Miguel Alvarenga, Mestre Batista, Rogério Amaro e "Nené" em 9 de Agosto de 1984 no Hotel Altis, na ceia de comemoração da alternativa de Rui Salvador, fotografados pelo repórter francês Patrício Estay |
Rogério Amaro (à direita, na foto), numa festa nos anos 90 com Joaquim Bastinhas e o saudoso presidente do Benfica, Fernando Martins |
Rogério Amaro, que foi o último apoderado do saudoso cavaleiro José Mestre Batista, também participará no próximo dia 23 (sexta-feira) no colóquio que vai ter lugar no Clube Taurino Vilafranquense e onde se recordará a figura do toureiro de S. Marcos do Campo, no ano em que se assinala o 30º aniversário da sua morte.
Antigo forcado e ex-cabo dos Amadores do Montijo (que chefiou entre 1976 e 1981), Rogério Amaro foi durante duas décadas e em sociedade com António M. Cardoso "Nené", um dos mais prestigiados e mais empreendedores empresários taurinos nacionais. Natural do Montijo e filho do antigo bandarilheiro e saudoso director de corridas do mesmo nome, Amaro apoderou também vários toureiros, entre os quais Mestre Batista, Vitor Mendes e João Salgueiro e afastou-se do meio tauromáquico em 2009, quando terminou a relação de apoderamento que o unia a Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Tenório Bastinhas.
Em Junho do ano passado, reapareceu em púbico na Monumental do Montijo, de novo fardado de forcado (foto ao lado), emprestando com a sua honrosa presença solenidade e prestígio à comemoração do aniversário dos Forcados Amadores do Montijo.
Fica assim completo e rematado o painel de participantes no colóquio do próximo dia 23 em Vila Franca e que, como ontem anunciámos, era já composto pelos cavaleiros Mestre Luis Miguel da Veiga, Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, pela viúva de José Mestre Batista, Dª Emeletina Batista e pelo antigo peão de brega de confiança do saudoso cavaleiro, António Garçoa. O moderador será o jornalista Miguel Alvarenga, director do "Farpas".
Fotos Patrício Estay, Emílio de Jesus e M. Alvarenga