressado "Bem Disposto".

Fotos D.R.



México: Cartagena, Aloi e André em ombros em Motul

O rejoneador espanhol Andy Cartagena sagrou-se ontem máximo triunfador da corrida de rejoneio de ano novo que se realizou na praça mexicana de Motul (Yucatán), tendo cortado uma orelha ao seu primeiro toiro e as duas orelhas e o rabo ao segundo.

O cavaleiro mexicano Giovani Aloi cortou as duas orelhas ao primeiro toiro do seu lote e foi ovacionado no outro, enquanto que o jovem luso-mexicano André Gonçalves foi silenciado no final da lide do primeiro novilho do seu lote e cortou as duas orelhas ao segundo, conquistando assim a primeira saída em ombros (juntamente com Cartagena e Aloi, na foto de cima) desta primeira campanha no seu país natal.

Lidaram-se quatro toiros e dois novinhos de Laguna. Deverão também ter actuado os forcados do Aposento da Chamusca, se bem que nas notícias vindas a lume nos sites mexicanos não haja qualquer referência à sua participação e apesar de também não termos recebido até ao momento qualquer informação por parte do grupo, pese embora o facto de a corrida já se ter realizado na noite passada.

Foto Analis

México: Forcados de Coruche triunfam em Mérida

O rejoneador mexicano Cuauhtémoc Ayala cortou ontem ao segundo toiro do seu lote (no primeiro deu volta à arena) a única orelha da noite na corrida de ano novo celebrada na Monumental de Mérida, no Estado de Yucatán (México).

Actuaram ainda o rejoneador mexicano Emiliano Gamero ((que deu volta à arena nos dois toiros) e o espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza (também premiado com voltas à arena em ambos os toiros) e os forcados Amadores de Coruche e Amadores do México, que executaram seis pegas espectaculares, segundo os sites taurinos mexicanos. Lidaram-se toiros da ganadaria Zacatepec.

Os Amadores de Coruche executaram quatro grandes pegas ao primeiro intento por intermédio dos forcados João Laranjinho, Afonso Freitas, João Prates (cabo) e Pedro Galamba.

Na foto, João Prates, cabo dos Amadores de Coruche, dando a volta à arena com Ayala.

Foto D.R.

Ontem, 5ª feira: 7.159 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
  3 768
Visualizações 
de página de ontem
7 159
Visualizações de páginas 
no último mês
417 217
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

52 201 402


quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

A todos, um Feliz Ano Novo!


Primeira novidade da temporada em Santarém: Juan Ortega a 10 de Junho

A Associação Sector 9 acaba de anunciar a primeira novidade para a temporada da Monumental de Santarém - a presença do matador sevilhano Juan Ortega na corrida do Dia de Portugal, 10 de Junho, pela primeira vez nesta praça, lidando "dois toiros provenientes de uma das principais ganadarias do momento".

"Sevilhano e com um perfume inconfundível, Juan Ortega é actualmente um dos herdeiros do toureio puro, com duende, com arte e com essência no panorama taurino mundial" - ressalva a Associação Sector 9, anunciando que os bilhetes estão à venda na Ticketline https://www.ticketline.pt/salas/sala/2266

Juan Ortega - que há dois anos deu que falar na vizinha Espanha ao deixar a noiva à espera no altar, faltando ao seu próprio casamento... - será o único matador nessa tarde, repartindo cartel com dois cavaleiros e um (ou dois) grupo de forcados a anunciar.

Fotos M. Alvarenga e D.R./Associação Sector 9

Forcados do Aposento da Chamusca iniciam hoje a temporada em Motul, no México

Os forcados Amadores do Aposento da Chamusca fotografados há momentos na Monumental Avilés, em Motul (Yucatán, México), onde vão actuar hoje.

Na foto de cima, o cabo João Saraiva e o ex-cabo "Pipas" Coelho dos Reis com o o rejoneador luso-mexicano André Gonçalves (que integra o cartel de hoje) e com os empresários Alberto Basulto e Alberto Hagar (empresa Toros Yucatán).

Os Amadores do Aposento da Chamusca, sob o comando de João Saraiva, abrem hoje a temporada, no primeiro dia do novo ano, pegando em Motul numa corrida (cartaz em baixo) em que repartem cartel com o rejoneador espanhol Andy Cartagena, o cavaleiro mexicano Fauro Aloi e o jovem rejoneador luso-mexicano André Gonçalves, lidando-se seis toiros de José Julián Llaguno. A corrida de hoje inicia-se às 16h30 (hora local), quando forem 22h30 em Portugal.

Amanhã, dia 2, os Amadores do Aposento da Chamusca têm o seu segundo compromisso desta digressão ao México na praça de Peto.

Fotos D.R.




Morante elege Paris e o mítico cabaret "Moulin Rouge" para entrar no novo ano

Morante de la Puebla elegeu a capital francesa para se despedir de 2025 e dar as boas-vindas a 2026 e fê-lo de forma original e ao melhor estilo boémio que sempre o caracterizou, vivendo a passagem de ano no mítico "Moulin Rouge" de Paris na companhia do seu apoderado Pedro Marques e dos seus pais Fernando e Guiomar Marques (na foto).

Morante elegeu um dos cabaret's mais emblemáticos do mundo e o mais famoso de Paris para passar os últimos momentos de 2025 e para entrar no novo ano de 2026 - o ano da grande incógnita, faltando saber se volta a tourear depois de se ter despedido e tirado a coleta a 12 de Outubro em Madrid.

Foto "Mundotoro"

Os cartéis dos festivais que abrem a nova temporada em Mourão

Joaquim Grave, habitual organizador dos festejos, anunciou nas redes sociais às primeiras horas do novo ano os dois cartéis dos festivais mistos que abrem a próxima temporada em Mourão nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro na praça "Libânio Esquível", integrados nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

São estes os cartéis:

- 31 de Janeiro: Novilhos de Falé Filipe para os cavaleiros Luís Pimenta e João Gregório de Oliveira, com as pegas dos Forcados Amadores de São Manços e, na lide a pé, "El Exquisito", David Gutiérrez, Vicente Sánchez e Realito.


- 1 de Fevereiro: Novilhos de Murteira Grave para a lide a pé e de Paulo Caetano para a lide a cavalo, com João Moura Caetano, nas pegas os Forcados Amadores de Santarém e, nas lides apeadas, Diego Urdiales, Juan Leal, Ruiz Muñoz, Ismael Martín e Tomás Bastos.


"Tradição, emoção e futuro da tauromaquia. Mourão abre a época. Não falte!" - desafia Joaquim Grave.


Ontem, 4ª feira: 5.247 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
  2 374
Visualizações 
de página de ontem
5 247
Visualizações de páginas 
no último mês
417 217
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

52 192 849


quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Bom Ano Novo!

Miguel Alvarenga - Está na hora de o fazer, antes que o ano mude e me esqueça...

A todos os nossos verdadeiros amigos - e aos falsos também -, aos que lêem diariamente o "Farpas" e aos que ao longo de 16 anos nos deram a sua preferência, elegendo-nos como líderes da informação taurina por estas bandas; aos que dizem, que não nos lêem, mas sabem de cor e salteado tudo o que aqui vem referido...; aos nossos anunciantes e apoiantes; a todos os toureiros, forcados, empresários, ganadeiros e demais intervenientes na Festa, que são, ao fim e ao cabo, a razão de ser da nossa existência - a todos Vós, venho aqui desejar, em meu nome e de todos os que comigo fazem diariamente este trabalho em prol da Tauromaquia, um 2026 cheio de saúde, com muitas triunfos e menos guerras!

Um Ano melhor que este! Que seja fantástico!

Forcados do Aposento da Chamusca iniciam temporada pegando amanhã e na sexta no México

Na foto de cima, os elementos do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca ontem, ao jantar, já em solo mexicano, onde vão iniciar a sua temporada actuando amanhã, dia 1 de Janeiro, pela primeira vez em Motul (Yucatán) e na sexta-feira, dia 2, em Peto, praça também do Estado de Yucatán, onde já pegaram anteriormente.

Comandado por João Saraiva (primeiro da direita, na foto), o Grupo do Aposento da Chamusca conta também nesta digressão com a presença do ex-cabo, o emblemático Pedro Coelho dos Reis (Pipas), segundo, na mesa, à esquerda.

Nas duas corridas (cartazes em baixo), os Forcados do Aposento da Chamusca pegam em solitário e repartem cartel com o cavaleiro solo-mexicano André Gonçalves, bem como com outros rejoneadores: amanhã em Motul, com Andy Cartagena e o cavaleiro mexicano Fauro Aloi; na sexta-feira em Peto, com Fauro Aloi outra vez e também com Cuauhtemoc Ayala.

Sorte para os nossos forcados!

Foto D.R.



Ontem, 3ª feira: 7.450 leram o "Farpas"


Visualizações
de páginas de hoje
  1 746
Visualizações 
de página de ontem
7 450
Visualizações de páginas 
no último mês
301 295
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

52 186 974


Construa a sua casa de sonho!


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Pedro Penedo e Manuel Telles Bastos: apoderamento de nove anos chega ao fim

Pedro Penedo em Setembro em Sobral de Monte Agraço com
Henrique Telles Bastos, numa das últimas corridas com Manuel

Com o ano a chegar mesmo ao fim, Pedro Penedo fez-nos chegar o comunicado que a seguir publicamos na íntegra e no qual anuncia o fim da união profissional de apoderamento que o uniu nos últimos nove a nos ao cavaleiro Manuel Ribeiro Telles Bastos:

"Venho por este meio comunicar o fim do apoderamento que me ligava ao cavaleiro Manuel Telles Bastos, com início na temporada de 2017 e que termina em 2025. Foram nove temporadas em que toureou 156 corridas, com dois anos de Covid pelo meio, em que perdeu 18 que chegaram a estar agendadas, mas por motivos que todos nós conhecemos foram canceladas.

"Passámos juntos momentos inesquecíveis, muitas tardes e noites de grandes triunfos.

"Quero agradecer ao Manuel Telles Bastos e ao seu irmão Henrique toda a confiança, respeito, gratidão, a amizade que tiverem sempre para comigo. Não podia deixar de realçar que, em determinado momento da minha vida, de profunda tristeza, o apoio que me deram; uma vez mais, muito obrigado, Manuel e Henrique.

"Resta-me desejar as maiores felicidades para a próxima temporada em que comemora 20 anos de alternativa. Resta-me dizer uma vez mais: obrigado por tudo o que passámos juntos".

Pedro Penedo

Fotos M. Alvarenga

Rui Fernandes em Madrid na Feira de Santo Isidro

Segundo o site "Mundotoro", que avança a generalidade dos cartéis de Madrid (sujeitos à confirmação oficial da empresa Plaza 1), o cavaleiro Rui Fernandes volta a ser a grande presença nacional no ciclo de Santo Isidro, toureando a 30 de Maio em Las Ventas na segunda corrida de rejoneio da feira, no cartel já habitual com Diego Ventura e a francesa Lea Vicens, frente a toiros da ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura.

A outra corrida de rejoneio é a 16 de Maio, com Andy Cartagena, também Diego Ventura e Guillermo Hermoso de Mendoza, com toiros de Ángel Sánchez y Sánchez.

Foto Plaza 1

Podia ser, mas não é: Alfredo Faneca desmente apoderamento de Duarte Pinto

Conhecimentos e excelentes relacionamentos no meio taurino, para além, principalmente, de uma sólida e já antiga amizade com a Família Pinto, poderão justificar os rumores que correram nos últimos dias nos mentideros da nossa Festa apontando o nome do reconhecido equitador Alfredo Faneca como provável novo apoderado do cavaleiro Duarte Pinto, depois de se ter separado de Luis Miguel Pombeiro, seu histórico manager há já 18 anos. Mas não é verdade.

Alfredo Faneca (na foto de cima, com Emídio Ponto) esclareceu ao "Farpas" que "essa situação nunca esteve sequer sobre a mesa. Sou muito amigo de Emídio Pinto e de toda a Família, mas nunca, em tempo algum, se ponderou a hipótese de vir a apoderar o Duarte".

Fotos M. Alvarenga

Ontem, 2ª feira: 6.698 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
  1 586
Visualizações 
de página de ontem
6 698
Visualizações de páginas 
no último mês
301 295
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

52 179 364


Ismael Martín no festival de abertura da nova temporada em Mourão

Depois de em Julho deste ano ter conquistado a aficion da Ilha Terceira com um triunfo apoteótico na Corrida do Ramo Grande, na Monumental de Angra do Heroísmo (onde é repetido no próximo ano), o matador espanhol Ismael Martín, uma das novas estrelas do toureio a pé, é um dos toureiros que participa no tradicional festival que abre a temporada nacional a 1 de Fevereiro em Mourão.

O cartel, como manda a lei, será a anunciado pelo organizador, Joaquim Grave, às primeiras horas do novo ano.

Foto M. Alvarenga

Alfredo Faneca pode ser o senhor que se segue no apoderamento de Duarte Pinto

Reconhecido equitador, presença assídua nas bancadas das nossas praças, quase sempre na companhia de Emídio e Firmino Pinto (ladeado por ambos na primeira foto de cima), de quem é íntimo amigo há muitos anos, Alfredo Faneca é o nome de que se fala para ser o sucessor de Luis Miguel Pombeiro no apoderamento do cavaleiro Duarte Pinto - o que, a confirmar-se, se traduziria numa estreia do conhecido aficionado como apoderado.

Duarte Pinto e Pombeiro anunciaram o fim do seu relacionamento profissional (que durou dezoito anos, "uma vida") há cerca de um mês e meio e até ao momento, estamos prestes a entrar no novo ano, e não foi anunciado ainda por parte do cavaleiro quem será o senhor que se segue na gestão da sua carreira.

Depois de algumas conversações com outros potenciais apoderados, Duarte Pinto pode decidir-se por este seu amigo de muitos anos, pessoa conhecedora dos meandros da tauromaquia, mas que nunca exerceu no meio qualquer actividade.

Vamos aguardar se a nova união se confirma - ou não.

Fotos M. Alvarenga

Vila Franca: inscrições abertas na Escola de Toureio "José Falcão"


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Terceira "Orelha de Ouro" da Rádio Nacional de Espanha para Morante de la Puebla

O programa taurino "Clarín" da Rádio Nacional de Espanha anunciou ontem os vencedores dos seus prestigiados troféus "Orelha de Ouro" e "Ferro de Ouro", os célebres prémios que todos os anos distinguem o melhor toureiro e a melhor ganadaria da temporada nas arenas de Espanha e França - e que são considerados uns dos galardões mais importantes que se concedem na Europa.

A 57ª "Orelha de Ouro" foi atribuída a Morante de la Puebla (foto de cima) pela terceira. vez, depois de já ter sido galardoado com este troféu nos anos de 2021 e 2022.

O troféu "Ferro de Ouro" foi outorgado ao ganadero Victorino Martín (na foto de baixo, com Miguel Alvarenga na Feira da Golegã), que o recebe pela quarta vez, depois dos que ganhou em 2016, 2017 e 2023.

Morante de la Puebla somou 23 pontos, alcançando uma vitória com vantagem substancial em relação aos demais finalistas, que foram David de Miranda (seis pontos), Borja Jiménez (quatro pontos), Pablo Aguado (três pontos), Emílio de Justo (dois pontos) e Alejandro Talavante (um ponto).

Victorino Martín, por seu turno, foi distinguido com o troféu "Ferro de Ouro" com um total de 19 pontos, também bem distanciado dos outros finalistas: Santiago Domecq (oito pontos), Victoriano del Rio (cinco pontos), La Quinta (quatro pontos), Jandilla (dois pontos) e Fuente Ymbro (um ponto).

O programa "Clarín" da Rádio Nacional de Espanha (RNE), decano dos espaços taurinos radiofónicos, que é emitido aos sábados e domingos às 22h35 (hora espanhola) em Rádio 5, Rádio Exterior de España e RNE Audio, atribui o troféu "Orelha de Ouro" ao melhor toureiro desde 1968 e premeia a melhor ganadaria com o "Ferro de Ouro" desde 2012. Os prémios são o resultado da votação dos ouvintes, dos correspondentes e dos colaboradores do programa.

Fotos M. Alvarenga e D.R.