quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Maestro Fernando dos Santos cumpre 46 anos de alternativa



O Maestro Fernando dos Santos, hoje notável empresário e ganadeiro, há trinta anos ao leme da Monumental de Albufeira, depois de o ter sido também durante algumas temporadas, nos anos 80, da praça do Campo Pequeno, cumpriu anteontem, 9 de Outubro, 46 anos de alternativa.
Aqui lhe prestamos sentida - e justíssima - homenagem com estas duas fotos (acima) de Henrique de Carvalho Dias captadas no dia de inauguração da Monumental de Albufeira, há trinta anos (Abril de 1982), em que actuou mano-a-mano com o célebre Paco Camino; e com esta foto ao lado, de João Carlos Alvarenga, que retrata o matador nos anos 70 na antiga praça de toiros de Espinho.
Fernando dos Santos recebeu a alternativa a 9 de Outubro de 1966 na praça espanhola de Mérida, das mãos de Vicente Punzón, com o testemunho de Luis Alviz. Não foi feliz no toiro do doutoramento, da ganadaria de Solis de Casablanca, mas "retratou-se" no segundo, cortando duas orelhas e saindo triunfalmente em ombros.
Confirmou a alternativa a 12 de Outubro de 1968 na Monumental de Madrid, ao lado de Santiago Castro "Luguillano" e Adolfo Ávila "Paquiro" com toiros de Molero Hermanos. No final dos anos 70 rumou ao México, onde permaneceu alguns anos, triunfando e fazendo história.

Fotos Henrique de Carvalho Dias e João Carlos Alvarenga