

O veterano repórter fotográfico Henrique de Carvalho Dias vai relançar o livro "O Último Ferro" (capa e contra-capa ao lado), que se encontra completamente esgotado e e que foi a primeira obra publicada em 1985 em homenagem ao saudoso cavaleiro José Mestre Baptista, falecido a 17 de Fevereiro desse ano, de ataque de asma, num hotel de Zafra (Espanha), quando passava as férias de Carnaval com a Mulher e o filho João.
Posteriormente, foi também publicado um livro de António Garçoa, bandarilheiro de confiança do cavaleiro, sobre a sus vida e historial. "O Último Ferro" de Carvalho Dias foi, contudo, o primeiro livro a evocar Mestre Baptista, dado à estampa logo após a sua morte. Contém um único texto do autor evocativo do cavaleiro e 100 fotografias das temporadas de 1981 a 1984. A foto da capa (à esquerda) retrata um ferro espectacular do cavaleiro na Moita na célebre corrida, organizada pelo então empresário Fernando Hilário (ex-cabo dos Forcados Lusitanos), de mano-a-mano com Álvaro Domecq. No interior, Carvalho Dias publica a foto do último ferro cravado por Mestre Baptista na antiga praça de Évora em 6 de Outubro de 1984 - a sua derradeira corrida, já que viria a falecer em Fevereiro do ano seguinte. No livro, Carvalho Dias publica também a foto da última volta à arena de Mestre Baptista nessa tarde, acompanhado pelo forcado João Nunes Patinhas, cabo, ao tempo, dos Forcados Amadores de Évora.
Na nova edição do livro, actualizada e aumentada, que neste momento está a ultimar, Henrique de Carvalho Dias acrescentará textos de algumas figuras da nossa Festa sobre José Mestre Baptista.
Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias

