segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Caetano, Bastinhas, Marco José e Filipe Gonçalves triunfam a Norte

Moura Caetano (aqui, no sábado na Terrugem) teve ontem rotundo triunfo
a Norte, em Nave de Haver. Quinta-feira toureia em Lisboa
Marcos Bastinhas: mais um prémio no sábado em Nespereira



Num fim-de-semana marcado por inúmeras corridas de toiros e muita afluência de público às praças, há que destacar, para lá dos festejos a que já aqui fizemos hoje referência e dos que ainda faremos ao longo do dia (nomeadamente o triunfo de João Moura em Setúbal na noite de sábado e depois o êxito dos Mouras ontem na Figueira da Foz), as corridas que se realizaram a Norte, nomeadamente em Nespereira (Cinfães do Douro) no sábado e na Póvoa de Varzim e Nave de Haver ontem.
Em Nespereira (meia casa), frente a bons toiros de Santos Silva (ganadaria dos campos de Coimbra), mais um triunfo e mais um troféu ganho por Marcos Bastinhas - a atravessar momento enorme!
Bons êxitos também de Rui Salvador, Tito Semedo (que substituiu Joaquim Bastinhas e esteve em bom plano, apesar de ter sofrido impressionante colhida), Marcelo Mendes, Alexandre Gomes e David Gomes.
Na Póvoa de Varzim, ontem, com três quartos das bancadas bem preenchidos, foi um sucesso a primeira corrida do blog "sortes de gaiola", de António Costa e João Cortesão, um espectáculo com o "selo" de prestígio e seriedade da empresa "Aplaudir".
Lidaram-se bons toiros de António Charrua, sobretudo o terceiro da ordem, que motivou merecida chamada do ganadeiro à praça.
Os maiores destaques foram para Marco José (foto da esquerda), que substituiu Joaquim Bastinhas e superou o êxito alcançado dias antes na corrida televisionada das Caldas, voltando a reivindicar o seu lugar numa aplaudida lide com o famoso cavalo "Girassol"; e para Filipe Gonçalves (foto da direita), que entusiasmou o público com o seu toureio alegre e diversificado e com os seus magníficos cavalos, com que tem sobressaído esta temporada em todas as praças.
Sónia Matias andou ao seu estilo habitual, com a verdade e a emoção que põe nas sortes, mantendo o enorme cartel de que desfruta a Norte. Paulo Jorge Santos rubricou também uma excelente actuação, com ferros de verdade e que emocionaram o público. Tomás Pinto voltou a estar em plano bastante cumpridor e José Carlos Portugal, cavaleiro nortenho, veio de "mais a menos", denotando alguma inexperiência. Foi uma grande corrida e com imenso ambiente.
Extraordinário ambiente de praça esgotada também na corrida mista que ontem se realizou em Nave de Haver, com um triunfo rotundo de João Moura Caetano nos seus dois toiros e uma grande actuação de Marcos Bastinhas no seu primeiro, não tendo matéria prima para repetir o sucesso no segundo. Bom desempenho do matador espanhol Juan del Álamo.

Fotos D.R./Hugo Teixeira, Ricardo Relvas e Emílio de Jesus