quarta-feira, 1 de abril de 2020

Estado de Emergência vai ser prolongado até 17 de Abril e com medidas mais rigorosas para impedir a circulação das pessoas


O Estado de Emergência vai ser renovado por mais 15 dias e com medidas mais rigorosas para restringir o movimento das pessoas sobretudo neste período da Páscoa

O Presidente da República introduziu "duas ou três novidades" no decreto de renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias, no sentido de alargar ao Governo as possibilidades de ser mais concreto nas restrições aos movimentos das pessoas. A notícia está a ser avançada pelo “Expresso”, que cita fonte da Presidência.
"O Presidente propõe ao Governo um alargamento das possibilidades" para que, "caso o Governo entenda necessário" poder "decretar mais restrições" aos movimentos das pessoas, sobretudo neste período da Páscoa.
Segundo o “Expresso”, no trabalho já articulado entre Belém e São Bento, está em causa a necessidade de evitar que o período da Páscoa "estrague" o trabalho feito em termos de confinamento de pessoas para conter a propagação do surto.
De acordo com o jornal, o texto já seguiu para o Governo, que o terá já analisado no Conselho de Ministros desta tarde e voltará a Belém para ser fechado pelo Chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa já disse que o novo decreto reflectirá "o resultado das conversas que estão em curso com o Governo e a posição do Governo"e que se pronunciará não só sobre a renovação do estado de emergência, mas também sobre o que entende que pode ou deve ser introduzido no conteúdo dessa renovação.
"Ao fim da tarde enviarei para o Parlamento e, nessa altura, estou em condições de tomar a decisão", afirmou o Presidente da República, acrescentando que esta quinta-feira, a Assembleia da República debate e se for caso disso aprova a resolução que autoriza o Estado de Emergência por mais 15 dias, de 3 a 17 de Abril.

Foto "Caras"