Última Hora - O empresário da praça de toiros da Moita, António Manuel Cardoso "Nené", apresentou ontem queixa à PSP por assalto à porta de sua casa, em Alcochete.
Segundo o empresário, gerente da empresa "Toiros & Tauromaquia", que este ano se estreou à frente da praça da Moita, o assalto terá ocorrido na madrugada de quinta-feira, pelas seis da manhã, quando chegava a sua casa com o dinheiro obtido na bilheteira na corrida de quarta-feira à noite.
Dois homens encapuzados, explicou "Nené"às autoridades, ter-lhe-ão roubado um envelope que continha cerca de 36 mil euros (mais de 7 mil contos) e ainda os cartões de crédito e o telemóvel.
O empresário revelou ainda que na própria quarta-feira fora também vítima de uma tentativa de assalto, que não se chegou a concretizar, à porta do restaurante "Casa das Enguias", na Lançada.
A Feira da Moita, composta por cinco corridas de toiros entre a passada segunda-feira e hoje (realiza-se à noite o último espectáculo do certame) tem constituído um fracasso económico e também artístico.
Há uns anos, também o empresário taurino Carlos Pegado se queixou às autoridades de ter sido vítima de assalto idêntico, às portas da praça de toiros de Reguengos de Monsaraz, quando se dirigia ao seu automóvel com uma pasta onde levava cerca de 9 mil contos. O assalto teria sido levado a cabo por dois homens que se transportavam de moto. O caso foi investigado pela Polícia Judiciária, deu azo a muitas suspeitas e boatos, mas nunca foi devidamente esclarecido e acabou mesmo arquivado. Pegado era, ao tempo, gerente da praça de Reguengos e de outras (Évora, por exemplo) em sociedade com Vasco Durão, de quem se separou na sequência deste presumível roubo.
O "Farpas Blogue" tentou ouvir o empresário "Nené" sobre este caso, deixámos inclusivamente uma mensagem no seu telemóvel, por não nos ter atendido, solicitando que nos contactasse e referindo concretamente o motivo porque lhe queríamos falar, mas até ao momento ainda não obtivémos retorno por parte do antigo cabo dos Forcados de Alcochete, há mais de vinte anos empresário tauromáquico.
Foto João Dinis