O corpo de Filipe Graciosa, referência mundial do mundo da equitação, estará hoje ao final da tarde em câmara ardente na Igreja de Idanha-a-Nova, onde é celebrado uma missa às 19 horas e amanhã, pelas 10h30, é celebrada uma outra missa, realizando-se a seguir o funeral para o cemitério local, onde será sepultado.
João Filipe Figueiredo (Graciosa) tinha 63 anos, era casado e pai de três filhos. Morreu ontem na sua herdade Monte da Toula em Idanha-a-Nova.
Fundador da Escola Portuguesa de Arte Equestre, condecorado em 2008 pelo Governo francês, antigo presidente da Sociedade Hípica Portuguesa, médico veterinário, foi uma das maiores e mais prestigiadas figuras do mundo da equitação em Portugal e no mundo.
Era irmão, entre outros, de Pedro Figueiredo (Graciosa), antigo cabo dos Forcados Amadores de Santarém, onde alguns dos seus sobrinhos são hoje também destacados forcados.
No início do ano, morrera também seu irmão Manuel, outra grande figura da equitação.
A morte de Filipe Graciosa, prematura e completamente inesperada, deixou ontem em estado de choque o mundo da equitação e também o mundo da tauromaquia, onde gozava de enorme prestígio.
Que em paz descanse.
Foto Emílio de Jesus