segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Referência no mundo equestre: Guilherme Borba morre aos 84 anos


Portugal perdeu hoje uma das maiores figuras de referência na equitação e criação de cavalos: com 84 anos, faleceu esta manhã Mestre Guilherme Borba (foto).
Discípulo de Mestre Nuno de Oliveira, viu a sua elevada cultura equestre reconhecida em países como o Reino Unido e a Áustria, que o distinguiram com inúmeras condecorações, bem como em Portugal, onde em 2003 recebeu na Feira da Golegã o Troféu Carreira outorgado pela revista "Equitação".
Evidenciando desde muito novo notáveis qualidades enquanto cavaleiro de Alta Escola, enveredou pela vertente educativa e colocou os seus vastos conhecimentos ao serviço da formação de jovens cavaleiros nacionais e internacionais.
Iniciou o seu trabalho na Coudelaria de Alter, tendo em vista a reconstituição da Picaria Real, colaborou na constituição da Escola Andaluza de Jerez de la Frontera (Espanha), tendo mais tarde ajudado a fundar a Escola Portuguesa de Arte Equestre, de que foi director. Manteve ainda alguma colaboração com a Escola Espanhola de Viena e foi Juiz Internacional de provas de Dressage da FEI.
Mestre Guilherme Borba deu ainda um contributo inestimável ao cavalo Lusitano, no exercício da função de Secretário Técnico e Juiz do Stud Book da Raça Lusitana, cumprindo-lhe julgar e classificar exemplares portugueses e em países como a Bélgica, França, Espanha e Brasil.
A toda a ilustre Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta as mais sentidas condolências.

Foto D.R./cavalo.net