Encontra-se em fase de conclusão o projecto Tauromaquia Património Cultural de Portugal que resulta de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Cultura de 2017
O projecto, que tem como grande objetivo a candidatura da Tauromaquia a Património Cultural Imaterial, é liderado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) através do Centro de Investigação e Estudos e Sociologia (CIES-IUL), o qual desenvolve projectos de investigação fundamental e aplicada nas áreas das ciências sociais e humanas.
O trabalho é acompanhado e desenvolvido em estreita colaboração com a Direcção-Geral do Património Cultural, entidade definidora e reguladora das políticas públicas para o Património Cultural em Portugal.
Em fase de conclusão está igualmente o trabalho exaustivo de levantamento e recolha de documentação que se encontra a ser compilado e reunido numa ampla Plataforma que congrega um vastíssimo conjunto de materiais de diversa natureza e que abrangem todo o universo da cultura tauromáquica.
A coordenação do projecto vem efectuar um último apelo a todos os aficionados e intervenientes do espectáculo tauromáquico que sejam detentores de materiais que representem todas as áreas ou dimensões da tauromaquia nacional e que os desejem divulgar que os façam chegar através do seguinte endereço de email: candidatura@tauromaquiapatrimonio.pt.
Entre estes materiais destacamos a possibilidade de envio de fotografias, vídeos, cartazes e todo o tipo de documentação (actual e antiga) que considerem válida para constar de um imenso espólio nacional sobre Tauromaquia em Portugal, ou de Portugal espalhada pela geografia taurina.
O interesse desta plataforma é caracterizar a cultura tauromáquica e, como tal, uma forma de podermos demonstrar que esta é uma cultura que, inequivocamente, é património cultural de Portugal. Por este motivo é importantíssima a colaboração de todos.
Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus/Arquivo