Última Hora - O matador espanhol Manuel Jesús "El Cid", que esta temporada reapareceu nas arenas, será o substituto de Morante de la Puebla esta quinta-feira no Campo Pequeno.
Reproduzimos na íntegra o comunicado que acabou de emitir a empresa Ovação e Palmas:
O Maestro "El Cid" substituirá o lesionado Morante de la Puebla na praça de toiros de Lisboa nesta quinta-feira, na primeira jornada da mini-feira que será realizada no Campo Pequeno.
"El Cid" não necessita apresentação no mundo do toureio. Os aficionados portugueses recordam "El Cid" com carinho porque há alguns anos atrás teve um triunfo enorme no Campo Pequeno, inesquecível, quando, com duas faenas de entrega, domínio e toreria, conquistou os espectadores portugueses, que se entregaram sem reservas ao toureiro de Salteras.
Curiosamente, os seus toiros, esse dia, tinham condições diferentes. Ao primeiro propiciou tandas magníficas com a mão direita, fundas e profundas, nos meios, rematadas com cingidos passes de peito. O toureiro demonstrou naquela noite uma enorme maestria e um conhecimento profundo dos touros, em Portugal mais difíceis ao não haver tercio de varas.
Nesse dia, com o seu segundo toiro, com a sua maestria e grande ofício, "El Cid" ofereceu aos espectadores do Campo Pequeno, um trabalho feito de naturales compassados e muito lentos, com enorme estética e temple! Com mais de 500 quilos os dois toiros de Ortigão Costa aos quais "El Cid" soube fazer duas faenas que ainda hoje são lembradas como um grande triunfo do maestro de Salteras na capital portuguesa.
Mas toda a longa carreira do mestre "El Cid" está cheia de êxitos mais que notáveis. Recentemente, os aficionados de Sevilha, em 22 de Abril deste ano, em La Maestranza, tiveram a sorte de ver "El Cid" triunfar com toiros de Victorino muito complicados, um dia em que o maestro protagonizou duas grandes faenas e só um espadazo traseiro lhe impediu de abrir a porta grande e ter que se conformar com uma orelha aquela tarde.
No seu retorno às praças de toiros na actual temporada 2023, o maestro "El Cid" está conseguindo o respeito e admiração dos aficionados nas tardes que actua porque a sua enorme qualidade como toureiro de pundonor, entrega e verdadeiro compromisso, une o enorme ofício e maestria e muita arte, acrescentada ao longo de uma carreira muito importante.
Uma autêntica figura do Toureio, no seu regresso aos "ruedos", volta a Lisboa esta quinta-feira com a intenção firme de repetir aquela grande noite de há alguns anos atrás no Campo Pequeno.
Ovação e Palmas