Nesta foto do nosso saudoso companheiro Emílio de Jesus podemos ver os seis novilheiros que em 1984 disputaram na praça de toiros de Alcochete o primeiro troféu "Orelha de Ouro", uma louvável organização da revista "Novo Burladero" de João Queiroz e que constituiu um importante incentivo aos jovens toureiros nacionais e ao renascimento do toureio a pé nas nossas praças, repetindo-se por mais alguns anos.
Além dos seis novilheiros, está também na foto o saudoso bandarilheiro Francisco Plirú (segundo a contar da direita). Da esquerda para a direita: Eduardo Oliveira, José Luis Gonçalves, Rui Bento, Paco Duarte, Pedro Santos, o referido Plirú e Manuel Valente, que vinte anos antes se tornara famoso como o "Espontâneo Zip-Zip" e a quem poucos anos depois Rui Bento concederia em Espanha a alternativa de matador de toiros.
Dos seis novilheiros, apenas Pedro Santos não se tornou matador de toiros, passando a destacado bandarilheiro depois de uma promissora trajectória como novilheiro. Paco Duarte e Manuel Valente receberam as respectivas alternativas de matadores de toiros, mas acabaram por delas abdicar, seguindo nas arenas como bandarilheiros.
O vencedor desta primeira "Orelha de Ouro" foi Rui Bento. Lidaram-se novilhos-toiros da ganadaria Cunhal Patrício.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo