domingo, 31 de agosto de 2025

Caldas da Rainha: morreu o aficionado Mário Jordão

Vítima de doença que não perdoa, morreu no passado dia 26 o conhecido aficionado Mário Jordão, das Caldas da Rainha - a cuja Família enlutada endereçamos as mais sentidas condolências.

A missa de 7º dia é celebrada na próxima quarta-feira, dia 4, em Alfeizerão, às 19h00.

Que em paz descanse.

Foto D.R.

Próximo sábado: todos os caminhos vão dar à Nazaré!


Assim sendo, Lisboa não corre perigo: Roca Rey reaparece na 3ª feira em Palencia

Depois de dias de angústia e incerteza - ao que sabemos, sem um plano b definitivo para a hipótese de ter mesmo que haver substituição - os aficionados lusitanos e, sobretudo, os gestores da praça do Campo Pequeno, respiram agora finalmente de alívio: o site espanhol "Cultoro" anuncia que Roca Rey vai reaparecer na próxima terça-feira 2 de Setembro em Palencia, depois da lesão num pé sofrida no passado dia 21 de Agosto em Bilbao.

O toureiro peruano intensificou durante estes dias a sua recuperação com dupla e mesmo tripla sessão de fisioterapia (foto de baixo) e acompanhamento médico sob a supervisão de José António Salas, do Centro Médico Salas Lluch. O especialista confirmou, adianta o referido site, que Roca Rey apresentava uma lesão que afectava parcialmente o tendão de Aquiles, assim como uma inflamação e derrame em dois ossos do tornozelo.

Graças a este esforço e rigoroso processo de reabilitação, Roca Rey tomou a decisão de reaparecer na terça-feira em Palencia, cumprindo assim o compromisso adquirido com a sua aficion num cartel composto por Alejandro Talavante e Tomás Rufo, com toiros de Juan Manuel Criado.

Assim sendo, à partida, não está em perigo a sua presença em Lisboa na próxima sexta-feira.

A lotação está esgotada, já não há disponibilidade de compra de bilhetes na Ticketline e, ao que sabemos, a empresa tem sido bombardeada com telefonemas de aficionados que se atrasaram e agora não têm bilhete. 

O levantamento das reservas tem que se feito até à próxima terça-feira, dia 2 de Setembro, só depois se podendo apurar se restam ainda alguns bilhetes (reservados e não levantados), que possam satisfazer as necessidades de quem se atrasou a comprá-los.

Depois da trágica morte do malogrado forcado Manuel Trindade na última corrida em Lisboa e do aproveitamento inacreditável que isso teve por parte dos anti-taurinos, a hora é de união e de estarmos todos ao lado uns dos outros - enchendo as praças nas próximas corridas!

Fotos M. Alvarenga e "Cultoro"


Ontem, sábado: 13.144 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 8 231
Visualizações 
de página de ontem
13 144
Visualizações de páginas 
no último mês
453 618
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

50 709 375


Em Santarém foi assim! Alguém vai perder Portalegre?

Foto M. Alvarenga

Compre aqui os seus bilhetes:

https://shorturl.at/c0ZfC

Ou pelo telefone 300 501 989

João D'Alva cortou duas orelhas em Sepúlveda

João D'Alva cortou ontem as duas orelhas ao seu primeiro novilho e foi ovacionado no segundo, na novilhada que se realizou em Sepúlveda (Segóvia), com novilhos de excelente nota da ganadaria Andoni Rekagorri Barranechea.

O valoroso novilheiros português repartiu cartel com Eusébio Fernández (duas orelhas e orelha) e Félix San Román (duas orelhas e rabo e orelha).

Foto Philippe Gil Mir/Arquivo

Olhe que esgota e ainda fica "a ver navios"!

Foto M. Alvarenga

Compre aqui os seus bilhetes:

https://shorturl.at/c0ZfC

Ou pelo telefone 300 501 989

André Gonçalves nas primeiras grandes feiras da temporada mexicana

"Minha temporada mexicana está começando e a minha estreia está chegando no meu país e na minha terra... com muita alegria para poder crescer e continuar lutando pelo meu sonho e pelo México!" - palavras do jovem rejoneador luso-mexicano André Gonçalves, o novo prodígio do toureio a cavalo, ao a anunciar nas redes sociais as suas quatro primeiras presenças nas importantes feiras taurinas mexicanas de San Miguel de Allende (14 de Setembro), Juriquilla (15), Zacatecas (16) e Pachuca (18 de Outubro).

Foto M. Alvarenga

6 de Setembro na Nazaré: Marco José na Corrida da Procissão das Velas

Já são oficiais os cartéis da Feira de Outubro em Vila Franca


É oficial, os cartéis da Feira de Vila Franca já estão na rua! 

E os bilhetes já estão à venda em: www.palhablanco.pt 


- Murteira Grave, a ganadaria portuguesa mais premiada

- Canas Vigouroux, todos de pelagem "jabonera"

- David de Miranda, Triunfador da Feira de Sevilha 

- Tomás Bastos, o menino-prodígio português 

- João Ribeiro Telles, Triunfador do Colete Encarnado 

- Francisco Palha, na arena dos seus amores 

- João Salgueiro da Costa, na sua melhor temporada 

- Tristão Ribeiro Telles, o melhor jovem da temporada 

- Forcados de Vila Franca, história, garra e valentia 


Vai mesmo ficar de fora?! 


Vemo-nos em Vila Franca!



sábado, 30 de agosto de 2025

Próximo sábado: Corrida da Procissão das Velas encerra Temporada de Oiro na Nazaré


Mais um "estrondo" de David Miranda: quatro orelhas e um rabo em Linares

Mais um "estrondo" de David de Miranda - o matador que está a dar que falar neste momento em Espanha e que em Outubro fará a sua apresentação em Portugal na Feira de Outubro em Vila Franca - hoje em Linares (Jaén), na última corrida da Feira Taurina local.

Frente a toiros de Juan Pedro Domecq, David de Miranda cortou as duas orelhas ao primeiro toiro, com petição de rabo; e ao segundo do seu lote, cortou as duas orelhas e o rabo.

Alternou com Pablo Aguado (ovação nos dois) e Manuel Román (volta à arena no seu primeiro toiro e ovação no segundo).

Foto "Mundotoro"

Ontem em Tomar: triunfo de Rouxinol Jr. e dos Forcados de Portalegre na noite de despedida de "Tom-Mix"

O cavaleiro tomarense Armando Ricardo Alves, eternamente conhecido por "Tom-Mix", uma das figuras mais simpáticas e mais agradáveis (mais educada, acima de tudo) do nosso meio tauromáquico, fez ontem na sua terra natal, a cidade de Tomar, a sua despedida das arenas, aos 86 anos, cerimónia que nunca chegara a concretizar oficialmente, apesar de já não tourear há muitos anos.

Participou nas cortesias, vestido a rigor, com a classe de sempre - e o público consagrou-o com uma carinhosa e demorada ovação.

Lidaram-se seis toiros da Herdade de Camarate, exigentes, a impor respeito. Actuaram Sónia Matias (que não teve sorte com o seu toiro, mesmo assim esteve valente e com o valor e a raça de sempre); João Moura Caetano (numa lide notável com o fabuloso craque "Campo Pequeno"); Luis Rouxinol Júnior (brilhante, conquistando com todo o mérito o prémio para a melhor lide - na foto de cima, com "Tom-Mix"); Soraia Costa (que lidou com garra e ousadia um toiro que não foi fácil); Paco Velásquez (muito bem, a dar a volta a um toiro manso e reservado); e o praticante Manuel de Oliveira (que evidenciou notáveis progressos e esteve certeiro na cravagem dos ferros).

Pegaram os forcados de Tomar (David Gonçalves à segunda tentativa e Carlos Duarte também à segunda, tendo-se despedido o veterano Sousa Ângelo); de Safara (Manuel Rodrigues ao primeiro intento e Martim Olhicos à segunda); e de Portalegre (Tomás Vicente à primeira e Guilherme Alves também à primeira). O prémio para a melhor pega foi entregue a Tomás Vicente, dos Amadores de Portalegre.

A corrida foi bem dirigida por José Soares, que esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Ao início foi guardado um respeitoso minuto de silêncio em memória do malogrado forcado Manuel Maria Trindade, dos Amadores de São Manços, morto por um toiro na última corrida do Campo Pequeno.

A empresa Aplaudir, de João Pedro Bolota, rendeu ontem homenagens aos cavaleiros "Tom-Mix" e Sónia Matias (que comemora 25 anos de alternativa).

Fotos Miguel Calçada

Grande actuação de Moura Caetano ontem em
Tomar e esta tarde cortou duas orelhas em
Guadix (Espanha)
Paco Velásquez - nos terrenos da verdade

Rui Fernandes em ombros com Sergio Galán em Alcalá de Henares

Rui Fernandes foi ovacionado no primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo do seu lote esta tarde em Alcalá de Henares (Madrid), a terra de Cervantes

O cavaleiro luso cortou depois as duas orelhas ao sexto toiro da tarde, que lidou a duo com Sérgio Galán, pelo facto de Andy Cartagena, que reaparecia depois da lesão (rotura de adutores) que o manteve umas semanas afastado, acabando por se ressentir de novo e só conseguiu lidar, com enorme e visível esforço, o seu primeiro toiro (em que foi ovacionado, passando à enfermaria).

Galán cortara uma orelha ao primeiro toiro do seu lote e outra ao segundo. Saíu em ombros com Rui Fernandes (foto de cima). Lidaram-se toiros de Luis AlbarránJosé António Alonso.

Amanhã, domingo, Rui Fernandes volta a tourear em Espanha, desta vez em Palencia, onde reparte cartel com o seu sobrinho Duarte Fernandes e com Diego Ventura na lide de toiros da ganadaria portuguesa Maria Guiomar Cortes de Moura.

Fotos João Silva


Construa a sua casa de sonho!


Domingo: sensacional espectáculo de Recortadores na Monumental de Almeirim

14 de Setembro: Sobral de Monte Agraço é o destino!

Os próximos compromissos de Tomás Bastos

Novo triunfo do jovem João "Belmonte" em Espanha

Na sua segunda apresentação em Espanha, o jovem e promissor toureiro português João "Belmonte", aluno da Escola de Toureio de Badajoz, filho do antigo novilheiro e bandarilheiro João Prates "Belmonte", cortou ontem as duas orelhas e o rabo ao novilho de Vega de Algodor que toureou em Lobón (Badajoz) numa aula prática em que repartiu cartel com Luis Méndez "El Merry" (ovação), Izan Viera (duas orelhas) e Pedro Pablo Jaramillo (duas orelhas e rabo).

Fotos D.R.

Barcarrota e Don Benito: as duas grandes corridas da rentrée aqui mesmo ao lado!


Ontem, 6ª feira: 100.550 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 1 089
Visualizações 
de página de ontem
100 550
Visualizações de páginas 
no último mês
453 618
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

50 689 089


Próximo sábado 6 de Setembro: todos os caminhos vão dar a Estremoz!



Morante reaparece na 4ª feira em Melilla, Roca Rey ainda é uma incógnita

Finalmente recuperado da cornada que sofreu no passado dia 10 em Pontevedra, Morante de la Puebla (foto de cima) reaparecerá na próxima quarta-feira 4 de Setembro em Melilla, repartindo cartel com o matador Marco Pérez e a novilheira Olga Casado, com toiros de Tornay e novilhos de Macandro.

No que respeita aos toureiros "de baixa", a grande incógnita neste momento diz respeito à ainda incerta reaparição de Roca Rey (foto de baixo), depois da lesão num pé que sofreu no passado dia 21 em Bilbao, quando lidava um toiro de Victoriano del Rio.

Os médicos estimavam um período de recuperação nunca inferior a dez dias, o que cairia mesmo em cima da sua anunciada presença no Campo Pequeno na próxima sexta-feira 5 de Setembro. Até ao momento, o toureiro ainda não confirmou à empresa da praça lisboeta se pode ou não estar presente na corrida.

Fotos M. Alvarenga

"Palha Blanco", 5 de Outubro: apresentação da David de Miranda em Portugal

Depois de Sevilha, Málaga, Huelva, Almeria... o Toureiro com melhor média do escalafón chega à "Palha Banco"

16 corridas, 32 toiros, 45 troféus! Apresentação em Portugal de David de Miranda, o grande triunfador de Feira de Sevilha, na "Palha Blanco" com toiros de Murteira Grave.

5 de Outubro, 18h00, na praça de Vila Franca.

Vai ficar de fora?

Bilhetes já disponíveis em www.palhablanco.pt

Video e foto D.R./www.palhablanco.pt


6 de Setembro: a noite da Procissão das Velas encerra a Temporada de Oiro da Nazaré


Construa a sua casa de sonho!


14 de Setembro: é em Sobral de Monte Agraço que nos encontramos todos!