segunda-feira, 4 de maio de 2020

A primeira "Orelha de Ouro" foi ganha por Rui Bento em 1984 em Alcochete


Nesta foto do nosso saudoso companheiro Emílio de Jesus podemos ver os seis novilheiros que em 1984 disputaram na praça de toiros de Alcochete o primeiro troféu "Orelha de Ouro", uma louvável organização da revista "Novo Burladero" de João Queiroz e que constituiu um importante incentivo aos jovens toureiros nacionais e ao renascimento do toureio a pé nas nossas praças, repetindo-se por mais alguns anos.
Além dos seis novilheiros, está também na foto o saudoso bandarilheiro Francisco Plirú (segundo a contar da direita). Da esquerda para a direita: Eduardo Oliveira, José Luis Gonçalves, Rui Bento, Paco Duarte, Pedro Santos, o referido Plirú e Manuel Valente, que vinte anos antes se tornara famoso como o "Espontâneo Zip-Zip" e a quem poucos anos depois Rui Bento concederia em Espanha a alternativa de matador de toiros.
Dos seis novilheiros, apenas Pedro Santos não se tornou matador de toiros, passando a destacado bandarilheiro depois de uma promissora trajectória como novilheiro. Paco Duarte e Manuel Valente receberam as respectivas alternativas de matadores de toiros, mas acabaram por delas abdicar, seguindo nas arenas como bandarilheiros.
O vencedor desta primeira "Orelha de Ouro" foi Rui Bento. Lidaram-se novilhos-toiros da ganadaria Cunhal Patrício.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo