segunda-feira, 2 de junho de 2014

João Maria Branco empolgou aficion na Chamusca

Momento da dramática colhida do cabo "Pipas" Coelho dos Reis no sábado na
Chamusca, na corrida em que o seu grupo (Aposento da Chamusca) festejava
os 30 anos da fundação. O forcado ficou inconsciente na arena e só recuperou
os sentidos na ambulância quanto era transportado ao Hospital de Santarém,
de onde teve ontem alta, depois de estar 24 horas em observação, sem lhe ter
sido detectada nenhuma lesão grave. Reaparece quinta-feira no Campo Pequeno


Triunfo notável do cavaleiro João Maria Branco (foto ao lado) na segunda corrida da Feira de Ascensão na Chamusca, sábado à noite. O toureiro de Estremoz voltou a destacar-se e a mostrar que "está na guerra para vencer", sobretudo na lide do segundo toiro do seu lote, um magnífico exemplar da ganadaria Coimbra, que venceu o prémio "bravura" neste Concurso de Ganadarias promovido pelo empresário Pessoa de Carvalho. O prémio "apresentação" coube ao toiro dos Irmãos Dias, que na quinta-feira ali obtiveram um grande triunfo.
Rui Salvador teve também duas boas actuações, não conseguindo alcançar o triunfo pleno por ter enfrentado dois toiros que o não permitiam; e o jovem praticante local Tiago Lucas agradou pela positiva.
Actuou em solitário o grupo de forcados do Aposento da Chamusca, que comemorava o seu 30º aniversário. Uma actuação triunfal, apenas marcada negativamente pela impressionante colhida do cabo Pedro Coelho dos Reis, que já se encontra em casa a recuperar e que não sofreu, felizmente, nenhuma lesão grave.
Pegaram Francisco Montoya (à terceira), João Rui Salgueiro e Francisco Souto Barreiros (ambos à primeira), José Maria Moreira (à segunda), João Vinagre (à primeira) e Ricardo Cartaxo ao segundo intento, depois de duas tentativas anteriormente falhadas pelo cabo.
A praça registou uma entrada de cerca de meia casa.

Fotos Henrique de Carvalho Dias/revistaostoiros.blogspot.com e M. Alvarenga/Arquivo