Depois de já ter tido a alternativa anunciada para esta mesma praça de Almeirim, a sua terra, em Abril de 2020, que acabou suspensa pela chegada da maldita pandemia, Mara Pimenta passou ontem finalmente, com louvor e distinção, na prova para cavaleira profissional, apadrinhada por Luis Rouxinol, em casa do qual deu os primeiros passos, recebendo posteriormente também os ensinamentos de Diego Ventura em La Puebla del Rio.
A jovem e vistosa cavaleira protagonizou uma lide triunfal frente a um toiro bom da ganadaria Passanha, que tinha o nº 2 e pesou 510 quilos, tendo um comportamento notável e proporcionando a Mara uma lide variada e que se desenrolou em bom ritmo.
Tranquila e confiante, sem acusar minimamente o peso e a responsabilidade do momento que vivia, com praça esgotada e permanentemente apoiada e acarinhada pelo público da sua terra, Mara Pimenta recebeu o primeiro ferro e a alternativa das mãos de Luis Rouxinol e depois, no centro da arena, os cumprimentos da praxe dos restantes companheiros de cartel: Ana Batista, João Moura Jr., Marcos Bastinhas e Francisco Palha.
Brindou ao público e depois a seu pai e seu irmão, Luis & Luis Pimenta. E recebeu, ao longo da tarde, os brindes de todos os companheiros e também dos dois grupos de forcados, de Santarém e de Coruche, nas primeiras pegas que executaram.
O director de corrida José Soares premiou o labor da nova cavaleira com música - e o público rendeu-lhe homenagem numa aplaudida volta à arena com o forcado António Queiroz e Mello, do Grupo de Santarém.
Mara teve ontem a sua primeira actuação como cavaleira profissional coadjuvada pelos consagrados bandarilheiros João Prates "Belmonte" e Sérgio dos Santos "Parrita".
Fique com alguns dos momentos da lide da alternativa de Mara Pimenta. E a seguir não parte também os Momentos de Glória vividos pelos outros cinco cavaleiros que ontem protagonizaram uma tarde de alta competição na Monumental de Almeirim.
Fotos M. Alvarenga
Luis Rouxinol quando concedia a alternativa a Mara Pimenta, que recebeu depois os cumprimentos e as felicitações da praxe dos outros companheiros de cartel (fotos de baixo) |
Ana Batista |
João Moura Jr. |
Marcos Bastinhas |
Francisco Palha |
O brinde ao público |
E o brinde a seu pai e seu irmão |
Mara Pimenta recebeu a alternativa com um toiro de Passanha |
Luis Pimenta, o pai. Momento de concentração. Em baixo, momentos da actuação da nova cavaleira |